CamilaOliveira17
1,714 views
19 slides
Jun 06, 2022
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Relatório A3
Size: 14.82 MB
Language: pt
Added: Jun 06, 2022
Slides: 19 pages
Slide Content
RELATÓRIO A3
O que é Relatório A3? Ele leva esse nome pois é geralmente feito em uma folha de tamanho A3; O relatório A3 é uma ferramenta que busca unificar todas as informações relevantes de um projeto de melhoria em um único lugar; Através dele possível identificar os problemas e suas causas raízes e também propor as medidas de melhorias que serão aplicadas.
Relatório A3
Para que ele é usado? O Relatório A3 é uma ferramenta Lean que ajuda a estruturar um plano de melhoria e criar uma visão geral desde o inicio do problema até o controle da solução. O Relatório A3 é um meio de, encontrar a solução de defeitos e problemas da causa raiz , de sua natureza e da gama de contramedidas possíveis.
Quais os benefícios Ajuda a reunir informações sobre os problemas Melhora a eficiência do processo; Cria uma base histórica para acompanhamento do problema; Faz com que o problema seja corrigido com prioridade; Cria engajamento para melhoria de processos;
Como montar? O relatório A3 tem sua estrutura baseada no Ciclo PDCA e também une a Gestão Visual como auxílio, e sua forma tem em geral essas estrutura abaixo; Tema do relatório; Objetivo do relatório; Histórico ou Descrição do estado atual; Análise da causa Raiz; Proposta de melhoria; Plano de ação; Acompanhamento e manutenção;
Tema do relatório: O tema do Relatório A3 é definido geralmente pelo problema que que está sendo tratado. Deve-se concentrar no problema e não defender uma solução : Exemplos certos: - Aumentar a Qualidade do item XYZ; - Reduzir índices de refugos na embalagem; Exemplo errado: - Implantar um sistema poka yoke na linha de montagem.
Descrever o que está acontecendo com o problema, desde quando está acontecendo, ou seja, o motivo que levou a execução do relatório. Exemplo: 2. Histórico ou Descrição do estado atual:
a) Esteja consciente do seu público: que tipo de informação que ele precisa e qual o histórico? b) Estabeleça uma relação entre o histórico e os objetivos da empresa. Se o A3 não estiver relacionado a esses objetivos. -Perda de tempo; -Mostre o verdadeiro desempenho atual com alguns detalhes de tendência história; -O desempenho desejado (padrão ou meta) -A lacuna -Algumas características do problema. 2. Histórico ou Descrição do estado atual:
Pontos importantes da Condição Atual - Apresente visualmente um resumo da condição atual do processo ou problema; - Destaque os fatores atuais do problema levantado - Identifique o problema real na condição atual - Use medidas quantitativas (não dê opiniões) - Resuma as informações mais relevantes para a condição atual. 2. Histórico ou Descrição do estado atual:
É definido pelo resultado final que se espera chegar com a resolução do problema Exemplo: Reduzir o percentual de peças XYZ não conformes de 7% para menos de 7% nos próximos 4 meses. 3 . Objetivo do relatório:
3 . Objetivo do relatório: Objetivo + Valor + Prazo -Há uma meta clara (Qualidade? Prazo? Custos?) -Se for apenas objetivo, como será mensurado/avaliado? - O que vai melhorar? Até que nível? - Não confundir com as PROPOSTAS. Exemplo: implantar, criar, .... etc. não são metas em si, mas contramedidas. - Qual a diferença entre “O que podemos melhorar?” e “O que nós precisamos para melhorar?” -O grupo se perguntou: “o que nós podemos melhorar por aqui?” - Está sem alvo definido.
Nessa etapa é feita a análise dos problemas encontrados para se achar qual é a causa raiz . Nessa fase podem ser usadas algumas ferramentas como : Ex: 5 porquês Diagrama de Ishikawa Brainstorming Diagrama de causa e efeito Matriz Esforço x Impacto Tabela GUT 4. Análise da causa Raiz :
Com base no que foi analisado na ultima etapa, é feita uma lista com as possíveis melhorias que podem ser implementadas. Para facilitar essa etapa estão listadas abaixo algumas ferramentas que podem auxiliar. Liste todas as contramedidas Defina o modo de ação delas Especifique um responsável Ex : Mudança de Layout, comprar máquinas novas para o setor, fazer 5S, implementar um POP... 5. Proposta de melhoria – Plano de Ação
5. Proposta de melhoria – Plano de Ação : Qual é o padrão pretendido? (jeito que o processo deve funcionar para atingir a meta) - Pensamos em contramedidas sem seguir o pensamento estabelecido no lado esquerdo do A3 (blocos mencionados até aqui). -Um dos elementos mais importantes no processo A3 é conquistar o apoio e a cooperação de todos os envolvidos. -Um A3 solitário e sem alinhar com outros torna-se um conjunto de ideias colocadas no papel e que, por mais brilhantes e relevantes que possam ser, têm baixa probabilidade de sair dele. - Você gerou alternativas viáveis de implantação? -Você pode mostrar como sua proposta ataca as causas raiz dos problemas de desempenho?
6. Verificação e confirmação: Como seu Plano será verificado? -Planos detalhados e cronogramas extensos podem dar uma aparência de solidez ao A3, mas, na prática, não significam nada. Pelo contrário, podem indicar falta de precisão e foco. - Se as contramedidas foram bem pensadas e avaliadas, o cronograma é apenas um complemento, não um fardo. -Seu plano de ação pode não valer de nada se ele não sair do papel. -Um gráfico mil palavras. Uma ação realizada, um milhão de gráfico. -Você está utilizando o PDCA para implementar o Plano? 3. Metas/Objetivos 2. Condições Atuais 4. Análise 5. Propostas 1. Contexto 6. Plano 7. Acompanhamentos
Nesta etapa final, é feito o controle de todas as ações para que elas sejam padronizadas e não se “percam” com o tempo. Fazendo assim com que as melhorias sejam mantidas a longo prazo e também sempre acompanhando o seu processo. Esse acompanhamento pode durar até 3 meses. Para fazer esse acompanhamento podemos fazer o uso de indicadores de produtividade ou KPI’s , gráficos, quadros de produção, ou gestão a vista. Exemplo: 7. Acompanhamento e manutenção :