SEMANA DE ADAPTAÇÃO 2023 - MATEMÁTICA 2º ANO.pptx

CristyannoFreitas1 218 views 24 slides Mar 21, 2023
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Durante a educação infantil que a criança constrói a base dos seus conhecimentos matemáticos, apesar
da mesma ser importante para o desenvolvimento do raciocínio logico, da criatividade e habilidades
cognitivas que justamente são estimuladas na Educação Infantil, muitos professores ainda n�...


Slide Content

MATERIAL de Adaptação Matemática 2º ano do Ensino Fundamental SEMED – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS/2º ANO 2023

Para refletir! Objetivo: Dinamizar oficinas de trabalho junto aos educandos voltadas para despertar o prazer pela vinda à escola conduzindo-os nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de retorno às aulas e que estimule o seu interesse,  participação e sua socialização dentro dos conhecimentos Linguísticos e Matemáticos.

ACOLHIDA DA TURMA: Professor, nesse primeiro momento envolva as crianças em uma atividade lúdica (brincadeiras animadas e cantigas), como por exemplo: “Eu vou andar de trem”. Link: https :// www.youtube.com/watch?v=IJmuzxPnxOU ( sugestão ) Inicie a brincadeira montando um trem onde as crianças serão os vagões. Faça uma plaquinha com os nomes de cada criança e cole com fita nas suas camisetas. Em seguida peça que cada um diga o seu nome à medida que eles entrem na fila formando o trem. Professor, seja o primeiro a entrar na fila também com o seu nome fixado na camiseta.

BRINCANDO DE CONTAR! Professor, após a brincadeira, em que todos já se apresentaram faça uma brincadeira/atividade de contagem com as crianças. Conte juntamente com os alunos quantos vagões (crianças) formou o trem. Registre no quadro o número que vocês encontraram na contagem. Em seguida, faça a divisão do trem em duas partes: uma parte só com meninas e outra só com meninos e faça a pergunta: “Quantos são os vagões com meninas?” e “Quantos são os vagões com meninos?” Registre esses números no quadro também.

Sonhar é tão importante quanto viver! Sonhe!

Professor, dinamize a leitura da parlenda a seguir, estimulando os alunos à identificação dos números relacionando-os à sua escrita. Proponha a construção coletiva de um cartaz com o texto, onde as crianças escreverão os algarismos nos espaços e representarão os biscoitos com recortes ou papel enrolado. Produzindo!

Professor, dinamize com as crianças a leitura da história a seguir, explorando a sequência dos números, através da sua representação numérica e escrita. Após a leitura da história faça a apresentação da mesma promovendo a participação das crianças nesse momento. LENDO E PRATICANDO !

EU E A HISTÓRIA! Professor, promova alguns questionamentos às crianças sobre a história ouvida, como por exemplo: 1 – Que sugestão vocês dariam à professora Zero para que os números 5 e 6 olhassem para frente? 2 – Por que será que esses números só olham para trás? 3 – Com a confusão, outro número ficou olhando para o lado. Que número é esse? 4 – Como ficou o número 9? E por que ele ficou assim?

Professor, oriente as crianças a usarem o caderno para registrarem os números e seus respectivos nomes que fora apresentados na parlenda. Escreva esses números e nomes no quadro para que as crianças copiem. Oriente-os quanto ao uso correto do caderno. 1 – um 2 – dois 3 – três 4 – quatro 5 – cinco 6 – seis 7 – sete 8 – oito 9 – nove 10 – dez PRATICANDO 1 !

Professor, projete as imagens abaixo para fazer a análise com as crianças e relacionar as quantidades com os seus respectivos números. Em seguida, peça às crianças que façam a contagem de alguns objetos que estejam dispostos na sala de aula e nos estojos. 5 9 3 6 7 4 PRATICANDO 2 !

Professor, solicite previamente que os alunos levem tampinhas de garrafas para a sala de aula para a realização de atividades práticas referentes aos estudos feitos sobre as habilidades de números. OBS: As crianças também poderão levar outros materiais de contagem como: pedrinhas, grãos, palitos, etc. SUGESTÃO DE ATIVIDADE 1- Represente o número 8 . 2 – Agora, represente o número 12 . Muito bem!!! 3 – O próximo número é 3+6. Quantas tampinhas vocês colocaram? 4- Mais um número. 20-10. 5 – E para finalizar: representem a idade de vocês .

Professor, converse com as crianças sobre a importância dos elementos celestiais, como: Sol, lua, nuvens e estrelas. Produza um cantinho relacionado ao espaço celestial, onde as crianças poderão desenhar os elementos existentes nele. HORA DA PRODUÇÃO OBS: TRABALHAR INTERDISCIPLINARMENTE COM CIÊNCIA – OBA.

Professor, releia com as crianças um trecho da história PEQUENAS ALEGRIAS e observe alguns elementos celestiais que aparece nessa imagem. Professor, levante alguns questionamentos sobre o texto apresentado: 1 – Quais elementos aparecem na imagem? 2 – O que significa a palavra “CELESTIAIS”? 3 – Quantos são esses elementos celestiais?

Professor, reproduza a imagem abaixo para os alunos e levante alguns questionamentos de forma oral. Astronauta 1 Astronauta 2 Astronauta 1 Astronauta 2 1 – Qual o nome do objeto que está localizado atrás dos astronautas? 2 - Em qual planeta os astronautas chegaram? 3 – A quem o Astronauta 2 está se referindo na sua fala? 4 – A cachorrinha está localizada em qual lado do Astronauta 2? CHEGAMOS EM MARTE! NÃO VIBRE TANTO! ALGUÉM CHEGOU ANTES DE NÓS!

BATALHA DAS ADIÇÕES Recursos necessários: Um jogo contendo 20 cartas numeradas de 1 até 5 (4 cartas de cada número) para cada grupo de 4 crianças . (As cartas podem ser enumeradas manualmente). OBS: Professor, oriente as crianças a utilizarem materiais de contagem como: palitos, tampinhas, pedrinhas, etc. Seguir as orientações do jogo de acordo com o link : https:// novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/2ano/matematica/batalha-da-adicao/500 5

10 2+8 7+3 9+1 5+5

OBS: Professor, construa com as crianças todas as possibilidades de resposta para essa questão. DESAFIO:

Eu sou o quadrado Bonito demais Tenho quatro lados Que são todos iguais. Professor, realize a escrita da quadrinha abaixo no quadro e oriente as crianças a escrevê-la em seu caderno e proponha a leitura de cada verso, em grupo, por fila ou individual. Professor, realize uma oficina de reconhecimento e desenho de formas geométricas. Relacionando-as a objetos do nosso dia a dia, como no exemplo a seguir.

Muitos pintores e desenhistas fazem uso da geometria para mostrar o seu talento e a sua arte, é o caso de Ivete Raffa que representou uma floresta utilizando figuras planas e muitas cores. Observe: Você vai fazer a releitura da Obra de Arte, da artista Ivete Raffa . Para isso você vai precisar de : 1 revista de recorte . Tesoura sem ponta. Cola. Régua. Lápis grafite e lápis de cor. COMO FAZER: Recorte da revista pedaços com diferentes formato de figuras geométricas planas, como na imagem e procure cores diferentes . - Depois de recortadas, marque os espaços que você vai utilizar com cada tipo de figura, usando o lápis e a régua . - Depois de marcados os espaços, comece a colar as figuras, de acordo com a imagem da tela de Ivete Raffa . MÃO NA MASSA!

Professor, organize um tapete e um dado com figuras geométricas e desenvolva a seguinte atividade com as crianças. Siga as orientações descritas no link: https://educacrianca.com.br/jogo-das-formas-geometricas / BRINCADEIRA GEOMÉTRICA

Professor, apresente as seguintes imagens às crianças e provoque-as com alguns questionamentos, como por exemplo: AMPLIANDO! ESTRELA LUA PLANETA TERRA 1 – O que esses elementos têm em comum? 2 – Relacionando-os a figuras geométricas, com qual figura cada um se parece? 3 – Você conhece outro elemento do céu que lembra uma figura geométrica? Qual?

Professor , direcione uma atividade escrita sobre o tema “Geometria” e oriente os alunos a responderem em dupla. Essa atividade pode ser xerocada ou colada no caderno. Professor, você pode orientar o uso de revistas ou livros de recortes para a atividade, dinamizando assim o momento de produção. OBS: A atividade deve ser curta, porém com sentido e objetivo. HORA DA ATIVIDADE!