Sais Minerais e Vitaminas

KellyGonzatto 9,931 views 20 slides May 31, 2017
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Trabalho sobre Sais minerais e vitaminas, apresentados por alunos do 1º ano E.M, na disciplina de Biologia,


Slide Content

Sais Minerais e Vitaminas

Onde encontramos sais minerais e vitaminas? Encontramos sais minerais e vitaminas em todos os alimentos que comemos, em alguns em maiores quantidades e em outros em menores quantidades.

Características dos Sais Minerais Os sais minerais são substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais .

Características das Vitaminas As vitaminas são nutrientes orgânicos essenciais nas várias reações do metabolismo, regulando-as. A falta de vitaminas pode ocasionar várias doenças e até a morte.

Hábitos Modernos Alguns motivos explicam essa carência de vitaminas, como os hábitos culturais do mundo moderno, por exemplo. O fato de não sairmos de casa para fazer exercício também é um dos principais motivos junto com os maus hábitos de comer porcarias .

Classificação das Vitaminas As vitaminas são divididas em dois grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.  

Vitaminas Hidrossolúveis As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. As vitaminas hidrossolúveis mais importantes são: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP . Vitaminas Lipossolúveis Este tipo de vitaminas necessita do auxílio de gorduras para serem absorvidas. As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K. Ingeridas em excesso, algumas vitaminas lipossolúveis podem alcançar níveis tóxicos no interior do organismo.

Vitaminas Principais fontes Funções Carência A Fígado de aves, animais, cenouras Ajuda na formação dos ossos, pele e função de retina Problemas de visão, secura da pele, diminuição dos glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais B1 Cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja Atua no metabolismo energético dos açúcares Beribéri (doença que se caracteriza por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas e fraquezas musculares) B2 Leites, carnes, verduras Atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso Inflamações na língua, anemias, problemas capilares B5 Fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais Metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares Fadigas, cãibras musculares, insônia B6 Carnes, frutas, verduras e cereais Crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios Problemas capilares, anemia, distúrbios de crescimento B12 Fígado e carnes Formação de hemácias e multiplicação de células Anemia perniciosa (grave)

C Laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga Atua no desenvolvimento do sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção de ferro pelo intestino Escorbuto (doença caracterizada por hemorragias, queda de dentes e fraqueza) D Óleo de peixe, fígado, gemas de ovos Regula o cálcio do sangue e dos ossos Problemas no crescimento e na estrutura óssea E Verduras, azeite e vegetais Fortalece a visão Dificuldades visuais e alterações no sistema nervoso H Noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral Metabolismo de gorduras Eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite K Fígado e verduras Atua na coagulação do sangue e previne a osteoporose Desnutrição, má função do fígado, problemas intestinais M ou B9 Cogumelos, hortaliças verdes Metabolismo dos aminoácidos, formação da hemácias e tecidos nervosos Anemia megaloblástica, doenças do tubo neural PP ou B3 Ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado Manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol do sangue Insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão

Riscos do consumo excessivo Quando o indivíduo ingere altos níveis de vitaminas, ocorre a hipervitaminose, ou envenenamento por vitaminas, que pode levar à intoxicação.  

Hipervitaminose A hipervitaminose dificilmente se dá pelo consumo excessivo de alimentos ricos em vitaminas, mas sim por sua ingestão inadequada, que é pior até que a falta total de vitaminas. É importante ressaltar, entretanto, que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose.  A vitamina K, por exemplo, quando em altas doses, não apresenta toxicidade, assim como o excesso de vitamina C.

Micronutrientes Alguns Micronutrientes Vitamina A Vitamina B1 Vitamina B6 Vitamina B12 Vitamina C Vitamina D Folato Zinco Selênio Cobre Ferro Micronutrientes são os nutrientes necessários para a manutenção do organismo, ao contrário dos macronutrientes eles não precisam ser ingeridos em grandes quantidades. Existem dois tipos de micronutrientes: as vitaminas e os minerais .

Como preparar os alimentos sem perder micronutrientes? Para não perder os micronutrientes de um alimento é bom comê-lo cru, pois a exposição à altas temperaturas pode eliminar até 60% dos nutrientes do alimento.

Frutas Brasileiras

O Brasil é muito rico em frutas com diversas vitaminas, como por exemplo o açaí, que é rico em vitaminas C, B1 e B2, o caju, que é rico em vitamina C, o abacate, que é rico em vitaminas do complexo B e o pequi.

O PEQUI   Fruta comum na região Centro-Oeste, é a campeã em vitamina A entre todas as frutas do mundo, o pequi também é rico em vitaminas C e E, em Sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e em carotenoides – que evitam a formação de radicais livres no corpo e previnem tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares – s ua polpa contém uma boa quantidade de óleo comestível, 1 unidade possui 40 calorias, a fruta ameniza o tratamento de câncer.

Quantidade 100 gramas Água (%) 65,9 Calorias (Kcal) 205 Proteína (g) 2,3 Carboidratos(g) 13 Fibra Alimentar (g) 19 Colesterol (mg) n/a Lipídios (g) 18 Ácido Graxo Saturado (g) n/a Ácido Graxo Mono insaturado (g) n/a Ácido Graxo Poli insaturado (g) n/a Cálcio (mg) 32 Fósforo (mg) 34 Ferro (mg) 0,3 Potássio (mg) 298 Sódio (mg) Traços Vitamina B1 (mg) 0,17 Vitamina b2 (mg) 0,48 Vitamina B6 (mg) 0,06 Vitamina B3 (mg) 2,57 Vitamina C (mg) 8,3

1º ano “C” Amanda Zeni Andriel Lange Kelly Samara Gonzatto Laís Fernanda Lucatelli Rubens Vinicius Mota Conte