Renascimento cultural e suas principais contribuições para a sociedade
LucasPublius
8 views
28 slides
Sep 20, 2025
Slide 1 of 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
About This Presentation
Renacimento cultural.
Size: 2.39 MB
Language: pt
Added: Sep 20, 2025
Slides: 28 pages
Slide Content
As transformações políticas, econômicas e culturais na Europa ns séculos XIV, XV e XVI CAPÍTULO 10 O Renascimento científico e cultural
CONTEXTO Decadência do sistema feudal Renascimento comercial / cultural. Surgimento de novas classes sociais Desenvolvimento de novos conhecimentos ao longo dos anos (ciência) Questionamento da igreja Liberdade, conhecimento, ciência Iluminismo
Oposição a idade média (período com pouco desenvolvimento de culturas artísticas) Retorno a cultura clássica (Renascer)
Características Europa ocidental. Séc. XIV á XVI - 1.300 á 1.600 Teve como consequência os acontecimentos da baixa idade média. Mudanças estimuladas pelo crescimento do comércio e o contato cultural com outros povos . M ecenatos Renascer da cultura clássica Greco-Romana
Elementos definidores do Renascimento Classicismo: Essa concepção materializava-se na ideia de reinterpretar a cultura greco-romana (vista como berço do pensamento cultural) Hedonismo : Concepção de valorização da essência humana por completo Emoções, virtudes e defeitos. (Shakespeare)
Vênus e adônis (1642)
Naturalismo: Buscava a integração do ser humano ao meio natural. Busca da ligação com o cosmos. Racionalismo: Corrente filosófica que usa o raciocínio discursivo e lógico para analisar o cotidiano social. Galileu Galilei. Giordano Bruno
Vitrúvio : O conceito baseia-se nas ideias do arquiteto romano Vitrúvio , que via o corpo humano como um modelo de proporções perfeitas, a serem encaixadas nas formas geométricas de um quadrado e um círculo. Leonardo da Vinci: O desenho de Leonardo da Vinci é a representação mais conhecida desse conceito, unindo arte, ciência e matemática para ilustrar essas proporções ideais.
Humanismo: Ser humano como base das concepções da existência. Buscou-se se desvincular do teocentrismo Usando o racionalismo como base, o individuo ocupa a centralidade da vida e do universo.
TRECENTO Este período é o início do movimento renascentista, ainda muito ligado à cultura medieval, mas já apresentando as primeiras manifestações de um novo olhar sobre o homem e o mundo. Foi um período de transição, com um foco crescente no humanismo e na valorização da antiguidade clássica.
Entre 1304 e 1321 - narra a jornada do próprio Dante através do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, representando uma alegoria da jornada humana em busca da salvação e da perfeição moral e espiritual.
QUATTROCENTO Conhecido como o período do pleno desenvolvimento do Renascimento, especialmente em Florença. As artes, a arquitetura e as ciências floresceram com um maior realismo, perfeição técnica e o uso da perspectiva.
O nascimento de vênus – Sandro Botticelli – 1.484 á 1486 retrata o momento em que a deusa romana do amor, Vênus, emerge das águas do mar numa concha de vieira, sendo levada para terra pelos ventos
CINQUENCENTO Considerado o apogeu do Renascimento, este foi o período mais criativo e de grande produção artística. O movimento se espalhou por outras cidades italianas e da Europa, com o surgimento de mestres como Leonardo da Vinci e Michelangelo.
1503 á 1506 – Leonardo da Vinci Museu do Louvre – Paris Técnica: Uso do sfumato , uma técnica que cria transições suaves entre cores e tons, fundindo as linhas para dar um aspeto nebuloso.
A última Ceia – Drama humano
1495 á 1497. R etratando o momento bíblico da última refeição de Jesus com os seus apóstolos onde é declarado que um irá traí-lo. É conhecida pela sua composição e realismo. Composição: Os apóstolos são retratados em grupos de três, reagindo à notícia com diferentes expressões de choque, raiva e surpresa, criando um intenso drama humano
1511 - Michelangelo
O toque divino: A imagem central é o quase toque dos dedos de Deus e Adão. A forma do cérebro: O manto vermelho em que Deus está envolto tem a forma de um cérebro humano, uma interpretação que sugere a conexão entre a inteligência divina e a capacidade de pensar . Anatomia e humanismo: A figura de Adão é anatomicamente bem representada, num estado de quase despertar.
LITERATURA RENASCENTISTA Dante Alighieri (Itália ): A divina comédia. William Shakespeare (Inglaterra ): Romeu e julieta e Hamlet Miguel de Cervantes (Espanha ): Dom quixote de La Mancha Luís de Camões (Portugal ): Poeta épico, autor de Os Lusíadas , que celebra as navegações portuguesas.
Ciência no Renascimento Heliocentrismo – geocentrismo ( nicolau copérnico ) (Galileu Galilei) 1473 e 1543. Galileu afirmou que a observação e a experimentação são fundamentais para a pratica cientifica. Levado a julgamento pela inquisição – Mentiu para sobreviver.
Arquitetura Renascentista inspirado na simetria, harmonia e racionalidade da arquitetura clássica greco-romana uso de colunas clássicas arcos arredondados fachadas simétricas
Atividades Classe: páginas 109 e 11 Casa : páginas: 112 á 115