Lição 11 da Classe da Escola Bíblica Dominical da Primeira Igreja Batista em Barra de São João, baseada na Revista Palavra e Vida - 1º Trimestre de 2016 da Convenção Batista Fluminense. Autor: Pr. Jonas Vieira Lima.
Size: 11.3 MB
Language: pt
Added: Oct 22, 2016
Slides: 10 pages
Slide Content
Cuidado com os fracos na fé Lição 11
Os fracos na fé estão presentes em todas as igrejas. Eles precisam de cuidados especiais e nunca devem ser marginalizados. Pág.53. Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Romanos 14:1
Fraco na fé = Enfermo na fé ...fraco na fé e enfermo na fé são expressões absolutamente sinônimas. Ninguém se torna instantaneamente fraco na fé. É uma doença progressiva, que talvez os primeiros sinais não sejam percebidos. Pág. 53. Falta de comunhão com Deus; Falta de comunhão com os irmãos.
Alguns fracos na fé são mais difíceis de identificar e, por consequência, demoram a receber a ajuda necessária. Religiosos A preocupação desse grupo é dizer ou demonstrar que possuem uma religião e, para isso, vale também dizer que é de uma determinada Igreja evangélica. Muitas pessoas gostam da vida dos crentes e até de suas reuniões. Podem até fazer parte de uma comunidade religiosa, mas nunca experimentam uma sólida experiência com o Senhor. Começam fracos e permanecem fracos. Pág.53. Ativistas ...estes estão presentes em várias atividades da Igreja, que necessariamente não cooperam para o crescimento espiritual. Pág. 53.
Respeitar os fracos na fé! Muitos são frequentes na igreja; Não concordar com suas atitudes de fraqueza, mas respeitar e ajudar o fraco a superá-las; Ninguém é superior a ninguém; Os que estão fortalecidos precisam ajudar os mais fracos. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:8
Como posso cuidar do outro? O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos. 12.9 a 15 / 20 e 21.
https://www.youtube.com/watch?v=V4MIwD_qi4E
Não somos juízes dos nossos irmãos. Não existe nenhum momento em que nos seja concedido o poder de sermos juízes dos nossos irmãos. No Tribunal de Cristo, onde todos compareceremos, nenhum de nós vai assentar na cadeira de juiz. Mesmo aqui na terra não temos a autoridade de juízes dos nossos irmãos. A fraqueza do nosso irmão não nos habilita para a posição de juiz. A enfermidade espiritual de um irmão não justifica desprezá-lo, como também não existe nenhuma razão aceitável para nos distanciarmos dele. Pág. 55.
Como podemos resgatar a ovelha perdida? Orando por ela; Procurando por ela: Telefonando; Visitando; Enviando um recado; Aconselhando; Convidando para um café ou almoço ou uma praia; Integrando-a novamente ao grupo. Não desista de seu irmão! Deus conta com você!
Romanos 14:13 Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado. NTLH. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. RC. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. NVI.