JulioCesarYusufCaval
177 views
28 slides
Oct 27, 2017
Slide 1 of 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
About This Presentation
Tirou alguns slides da seção "aulas de história", presentes no slideshare, com algumas modificações feitas por mim. Trata-se da Revolução ocorrida em Cuba mais simplificado, com mais fotos e exercícios.
Size: 3.71 MB
Language: pt
Added: Oct 27, 2017
Slides: 28 pages
Slide Content
REVOLUÇÃO CUBANA Tirado de slide do site slideshare “Aulas de História”. Modificado pelo prof. Júlio César.
Curiosidade: “Che” vem de “Tete” , apelido carinhosamente dado a uma babá galega que teve quando ainda era criança. Provavelmente vem de Ernesto ou pela paixão que sempre demonstrou pelo mate ... “Che” em selo comemorativo da Federação Russa de 2009 pelos 50 anos da Revolução Cubana.
QUESTÕES – introdução à Revolução Cubana 1. Quais são os personagens principais na trama que levou à Revolução Cubana? 2. Cuba, antes da Revolução, era um país: Próspero, desenvolvido, vivendo predominantemente do turismo de suas praias além da produção de cana de açúcar e fumo. Autônomo, em desenvolvimento, com conflitos internos de arruaceiros auxiliados positivamente pelos Estados Unidos. Subdesenvolvido, vivendo de turismo com cassinos e narcotráfico, além de cana e fumo, sofrendo intervenções americanas pontuais. X Fulgêncio Batista, Fidel Castro, Ernesto “Che” Guevara.
AOS POUCOS, CUBA IA TOMANDO UMA POLÍTICA DE AUTONOMIA CONTRÁRIA AOS INTERESSES NORTE-AMERICANOS. FIDEL INCLUSIVE DECLARA-SE SIMPATIZANTE DO SOCIALISMO.
QUESTÕES: 1. De acordo com o que foi falado em sala de aula, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara: Se conheceram dentro de um contexto de Guerra Fria, com Che sendo agente soviético na América Latina. Se conheceram no México, com Che ainda médico mas se solidarizando com o socialismo e com o M 26 (Movimento 26 de Julho) cubano. Eram cubanos, sendo colegas desde a infância, sendo que desde cedo já se solidarizavam com o socialismo soviético de 1922. Aliaram-se após o sucesso da Revolução Cubana, com Che oportunamente se convidando para assumir o posto de 1º ministro do país. X O Movimento 26 de Julho foi movimento nacionalista cubana tendo esse nome devido data do assalto ao Quartel de La Moncada, em 1953, sem sucesso.
2. A Revolução Cubana ocorrida em 1959: De início era nacionalista, contando com apoio da União Soviética após a invasão a Baía dos Porcos financiada pelos Estados Unidos. Desde o início era socialista, já contando com o apoio do governo da União Soviética por ser ponto militar estratégico. Foi um movimento militar oportunista, mudando um ditador, Fulgência Batista, por outro, Fidel Castro. Foi movimento ocorrido com apoio norte-americano que, contudo, depois sofreu traição do líder cubano que passou para o lado soviético. X
Ele parte primeiramente para o Congo com um grupo de 100 cubanos "internacionalistas", tendo chegado em 1965. Atuou com o codinome Tatu (do Suahile ), e encontrou-se com Kabila. Seu total desconhecimento da região, dos costumes, crenças e relações intertribais resultou numa total decepção (delírio africano). Em seguida parte para a Bolívia. Tenta fazer uma base guerrilheira para lutar pela unificação da América Latina e de onde pretendia invadir a Argentina. Enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido, não recebe o apoio do partido comunista boliviano e não consegue conquistar a confiança dos camponeses. Também não falavam a língua indígena local. É cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e morto no dia seguinte.
QUESTÕES: 1. Podemos definir como “crise dos mísseis” em Cuba: Projeto norte-americano de instalação de mísseis em Cuba, questionado pelo governo da União Soviética. Plano soviético de instalação de mísseis em Cuba, como retaliação à instalação de mísseis americanos na Turquia. Projeto nacionalista de Fidel Castro que, assim, pretendia ameaçar o governo norte-americano em nome da América Latina. Guerra civil com participação de soldados soviéticos e americanos, o que gerou uma “nova Vietnã” na América. X
2. Dentro do contexto da Guerra Fria, Cuba em relação ao mundo: Era país estratégico por estar localizado próximo aos Estados Unidos. Era país problemático por ter tecnologia para desenvolver mísseis atômicos. Era país estável pois contou com apoio de tolerância norte-americano que a manteve na OEA. Era país dependente de exportações de cana de açúcar e fumo para Estados Unidos e demais países americanos. 3. Como se desenvolveu a economia cubana através da ajuda soviética: Autônoma, produtora de bens agrários e bens industriais. Desenvolvido, produzindo material bélico, bens agrários de industriais. Dependente, exportando bens agrários e recebendo ajuda econômica. Subdesenvolvida, exportando matérias primas baratas sem ajuda significativa. X X