Seminario artigo 06-RAFAEL-B-MOLECULAR.pptx

fahelgomes0231 0 views 14 slides Oct 13, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

falar sobre as molecuas


Slide Content

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: Biologia Molecular DOCENTE: Dra. Kelly Polyana Pereira D os S antos O USO DA TERAPIA GÊNICA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS DÂNIA CAROLINE FÉCCHIO¹*, LUCIANA CONCI MACEDO², GLÉIA C. LAVERDE RICCI³ Discentes: Natana ; Maria Betânia ; Rafael Bom Jesus – PI 2024

Introdução Desde sua criação, por Johann Gregor Mendel, em meados do século XIX, até os dias atuais, a genética evoluiu extraordinariamente. A terapia gênica tem o potencial de curar doenças que atualmente são incuráveis, como a doença falciforme, a fibrose cística e o câncer. No entanto, ainda existem muitos desafios que precisam ser superados antes que a terapia gênica possa ser amplamente utilizada.

Introdução O que é a terapia gênica ? A terapia gênica é uma técnica que usa genes para tratar ou prevenir doenças. Os genes são as unidades básicas da hereditariedade e contêm as instruções para a produção de proteínas . Na terapia gênica, genes saudáveis ​​são introduzidos em células doentes para corrigir um defeito genético. Os genes também podem ser usados ​​para matar células cancerosas ou para aumentar o sistema imunológico.

Introdução D esafios da terapia gênica podemos incluir: Riscos: Reações alérgicas Câncer Infecção Danos aos órgãos Ética: Uso da terapia gênica para fins de aprimoramento humano Criação de uma classe de pessoas superiores. Acesso à terapia gênica.

Introdução Regulamentação: Necessidade de diretrizes claras para o desenvolvimento e uso da terapia gênica. Custo: A terapia gênica pode ser muito cara. Isso pode dificultar o acesso à terapia gênica para pessoas que precisam.

Objetivo Como a terapia gênica é a esperança de tratamento para um grande número de doenças até hoje consideradas incuráveis por métodos convencionais, das hereditárias e degenerativas às diversas formas de câncer e doenças infecciosas . Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a utilização da terapia gênica no tratamento de doenças .

Material e Métodos O presente trabalho descreve um estudo realizado com base em uma revisão de literatura; Em que foram consultados em artigos científicos disponíveis na internet sobre terapia gênica e tratamento de doenças .

Desenvolvimento Vetores Virais

Desenvolvimento Os vetores virais são vírus modificados que foram projetados para transportar material genético sem causar doença ; Eles podem ser integrados ao genoma da célula-alvo, o que significa que o material genético será transmitido às células filhas ; P odem causar efeitos colaterais, como resposta imune e mutagênese.

Desenvolvimento Vetores não virais S ão geralmente  moléculas circulares de DNA que não têm nenhum gene viral , que possuem uma existência independente nas células, ou seja, este DNA não se integra no genoma da célula hospedeira . Os sistemas de entrega de genes não virais, consoante o processo utilizado na sua preparação, podem ser classificados em físicos e em químicos. Os métodos físicos envolvem o uso de força física de forma a aumentar a permeabilidade da membrana celular e permitir a entrada do gene na célula, sendo a microinjeção, a eletroporação, os ultrassons e os sistemas hidrodinâmicos os mais usados.

Desenvolvimento Vetores não virais O s métodos químicos envolvem o uso de transportadores preparados a partir de compostos sintéticos ou naturais, para a entrega de genes para o interior das células, que incluem polímeros catiônicos naturais e sintéticos, lipossomas, dendrímeros, proteínas sintéticas e lipídeos catiônicos.

Discussão A terapia gênica consiste de várias abordagens para o tratamento de doenças humanas ou na correção de qualquer disfunção no organismo. Q ue dependem da transferência do material genético exógeno para as células de um indivíduo. Com o objetivo de corrigir ou eliminar as causas de patologia que envolva fatores genéticos como doenças neoplásicas, hereditárias, degenerativas e infecciosas.

Conclusões Através do estudo realizado podemos compreender que a terapia gênica tem como finalidade a correção de um defeito no gene que causa doenças. T em se mostrado eficaz no tratamento de alterações gênicas em modelos animais , mas muitas barreiras ainda necessitam ser transpostas para que sejam alcançados resultados satisfatórios .

Referências Bibliográficas Lander ES, Linton LM, Birren B, Nusbaum C, Zody MC, Baldwin J, et al. Initial sequencing and analysis of the human genome. Nature [Internet]. Macmillian Magazines Ltd .; 2001 Feb 15 [cited 2014 Jul 10];409(6822):860–921. Thompson. Genética Médica. Genética Médica. 2002. p. 237–8 . Zatz M. Projeto genoma humano e ética. São Paulo em Pespectiva . 2000;47–52 . Friedmann T. The road toward human gene therapy—a 25-year perspective. Ann Med [Internet]. 1997 Dec [ cited 2014 Oct 29];29(6):575–7. Available from: http :// www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9562527. Watson JD, Caudy AA, Myers RM, Witkowski JA, Freeman WH. Recombinant DNA: genes and genomics: a short course. 2007.
Tags