Resistência Muscular Localizada Dentro de um processo de treinamento, o individuo deve passar por vários tipos de treino que possuem funções diferentes para o corpo, muitas vezes imperceptível na sua rotina de treino , mas essencial para seu desenvolvimento .
RML é tempo máximo que seu músculo é capaz de fazer força. Essa resistência muscular pode variar entre: Aeróbica Anaeróbica Estes se dividem em: D inâmico Estático .
O treino de resistência muscular localizada consiste em simplesmente trabalhar a resistência do músculo, o mesmo tem que ser capaz de aguentar tal carga por mais tempo .
Alongamento x Aquecimento Muito se fala em alongamento e aquecimento quando o assunto é qualquer tipo de atividade física. Porém, muitas pessoas confundem e entendem as duas práticas como sinônimos, como se tratassem da mesma coisa, mas não são.
O alongamento deve preceder qualquer exercício de musculação, pois dá maior flexibilidade e amplitude aos movimentos com menor risco de lesões e distensões nos tendões e músculos, proporcionando ganho de força, agilidade e de velocidade na prática dos exercícios. Mas o principal objetivo do alongamento é realmente de evitar lesões e por isso deve ser realizado antes e depois de qualquer pratica física.
Já o aquecimento, deve ser realizado antes da pratica de musculação e depois do alongamento. O principal objetivo do aquecimento é otimizar o treino, preparando o indivíduo tanto fisiologicamente quanto psicologicamente, fazendo com que aumente a temperatura , a taxa metabólica, a coordenação e a capacidade das articulações suportarem a carga, além da velocidade e força na contração muscular.
Assim, o aquecimento prepara o corpo para o exercício e também previne acidentes musculares e lesões como cãibras e distensões e também distúrbios respiratórios como pontadas do lado. O aquecimento pode ser feito com uma pequena corrida e movimentos amplos de braços e pernas ou outra forma que ative progressivamente o sistema cardiovascular.
O que é Hipertrofia Muscular ? Hipertrofia muscular é o aumento do diâmetro do músculo, esse aumento pode ser metabólico (sarcoplasmática) ou tensional ( miofibrilar ). Isso ocorre devido a estímulos, gerando mais força para suportar cargas maiores. Fica óbvio que a hipertrofia muscular ajuda no ganho de força, sem falar da tão sonhada estética.
Hipertrofia Metabólica, mais volume menos carga Esse tipo de hipertrofia provoca um estresse bioquímico nas células musculares, nesse caso o crescimento do músculo ocorre dentro das células musculares ( sarcolemas ) que aumentará seu citoplasma ( sarcoplasma ). As células musculares aumentarão suas reservas de substratos energético provocando assim um aumento muscular.
Dicas para ter esse tipo de ganho: Repetições maiores (8 a 12) cargas altas (proporcional as repetições); Intervalos entre séries menores ( 45 segundos a 1 minuto); Existe vários métodos de treino com esse objetivo (bi-set, drop set, pirâmides), o professor deverá montar o treino mais apropriado.
Hipertrofia Tensional, muita carga menos volume Nesse estimulo se provoca um estresse muito forte no músculos, ocasionando uma alta degradação protéica (quebra de proteínas musculares ), durante seu descanso o músculo se recuperará (chamado de anabolismo, o músculo faz a síntese de proteínas contráteis), nessa adaptação o músculo aumenta o tamanho e número de miofibrilas que formam as fibras musculares, provocando um aumento de força e no diâmetro do músculo.
Dicas para ter esse tipo de ganho: Repetições baixas (4 a 6) cargas altíssimas; Intervalos entre as séries maiores ( 90 segundos a 2 minutos); Devido a carga elevada tenha cuidado com o exercício, peça ajuda sempre que possível ou necessário.
Como montar um cardápio para alimentação para hipertrofia? Para quem faz academia, é super importante criar uma dieta especial. Isso é essencial para se conseguir bons resultados. O grande problema é que várias pessoas acabam desistindo sem nem começar, por achar que isso é difícil e complicado demais, já que os resultados da hipertrofia podem demorar um pouco a aparecer.
Alunos Joici Daniel Divina Andréia Douglas Wender Nadeson