RESUMO O Rococó surgiu em Paris, no século XVIII. Ao contrário de alguns aspectos mais característicos do Barroco, como o uso do claro e o escuro e o apelo para a dramaticidade, o Rococó buscava expressar sentimentos agradáveis que evidenciavam a leveza a delicadeza . Além disso, arte rococó é voltada para ambientes internos, com decorações exaltando a riqueza e o luxo. Em suma, o Rococó é o reflexo dos gostos da alta sociedade francesa, que buscava na obra de arte o seu prazer e as alegrias da vida.
CARACTERÍSTICAS GERAIS Linhas curvas, delicadas, sutis e fluidas; Cores e texturas suaves; Temas associadas à vida profana da aristocracia, ao hedonismo, à vida cotidiana e à sexualidade; Construções mais abertas e leves; Cenas ambientadas em parques, jardins e interiores luxuosos;
ARQUITETURA Menores proporções e normalmente edifícios com apenas dois andares baixos; Fachadas mais alinhadas e alisadas, pois são abolidos os elementos clássicos decorativos (colunas, frontões e esculturas ); Telhados de duas abas; Portas e janelas maiores e com arcos de volta-perfeita; Decoração exterior concentra-se nas portas e janelas; Decoração carrega, com figuras angelicais, guarnições douradas e com ramos de flores; Pinturas imitando os céus nos tetos e mármores nas paredes; Utilização de ferro forjado, em grades para jardins, lagos, portas e varandas.
Detalhe da fachada da Falcon House , antigo palácio de estilo rococó localizado na Alemanha.
Fachada do Palácio Nacional de Queluz , Portugal
Interior do Palácio Nacional de Queluz , século XVIII, Portugal.
Salão do Hôtel de Soubise em Paris (1735-1740) por Germain Boffrand
Residência Würzburg, Kaisersaal , Alemanha.
Amalienburg , pavilhão de caça rococó, François de Cuvilliés ,.
Charles Cressent , Cômoda, c. 1730 na Mansão Waddesdon
Candlelabra de Juste-Aurèle Meissonnier (1735–1740)
Mesa de console, Roma, Itália (por volta de 1710)
Cômoda lacada em estilo Chinoiserie , de Bernard II van Risamburgh , Victoria and Albert Museum (1750–1760)
Mesa para a Münchner Residenz de Bernard II van Risamburgh (1737)
ATIVIDADE Responder as questões das páginas 14 e 15.
ESCULTURA Na arquitetura , não é possível traçar uma clara linha divisória entre o barroco e o rococó, quer cronológica, quer estilisticamente . Os escultores têm preferência pelas esculturas decorativas e ornamentais que complementam a arquitetura, de forma a cobrir todas as estruturas e superfícies. Abandonam-se os temas sérios e nobres e dá-se preferência aos temas menores, irônicos, alegres, jocosos, sensuais e galantes, na estuaria de pequenas dimensões, já na estatuária monumental, os temas são comemorativos.
Sátiro com Bacantes (1798), de Claude Michel
Poesia e Música (1774-1778), de Claude Michel
A Lição de Música, François Boucher , porcelana.
PINTURA A pintura do Rococó divide-se em dois campos nitidamente diferenciados. Um deles forma um documento visual intimista e despreocupado do modo de vida e da concepção de mundo das elites europeias do século XVIII, e o outro, adaptando elementos constituintes do estilo à decoração monumental de igrejas e palácios, serviu como meio de glorificação da fé e do poder civil.
CARACTERÍSTICAS C oncebida muitas vezes como parte integrante de uma concepção global de decoração de interiores; Pautada na simplicidade e no prazer; Cores suaves e temas bucólicos; Utilização de elementos marinhos, como conchas e ondas, as cores são baseadas nos brancos, azuis, rosas, nacarados do mar e das conchas. Trazem leveza e graciosidade dos gestos, movimento, ritmo e sentido cênico . Os temas trazem cenas pastoris, festas galantes, traduzindo amor, sedução, erotismo e hedonismo (doutrina filosófica que faz do prazer o objeto da vida)
Jean- Antonie Watteau (1684-1721) Jean- Antonie Watteau (1684-1721 ) nasceu em Valenciennes , na França. Sua arte se destaca pela habilidade e elegância, com o toque melancólico. Os principais temas abordados em seus quadros foram as “festas galantes” e cenas de trupes teatrais francesas ou oriundas da Itália, contratadas para entreter a corte.
O embarque para Cythera (1717)
A escala do amor (1917)
Pierrot (1719)
The Italian Comedians (1720)
Mezzetino (1720)
François Boucher (1703-1770) François Boucher (1703-1770 ) é considerado um pintor mais vivaz e sólido, e menos solene, do que Watteau . Sua arte revela, assim, o espírito decorativo verdadeiramente Rococó. Apesar da ornamentação, suas pinturas não se resumem à frivolidade, há uma celebração da beleza ideal em todas as suas formas, além de um espírito de reverência.
Retrato da Madame de Pompadour (1756)
O Banheiro de Vênus (1749)
Madame Bergeret (1766)
Os caçadores de pássaros (1748)
O asseio de Vênus (1751)
Jean-Honoré Frangonard (1732-1806) Jean-Honoré Fragonard (1732-1806), francês, desenhista e retratista de talento, destacou-se principalmente como pintor do amor e da natureza, de cenas galantes em paisagens idílicas. Foi um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo.