Roteiro de laboratório slides

itamarjulliana 2,696 views 13 slides Dec 04, 2012
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

ROTEIRO DE LABORATÓRIO QUIMICA

Experiência 1: Separação de Misturas 1) Introdução :   A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza .   Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.

Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.   Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.   Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.

• Separação de misturas heterogêneas: Misturas formadas por sólidos: • Peneiração: baseado na diferença de tamanho dos sólidos. Usa-se peneiras com malhas diferentes. • Ventilação: baseado em densidades diferentes, onde o sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. • Levigação : mesmo princípio da ventilação, mas utiliza uma corrente de água. • Flotação: baseia-se na diferença de densidade. A mistura é banhada em óleo e lançada na água, após agitação das partículas que absorvem o óleo flutuam na água.

• Dissolução fracionada: baseia-se na solubilidade. É utilizada em misturas com um componente solúvel em água e os demais insolúveis. O componente insolúvel é separado por filtração e o solúvel é obtido por evaporação ou destilação do solvente . • Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã. • Cristalização fracionada: todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido que, em seguida, sofre evaporação provocando a cristalização do componente sólido. Misturas formadas por sólidos e líquidos. • Filtração simples: A fase sólida é insolúvel no líquido, é separada com o auxílio de papel de filtro e funil. • Filtração a vácuo: acelera a filtração, usa funil de buchner , kitassato e bomba d’água.

• Decantação: baseia-se na diferença de solubilidade e de densidade. • Centrifugação: acelera a sedimentação pelo uso da centrifuga, devido ao sólido permanece em suspensão mesmo após a ação da gravidade. Mistura formada por líquidos . • Decantação: baseia-se na diferença de densidade. Usada para separar líquidos diferentes e imiscíveis. Usa-se o funil de separação, onde o mais denso fica no fundo. Mistura formada por sólidos e gases. • Filtração e decantação • Separação de Misturas Homogêneas Misturas formadas por sólidos e líquidos

• Evaporação: baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre os componentes da mistura, em repouso ou em aquecimento o liquido se volatiliza. • Destilação: os componentes da mistura devem apresentar temperatura de ebulição bem diferente para que apenas uma possa evaporar-se e depois condensar e ser recolhido em outro frasco através de aparelhagem específica (condensador). Mistura formada por líquidos miscíveis. • Destilação fracionada: mesmo processo da destilação simples. Pode ser repetida várias vezes para obter diferentes substâncias, que serão separadas em bandejas ou colunas de fracionamento. Mistura formada por gases

• Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação, e depois pela destilação fracionada. Objetivou-se , durante os experimentos realizados no laboratório, observarmos as diferenças entre as misturas homogêneas de misturas heterogêneas; verificar o número de fases das diversas misturas; separar os constituintes das misturas utilizando os diversos métodos de separação utilizados em laboratório.  

2) Material Utilizado : Bequer , Bico de Bunsen, Reagentes : Água destilada, Sal de Cozinha (Cloreto de Sódio ) Areia Limalha de Ferro   Imã, Filtro, Pinceta , Papel Funil, Tela de Amianto, Tripé, Estufa

3) Procedimento Experimental: Identificação de misturas homogêneas e heterogêneas separando uma mistura contendo areia lavada, limalha de ferro, cloreto de sódio ( NACl ), Dicromato de potássio. Etapa 1: Colocou-se a mistura contendo os 4 componentes (5g de NACl , 15g de Dicromato de Potássio, 10g de areia lavada, 10g de limalha de ferro adicionando 20mL de agua destilada em um bequer de 100mL.   Etapa 2: Colocou-se para aquecemento do itens acima conforme ilustração citada no livro, aproveitando também para aquecer mais 10mL de água destilada em um bequer de 50mL.

Etapa 3: Enquanto ocorre a dissolução da mistura dobrou-sem o papel de filtro conforme ilistração abaixoe colocou-se no funil borrifando um pouco de agua para assentamento do papel no local   Etapa 4: Colocou-se o bequer contendo a mistura com o auxilio de “pegador”, e em seguida colocou-se os 10ml de águaquente sobre o residuo que ficou no papel do filtro.   Etapa 5: Pegou-se o bequer filtrado e voltou para o bico de Bunsen para aquecer a solução que foi filtrada na etapa anterior   Etapa 6: Pegou-se a mistura que ficou retida no filtro de papel e levou-se a estufa.   Etapa 7: Após a agua ter evaporado da solução colhida da filtração das mistura desligou-se o bico de Bunsen e retirou o bequer do local observando-se que só restou o NACl (sal de cozinha).   Etapa 8: Após o tempo de 20min. retirou a mistura contida no papel filtrado (seca) e utilizou o Imã para separação da limalha de ferro.

4) Conclusão: As misturas podem ser separadas por diferentes métodos de separação de misturas. Ao se escolher o método de separação, deve-se considerar o estado físico dos constituintes da mistura o numero de fase da mistura e as propriedades das substancias que compõem a mistura. O ser humano separa em seus constituintes as misturas existentes na natureza e prepara outras com as características necessárias para seus produtos, por meio de transformações. Para separar misturas homogêneas podemos usar os métodos da Destilação simples (sólido-líquido), Destilação fracionada (líquido-líquido), Liquefação fracionada (gás-gás), Aquecimento simples (gás-líquido) e Evaporação (sólido-líquido). Para separação de misturas heterogêneas quando todas as fases são sólidas podemos usar catação, ventilação, levigação , flotação, dissolução fracionada, separação magnética, fusão fracionada, cristalização fracionada, peneiração ou tamização . Quando pelo menos uma das fases não é sólida podemos utilizar a Sedimentação, Decantação, Funil de decantação (líquido-líquido), Sifonação , Filtração, Centrifugação, Câmara de poeira, Sublimação. Na mistura não há reação química, por isso, podemos separar o sistema utilizando um processo físico.       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS   FELTRE, R. Química: Química Geral. Vol 1. 5 ed. São Paulo: Moderna, 2000. Site : www.ebah.com.br ( google )

ITAMAJARAY ANGELICO SABBATINI ALEXANDRE J.S.SOUZA
Tags