Revisão para prova.pptx//////////////////

mouranovoa 17 views 24 slides Sep 04, 2025
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

/////////////////////////////////////////


Slide Content

Revisão para prova

Tecido epitelial CARACTERISTICAS O tecido epitelial destaca-se por apresentar células justapostas, com pouca substância extracelular entre elas.  FUNÇÃO revestimento de superfícies externas e internas e secreção de substâncias. NUMERO Simples e estratificada FORMA PAVIMENTOSA CÚBICA COLUNAR (Prismática ou  Cilíndrica) tipo de tecido quanto ao número de camadas:       Epitélio pseudoestratificado Constituído por uma camada de células com núcleos em diferentes alturas, aparentando formar várias camadas. Epitélio estratificado Constituído por várias camadas de células. Epitélio simples Constituído por uma camada de células.                

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido epitelial Glândulas Exócrinas As   glândulas   exócrinas secretam sua secreção por meio de ductos em cavidades ou na superfície do corpo. Glândulas salivares e glândulas sudoríparas são exemplos delas. Glândulas endócrinas: secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as  funções  metabólicas.                        

Tecido epitelial

Tecido epitelial

Tecido Conjuntivo CARACTERISTICAS O tecido conjuntivo é constituído por  células de diferentes origens e funções , além de uma matriz extracelular abundante. FUNÇÃO Preenchimento; Elasticidade; Proteção contra impactos; Armazenamento (gordura e íons);. TIPOS  tecido conjuntivo propriamente dito e tecido conjuntivo especial. tecido conjuntivo propriamente dito Tecido conjuntivo frouxo, Tecido conjuntivo denso tipos de tecidos conjuntivos especiais: Tecido adiposo , Tecido cartilaginoso , Tecido ósseo, Tecido sanguíneo tecido conjuntivo propriamente dito Tecido conjuntivo frouxo as fibras de sua matriz extracelular estão dispostas frouxamente, o que confere a esse tecido uma maior flexibilidade. Dentre suas funções, podemos destacar a ligação do epitélio aos tecidos adjacentes e o preenchimento dos espaços entre órgãos e tecidos. Tecido conjuntivo denso sua constituição é semelhante ao conjuntivo frouxo, no entanto, apresenta uma maior concentração de fibras colágenas, o que o torna menos flexível. Esse tecido pode ainda ser dividido em modelado, no qual as fibras colágenas estão dispostas paralelamente aos fibroblastos, e não modelado, no qual as fibras não apresentam uma distribuição ordenada. São funções desse tecido a sustentação e a resistência à tração.

Tecido Conjuntivo Tecido conjuntivo frouxo

Tecido Conjuntivo Tecido conjuntivo denso não modelado Núcleo de fibroblastos Fibras colágenas

Tecido Conjuntivo Tecido conjuntivo denso modelado

Tecido Cartilaginoso CARACTERISTICAS O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo e possui uma consistência rígida. Não possui vasos sanguíneos, sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente (pericôndrio) ou através do líquido sinovial das cavidades articulares. O tecido cartilaginoso é também desprovido de vasos lifáticos e nervos. FUNÇÃO de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita deslizamentos e é essencial para a formação e o crescimento dos ossos. As funções do tecido cartilaginoso dependem principalmente da estrutura da matriz, que é constituída por colágeno ou colágeno mais elastina, associados a macromoléculas de proteoglicanas e glicoproteínas adesivas. TIPOS  hialina, elástica e fibrosa Cartilagem hialina é uma forma avascular de tecido conjuntivo, composta de células denominadas condrócitos e de matriz extracelular de aparência homogênea e altamente especializada. Cartilagem elástica possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote. Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem, é uma combinação de tecido conjuntivo denso e de cartilagem hialina. A matriz extracelular da fibrocartilagem contém quantidades significativas de colágeno do tipo I (característico da matriz do tecido conjuntivo) e de colágeno do tipo II (característico da cartilagem hialina).

Tecido Cartilaginoso

Tecido Cartilaginoso

Tecido Cartilaginoso

Tecido Cartilaginoso

Tecido Ósseo Característica Descrição Definição Tecido conjuntivo especializado, rígido e altamente vascularizado. Funções Principais - Suporte estrutural - Proteção de órgãos - Armazenamento de cálcio e fósforo - Produção de células sanguíneas (medula óssea) Células Principais -  Osteócitos  (mantêm a matriz óssea) -  Osteoblastos  (formam osso) -  Osteoclastos  (reabsorvem osso) Matriz Óssea -  Orgânica  (colágeno e proteínas) -  Inorgânica  (sais de cálcio, como hidroxiapatita) Tipos de Osso -  Compacto  (denso, camada externa) -  Esponjoso  (trabéculas, interior do osso) Localização -  Osso compacto : Diáfises de ossos longos -  Osso esponjoso : Epífises e vértebras Remodelação Óssea Processo contínuo de formação (osteoblastos) e reabsorção (osteoclastos). Vascularização Altamente vascularizado (artérias nutrícias e canais de Volkmann).

Tecido Ósseo
Tags