Romantismo no brasil-prosa 3 geração –condoreiro ou.pptx
emanuelly30
46 views
4 slides
May 12, 2023
Slide 1 of 4
1
2
3
4
About This Presentation
Oi
Size: 617.62 KB
Language: pt
Added: May 12, 2023
Slides: 4 pages
Slide Content
Romantismo no brasil-prosa 3 geração –condoreiro ou poesia social Participantes Jamile lorena , Livia manueli , Emanuelli , Maria vitória, blenda.
ROMANTISMO NO BRASIL O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que reuniu uma produção muito rica de textos poéticos, teatrais e romances. Teve como marco inicial a publicação do livro de poemas " Suspiros poéticos e saudades ", de Gonçalves de Magalhães (1811-1882), em 1836. Além dessa obra, a Revista Niterói , publicada nesse mesmo ano em Paris, também foi precursora do movimento. O romantismo no Brasil se caracterizou, num primeiro momento, pela busca da identidade nacional e resgate das tradições e valores da cultura popular e do folclore. Temas como o índio, a exaltação da natureza, os regionalismos e a realidade social do país são muito explorados pelos autores românticos.
Condoreiro "O Condoreirismo é o nome atribuído à vertente social e abolicionista da poesia romântica. É conhecido também como a terceira e última geração da poesia romântica. Os poetas condoreiros foram inspirados pelos ideais libertários defendidos por Victor Hugo. Segundo o mestre francês, “a arte não deve buscar apenas o belo, mas sobretudo o bem ”. Como um dos pilares do bem é a liberdade, os poetas condoreiros criticaram e refletiram sobre as condições sociais dos escravos negros. A origem do nome Condoreirismo deve-se ao símbolo de liberdade escolhido por Victor Hugo, o Condor, um pássaro típico da Cordilheira dos Andes capaz de sobrevoar grandes altitudes.
Poesia A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas . Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).