ElisaMityeAkiyama
1,678 views
14 slides
Nov 18, 2016
Slide 1 of 14
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
About This Presentation
Formas de obtenção
Aplicação
Curiosidades
Size: 1.54 MB
Language: pt
Added: Nov 18, 2016
Slides: 14 pages
Slide Content
QUÍMICA SAIS (CLORETO DE SÓDIO)
O QUE É CLORETO DE SÓDIO? É uma substância inorgânica pertencente à função química dos sais. Suas principais características são a dissociação e o sabor salgado . Fórmula química: NaCl (Na= SÓDIO) (Cl=CLORO)
O MAR MORTO
VALE LEMBRAR: Localização: Israel, Oriente Médio Seres flutuam pelo excesso de:cloreto de magnésio, cloreto de cálcio e grande concentração de cloreto de sódio . Sal marinho contém benefícios para a pele, como anti inflamatório e esfoliante . O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água Consequencias : Não há nenhuma espécie de vida: “águas estéreis” Água é quente e grossa.
APLICAÇÕES: Presente no soro fisiológico. Há também algumas aplicações que são menos difundidas, como por exemplo sua utilização para a remoção de neve em rodovias nos períodos de frio intenso, o cloreto de sódio age provocando a redução no ponto de fusão da água, acarretando o derretimento da neve. Industrialmente é utilizado como matéria prima para a produção de cloro gasoso, hidróxido de sódio e hipoclorito de sódio. Além disso, é utilizado na produção do papel e de sabões em geral. O cloreto de sódio ( NaCl ) é usado no processo de salga da comida e na conservação de alimentos.
O EXCESSO DE SAL NO DIA A DIA : Quase todas as coisas que consumimos contém sal. Consumi-lo não é o problema e sim a falta de controle, por isso, devemos ter em mente a dose certa para, num futuro distante (ou não), não termos essas complicações: OBS.: Troque sal por temperos naturais. Sede excessiva Inchaço Aumento da pressão arterial Pedra nos rins Osteoporose Obesidade (63% dos brasileiros estão obesos)
PREJUÍZOS PROVOCADOS PELO EXESSO DE CÁTIONS SÓDIO NO ORGANISMO : Aumento do tempo da cicatrização de feridas Aumento da incidência de cãibras Aumento da retenção de líquidos no organismo PREJUÍZOS PELO EXCESSO DE ÂNIONS CLORETO NO ORGANISMO: Destruição da vitamina E Diminuição da produção de iodo no organismo
CURIOSIDADES: O sal comum, chamado também de sal de cozinha ou sal de mesa, é quimicamente conhecido como cloreto de sódio (formado da reação do ácido clorídrico com a soda cáustica – propriamente um ácido e uma base). A função do sal no organismo humano é controlar as substâncias que entram e saem das células. Graças a ele, a quantidade de nutrientes e água das células estão sempre regulados. Os romanos costumavam pagar suas legiões com sal. Foi daí que nasceram as palavras soldo, salário e soldado. Soldado era o legionário que recebia o salário em sal. Os egípcios costumavam usar sachês de sal grosso para retirar a umidade do corpos dos mortos durante o processo de mumificação. O iodo (ou iodato de potássio) é acrescentado ao sal a fim evitar uma doença da tireoide chamada bócio . O sal grosso contém todos os elementos da água do mar
SUA TOXIDADE : Cloreto de Sódio – NaCl Sal de cozinha Toxicidade crônica em humanos, decorrente de uso abusivo contínuo. Irritações: Em contato com os olhos causa ardência. Em contato prolongado com a pele é passível de causar coceiras ou irritações leves e temporárias. Olhos: A exposição ao produto não causa nenhum dano aos olhos, ao menos que haja contato direto do produto com os mesmos. Nesse caso ocorrerá ardência que, ao serem lavados, cessará. Pele: Não se descarta a possibilidade de irritações leves ou coceiras, passageiras após a lavagem. Ingestão: Em grandes concentrações poderá ocorrer náuseas e cólicas e aumento da pressão arterial. Efeitos de exposição contínua (crônica):Nenhum efeito crônico é conhecido.
Formas de Obtenção: Sal-gema Evaporação da água marinha Desertos
SAL-GEMA A extração consiste na abertura de um poço subterrâneo que permitirá o acesso à camadas de interesse. Podendo assim fazer a retirada do sal com suporte de equipamento mecânico.