Trindade P alavra que usamos para descrever Deus que, sendo um só, tem três “pessoas”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A palavra Trindade, que significa mais ou menos “três em um” ou “um que é três”, não aparece na Bíblia mas é usado para explicar o conceito bíblico que Deus é um mas é três. Essa ideia é difícil de entender mas está bem presente na Bíblia (Mateus 28,19 ).
Deus é um Deus é um só ? Ou há vários deuses? Bíblia deixa claro: S ó há um Deus. Não existem vários deuses, apenas um, o Deus da Bíblia, que é supremo (Isaías 44,6 ; Romanos 3,30 ).
Deus é um A Bíblia não fala de três deuses, fala de só uma pessoa que é Deus. É por isso que chamamos o Cristianismo de uma religião monoteísta, porque acredita que só existe um Deus e não vários (panteísmo). A Trindade não é um conjunto de três deuses.
Deus é um O Pai é o Criador de tudo O Filho é Jesus Cristo, que nasceu da Mãe do Céu, morreu e ressuscitou por nós O Espírito Santo nos transforma e nos santifica
A Bíblia Ensina que Deus, sendo um só, é Pai, Filho e Espírito Santo. Não existem três deuses; somente existe um, com três manifestações, ou “pessoas”. A Bíblia ensina que o Pai é Deus, Jesus é Deus e o Espírito Santo é Deus . “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2Cor 13,13)
A Bíblia Fala sobre a Trindade? A palavra “Trindade” não aparece na Bíblia mas é usado para dar nome ao conceito bíblico que o Pai, e Filho e Espírito Santo são a mesma pessoa. A Bíblia ensina claramente que há só um Deus (Isaías 44,6 ). Não há outros deuses. Mas a Bíblia também ensina que Deus tem três “pessoas” distintas...
O Pai Deus Pai é a origem de todas as coisas. Toda a vontade e todos os planos de Deus estão expressos em Deus Pai (João 5,19 ). Ele é soberano sobre todas as coisas e é o Juiz de todo o mundo.
O Filho O Filho é a manifestação visível de Deus: Jesus. Jesus é Deus em forma humana, que conseguimos ver e compreender (João 1,14 ). Através de Jesus, Deus trouxe a salvação ao mundo. Jesus nos dá acesso ao Pai e cobre nossos pecados.
O Espírito Santo O Espírito Santo é Deus agindo em nós. Deus mora em nossos corações através do Espírito Santo (1 Coríntios 2,11-12 ). O Espírito Santo nos capacita a crer e a entender as coisas de Deus . Ele também nos ajuda a orar e a ter um relacionamento íntimo com Deus.
Então, Deus é um ou é três? Deus é três em um. Sendo um, Ele tem três “pessoas” ou “identidades ”. É um pouco como um ovo, que tem a clara, a gema e a casca. Juntos são o ovo mas são três partes diferentes do mesmo ovo. Como o ovo, as três “pessoas” de Deus juntas são um só Deus. Mas, diferente das partes do ovo, cada “pessoa” (Pai, Filho, Espírito Santo) é em si Deus, não apenas uma parte. Por isso é normal chamar de “pessoas”, porque cada um é distinto, com uma função diferente. É um pouco como uma mente coletiva, três indivíduos com a mesma mente. Mas as três “pessoas” de Deus estão muito mais interligadas.
OS ATRIBUTOS Pai = Todo poderoso Filho = Sabedoria eterna Espírito Santo => Bondade e amor Cada pessoa exista na outra ( Jo 14,10)
É o mistério central da fé e da vida cristã Foi Jesus Cristo quem revelou este mistério Não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus Não podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça
Jesus disse “Quem me vê, vê o Pai” ( João 14,9 ) Quando o Espírito Santo age na nossa vida, é a totalidade de Deus agindo em nós, através do Espírito Santo. A Bíblia constantemente mistura os três, já que quando falamos de um, falamos também de Deus no seu todo.
Sabemos... ... pela Bíblia que cada um dos elementos da Trindade tem algumas funções diferentes mas é difícil distinguir exatamente o Pai do Filho e do Espírito Santo, porque no final são todos a mesma pessoa (João 10:30); as suas ações nunca são completamente independentes. As três pessoas da Trindade são interdependentes . (Gênesis 18, 1-16)
Provavelmente não é possível compreender totalmente o conceito de Trindade, porque somos seres limitados e não há nada igual a Deus para comparar (Isaías 40,18 ). É importante lembrar que Deus não é limitado como nós. Tal como Ele não está preso às regras do tempo e do espaço, também não é limitado pelas regras da matemática, que diz que uma pessoa não pode ser um e três ao mesmo tempo. Deus é infinitamente mais complexo que nós.
A grande manifestação Trindade aconteceu no batismo de Jesus. O Filho, Jesus, estava lá em forma humana, o Espírito Santo desceu como uma pomba e o Pai falou dos céus (Lucas 3,21-22 ). Jesus também ordenou que os discípulos fossem batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28,19 ).