RELEVO BRASILEIRO - Explicação termos do relevo

FabricioSalvadori 10 views 19 slides Sep 05, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Relevo. Descrição de algumas formas de relevo.


Slide Content

# Reconhecer as formas de relevo . # Avaliar as transformações no relevo 1

2 Planaltos Superfície mais ou menos planas Predominam processos de erosão. Como o próprio nome indica, os planaltos são superfícies de relevo plano e mais alto que as planícies, com altitude, em média, superior a 300 metros em relação às áreas ao seu redor. Os limites dos planaltos são marcados por escarpas íngremes.

Planaltos 3

Depressões 4 São superfícies rebaixadas em relação à áreas vizinhas;

De p r es s õ es 5 → Relativas: as depressões são classificadas como relativas quando sua altitude é superior ao nível do mar, mas inferior à altitude das áreas que estão ao seu redor. → Absolutas: as depressões são classificadas como absolutas quando estão abaixo do nível do mar.

Planícies 6 Superfícies mais ou menos planas; 0m a 200m de altitude; Predominam processo de sedimentação. As planícies, são formas de relevo relativamente planas ou suavemente onduladas e que se localizam em baixas altitudes, ou seja, pouca acima do nível do mar. Têm em geral, origem sedimentar, recebem ou receberam grande quantidade de material erodido das áreas próximas, com altitude mais elevadas. São essencialmente áreas de deposição, onde os processos de erosão são menos significativos que os de sedimentação.

Planícies do pantanal brasileiro 7

Chapadas 8 Terrenos elevados em relação à área vizinha; Superfície tabular; Acumulação sedimentar. Relevo tabular que se caracteriza por grandes superfícies planas e elevadas, em geral com altitude superior a 500m.

Chapadas 9

C U E S T A 10 Forma de relevo com declividade suave de um lado e declividade abrupta em outro, originada pela ação dos agentes externos sobre rochas que apresentam diferentes resistências.

C U E S T A 11

C o x ilhas 12 Superfícies de planura levemente ondulada; Presentes em planícies e planaltos.

C o xil h as 13

Mares de Morros O nome está associado a um grande conjunto de morros arredondados formados pelo intenso processo de erosão. De tal maneira, o termo “mar” está relacionado com a semelhança dos morros e das ondas do mar.

MO R R O S 15

Serras 16 Montanhas antigas com grande erosão; Topos acentuados; Vertentes íngremes, escarpas e cuestas.

Serras 17 As serras se estabelecem sem relevos acidentados e em forma de cristas e topos pontiagudos ou em margens elevadas por planaltos.

Escarpa 18 Forma de relevo localizada nas bordas dos planaltos que apresenta declive acentuado. Existem dois tipos, a escarpa de falha, originada a partir de movimento tectônico, e a escarpa de erosão, originada pela ação dos agentes

19
Tags