Renascimento cultural e suas principais contribuições para a sociedade

LucasPublius 8 views 28 slides Sep 20, 2025
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

Renacimento cultural.


Slide Content

As transformações políticas, econômicas e culturais na Europa ns séculos XIV, XV e XVI CAPÍTULO 10 O Renascimento científico e cultural

CONTEXTO Decadência do sistema feudal Renascimento comercial / cultural. Surgimento de novas classes sociais Desenvolvimento de novos conhecimentos ao longo dos anos (ciência) Questionamento da igreja Liberdade, conhecimento, ciência Iluminismo

Oposição a idade média (período com pouco desenvolvimento de culturas artísticas) Retorno a cultura clássica (Renascer)

Características Europa ocidental. Séc. XIV á XVI - 1.300 á 1.600 Teve como consequência os acontecimentos da baixa idade média. Mudanças estimuladas pelo crescimento do comércio e o contato cultural com outros povos . M ecenatos Renascer da cultura clássica Greco-Romana

Elementos definidores do Renascimento Classicismo: Essa concepção materializava-se na ideia de reinterpretar a cultura greco-romana (vista como berço do pensamento cultural) Hedonismo : Concepção de valorização da essência humana por completo Emoções, virtudes e defeitos. (Shakespeare)

Vênus e adônis (1642)

Naturalismo: Buscava a integração do ser humano ao meio natural. Busca da ligação com o cosmos. Racionalismo: Corrente filosófica que usa o raciocínio discursivo e lógico para analisar o cotidiano social. Galileu Galilei. Giordano Bruno

Vitrúvio : O conceito baseia-se nas ideias do arquiteto romano Vitrúvio , que via o corpo humano como um modelo de proporções perfeitas, a serem encaixadas nas formas geométricas de um quadrado e um círculo.  Leonardo da Vinci: O desenho de Leonardo da Vinci é a representação mais conhecida desse conceito, unindo arte, ciência e matemática para ilustrar essas proporções ideais. 

Humanismo: Ser humano como base das concepções da existência. Buscou-se se desvincular do teocentrismo Usando o racionalismo como base, o individuo ocupa a centralidade da vida e do universo.

Trecento ( séc XIV) Quattrocento ( séc XV) Cinquecento ( sec XVI)

TRECENTO Este período é o início do movimento renascentista, ainda muito ligado à cultura medieval, mas já apresentando as primeiras manifestações de um novo olhar sobre o homem e o mundo.  Foi um período de transição, com um foco crescente no humanismo e na valorização da antiguidade clássica. 

Entre 1304 e 1321 - narra a jornada do próprio Dante através do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, representando uma alegoria da jornada humana em busca da salvação e da perfeição moral e espiritual. 

QUATTROCENTO Conhecido como o período do pleno desenvolvimento do Renascimento, especialmente em Florença.  As artes, a arquitetura e as ciências floresceram com um maior realismo, perfeição técnica e o uso da perspectiva. 

O nascimento de vênus – Sandro Botticelli – 1.484 á 1486 retrata o momento em que a deusa romana do amor, Vênus, emerge das águas do mar numa concha de vieira, sendo levada para terra pelos ventos

CINQUENCENTO Considerado o apogeu do Renascimento, este foi o período mais criativo e de grande produção artística.  O movimento se espalhou por outras cidades italianas e da Europa, com o surgimento de mestres como Leonardo da Vinci e Michelangelo. 

1503 á 1506 – Leonardo da Vinci Museu do Louvre – Paris Técnica:  Uso do sfumato , uma técnica que cria transições suaves entre cores e tons, fundindo as linhas para dar um aspeto nebuloso. 

A última Ceia – Drama humano

1495 á 1497. R etratando o momento bíblico da última refeição de Jesus com os seus apóstolos onde é declarado que um irá traí-lo. É conhecida pela sua composição e realismo. Composição: Os apóstolos são retratados em grupos de três, reagindo à notícia com diferentes expressões de choque, raiva e surpresa, criando um intenso drama humano

1511 - Michelangelo

O toque divino: A imagem central é o quase toque dos dedos de Deus e Adão. A forma do cérebro: O manto vermelho em que Deus está envolto tem a forma de um cérebro humano, uma interpretação que sugere a conexão entre a inteligência divina e a capacidade de pensar . Anatomia e humanismo:  A figura de Adão é anatomicamente bem representada, num estado de quase despertar.

LITERATURA RENASCENTISTA Dante Alighieri (Itália ): A divina comédia. William Shakespeare (Inglaterra ): Romeu e julieta e Hamlet Miguel de Cervantes (Espanha ): Dom quixote de La Mancha Luís de Camões (Portugal ): Poeta épico, autor de  Os Lusíadas , que celebra as navegações portuguesas. 

Ciência no Renascimento Heliocentrismo – geocentrismo ( nicolau copérnico ) (Galileu Galilei) 1473 e 1543. Galileu afirmou que a observação e a experimentação são fundamentais para a pratica cientifica. Levado a julgamento pela inquisição – Mentiu para sobreviver.

Arquitetura Renascentista inspirado na simetria, harmonia e racionalidade da arquitetura clássica greco-romana uso de colunas clássicas arcos arredondados fachadas simétricas

Atividades Classe: páginas 109 e 11 Casa : páginas: 112 á 115
Tags