Relatório A3

CamilaOliveira17 1,714 views 19 slides Jun 06, 2022
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Relatório A3


Slide Content

RELATÓRIO A3

O que é Relatório A3? Ele leva esse nome pois é geralmente feito em uma folha de tamanho A3; O relatório A3 é uma ferramenta que busca unificar todas as informações relevantes de um projeto de melhoria em um único lugar; Através dele possível identificar os problemas e suas causas raízes e também propor as medidas de melhorias que serão aplicadas.

Relatório A3

Para que ele é usado? O Relatório A3 é uma ferramenta Lean que ajuda a estruturar um plano de melhoria e criar uma visão geral desde o inicio do problema até o controle da solução. O  Relatório A3  é um meio de,   encontrar a solução de defeitos e problemas da causa raiz , de sua natureza e da gama de contramedidas possíveis.

Quais os benefícios Ajuda a reunir informações sobre os problemas Melhora a eficiência do processo; Cria uma base histórica para acompanhamento do problema; Faz com que o problema seja corrigido com prioridade; Cria engajamento para melhoria de processos;

Como montar? O relatório A3 tem sua estrutura baseada no Ciclo PDCA e também une a Gestão Visual como auxílio, e sua forma tem em geral essas estrutura abaixo; Tema do relatório; Objetivo do relatório; Histórico ou Descrição do estado atual; Análise da causa Raiz; Proposta de melhoria; Plano de ação; Acompanhamento e manutenção;

Tema do relatório: O tema do Relatório A3 é definido geralmente pelo problema que que está sendo tratado. Deve-se concentrar no problema e não defender uma solução : Exemplos certos: - Aumentar a Qualidade do item XYZ; - Reduzir índices de refugos na embalagem; Exemplo errado: - Implantar um sistema poka yoke na linha de montagem.

Descrever o que está acontecendo com o problema, desde quando está acontecendo, ou seja, o motivo que levou a execução do relatório. Exemplo: 2. Histórico ou Descrição do estado atual:

a) Esteja consciente do seu público: que tipo de informação que ele precisa e qual o histórico? b) Estabeleça uma relação entre o histórico e os objetivos da empresa. Se o A3 não estiver relacionado a esses objetivos. -Perda de tempo; -Mostre o verdadeiro desempenho atual com alguns detalhes de tendência história; -O desempenho desejado (padrão ou meta) -A lacuna -Algumas características do problema. 2. Histórico ou Descrição do estado atual:

Pontos importantes da Condição Atual - Apresente visualmente um resumo da condição atual do processo ou problema; - Destaque os fatores atuais do problema levantado - Identifique o problema real na condição atual - Use medidas quantitativas (não dê opiniões) - Resuma as informações mais relevantes para a condição atual. 2. Histórico ou Descrição do estado atual:

É definido pelo resultado final que se espera chegar com a resolução do problema Exemplo: Reduzir o percentual de peças XYZ não conformes de 7% para menos de 7% nos próximos 4 meses. 3 . Objetivo do relatório:

3 . Objetivo do relatório: Objetivo + Valor + Prazo -Há uma meta clara (Qualidade? Prazo? Custos?) -Se for apenas objetivo, como será mensurado/avaliado? - O que vai melhorar? Até que nível? - Não confundir com as PROPOSTAS. Exemplo: implantar, criar, .... etc. não são metas em si, mas contramedidas. - Qual a diferença entre “O que podemos melhorar?” e “O que nós precisamos para melhorar?” -O grupo se perguntou: “o que nós podemos melhorar por aqui?” - Está sem alvo definido.

Nessa etapa é feita a análise dos problemas encontrados para se achar qual é a causa raiz . Nessa fase podem ser usadas algumas ferramentas como : Ex: 5 porquês Diagrama de Ishikawa Brainstorming Diagrama de causa e efeito Matriz Esforço x Impacto Tabela GUT 4. Análise da causa Raiz :

Com base no que foi analisado na ultima etapa, é feita uma lista com as possíveis melhorias que podem ser implementadas. Para facilitar essa etapa estão listadas abaixo algumas ferramentas que podem auxiliar. Liste todas as contramedidas Defina o modo de ação delas Especifique um responsável Ex : Mudança de Layout, comprar máquinas novas para o setor, fazer 5S, implementar um POP... 5. Proposta de melhoria – Plano de Ação

5. Proposta de melhoria – Plano de Ação : Qual é o padrão pretendido? (jeito que o processo deve funcionar para atingir a meta) - Pensamos em contramedidas sem seguir o pensamento estabelecido no lado esquerdo do A3 (blocos mencionados até aqui). -Um dos elementos mais importantes no processo A3 é conquistar o apoio e a cooperação de todos os envolvidos. -Um A3 solitário e sem alinhar com outros torna-se um conjunto de ideias colocadas no papel e que, por mais brilhantes e relevantes que possam ser, têm baixa probabilidade de sair dele. - Você gerou alternativas viáveis de implantação? -Você pode mostrar como sua proposta ataca as causas raiz dos problemas de desempenho?

6. Verificação e confirmação: Como seu Plano será verificado? -Planos detalhados e cronogramas extensos podem dar uma aparência de solidez ao A3, mas, na prática, não significam nada. Pelo contrário, podem indicar falta de precisão e foco. - Se as contramedidas foram bem pensadas e avaliadas, o cronograma é apenas um complemento, não um fardo. -Seu plano de ação pode não valer de nada se ele não sair do papel. -Um gráfico mil palavras. Uma ação realizada, um milhão de gráfico. -Você está utilizando o PDCA para implementar o Plano? 3. Metas/Objetivos 2. Condições Atuais 4. Análise 5. Propostas 1. Contexto 6. Plano 7. Acompanhamentos

Nesta etapa final, é feito o controle de todas as ações para que elas sejam padronizadas e não se “percam” com o tempo. Fazendo assim com que as melhorias sejam mantidas a longo prazo e também sempre acompanhando o seu processo. Esse acompanhamento pode durar até 3 meses. Para fazer esse acompanhamento podemos fazer o uso de indicadores de produtividade ou KPI’s , gráficos, quadros de produção, ou gestão a vista. Exemplo: 7. Acompanhamento e manutenção :

Obrigad @
Tags