gustavosilvadesouza5
1,217 views
33 slides
Jun 20, 2015
Slide 1 of 33
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
About This Presentation
APRESENTAÇÃO SOBRE ÁSIA
Size: 9.4 MB
Language: pt
Added: Jun 20, 2015
Slides: 33 pages
Slide Content
ÁSIA O QUADRO HUMANO
██ Ásia Setentrional ██ Ásia Central ██ Ásia Ocidental ██ Ásia Meridional ██ Ásia Oriental ██ Sudeste da Ásia REGIÕES DA ÁSIA
População: Mais de 4 bilhões de habitantes Maior continente: 30% das terras emersas Área aproximada: 44 milhões Km²
Maior parte das terras no hemisfério norte; Hemisfério oriental; 11 fusos horários.
Intensa atividade tectônica Círculo de fogo: contorna oceano pacífico e apresenta intensa atividade vulcânica e terremotos ( Ilhas do Japão, Indonésia)
CONTINENTE ASIÁTICO É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas. O continente mais populoso do mundo com 4 bilhões de habitantes (+/- 60% do total da Terra). Dos dez países mais populosos do mundo, seis encontram-se no continente Asiático (China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão). Banhado por três oceanos, Índico (ao sul), Pacífico (a leste) e o Glacial Ártico(ao norte). As principais religiões seguidas no continente são: Islamismo, Hinduísmo e Budismo.
População da Ásia É o continente mais populoso do mundo com 4 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).
Qual é o idioma mais falado no mundo??? Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia Diversas línguas e dialetos são falados no continente asiático, destacam-se: o mandarim (chinês), o hindi (falado por 70% dos indianos), o árabe , o japonês , o inglês e o eslavo (Rússia asiática), E o português!!! Cidade de Macau(China)
Os fatores que colaboraram para o crescimento demográfico acelerado na Ásia foram: •As elevadas taxas de natalidade; • A redução dos índices de mortalidade, graças à melhoria das condições de higiene, ao maior acesso ao saneamento básico e também à ampliação do atendimento médico-hospitalar. Má distribuição de renda pode ser observada: indicadores de mortalidade infantil, na reduzida expectativa de vida, altos níveis de analfabetismo e também no modesto poder aquisitivo de grande parte da população asiática. Os países que se destacam no aspecto positivo são Japão (Extremo Oriente) e Israel (Oriente Médio), onde quase que inexiste o analfabetismo.
ÁREAS DE BAIXA DENSIDADE DEMOGRÁFICA
DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NA ÁSIA Muitas também são as religiões praticadas na Ásia: o Hinduísmo e o Budismo , na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático;
Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia o confucionismo , na China; o homem pode atingir a perfeição através da educação e, conhecendo o caminho dos antigos o xintoísmo , no Japão; termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”; constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista.
Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia o I slamismo , no Oriente Médio e na Ásia Central; O J udaísmo , em Israel Alcorão, livro sagrado do Islamismo
Economia da Ásia A maioria dos países asiáticos tem na agricultura e na exploração de seus recursos naturais a base de suas economias; De maneira geral, a agricultura praticada é a extensiva (pouca tecnologia, baixa mecanização) voltada para o consumo interno; China e Índia: maiores produtores mundiais de arroz; Principais produtos: Arroz, trigo, algodão, cevada, chá, tabaco e frutas; Pecuária bastante significativa. Principais rebanhos: bovino, suíno, ovino e bufalino;
Economia das regiões Oriente Médio O petróleo movimenta a economia da maioria dos países dessa região; A Arábia Saudita tem a maior bacia petrolífera do Oriente Médio e do mundo. Grandes investimentos em refinarias e indústrias petroquímicas; Apesar da importância, a maioria da população não trabalha nem se beneficia dos lucros; A atividade industrial é baixa. Destaque para a indústria têxtil, responsável pela tradicional produção artesanal dos tapetes persas; A exceção é Israel, país industrializado e desenvolvido. Suas indústrias estão concentradas em Tel-Aviv e Haifa , onde se destacam as têxteis, alimentícias, químicas, armamentos, aeronáutica, etc.
ISRAEL O Estado de Israel compreende uma faixa litorânea de clima mediterrâneo. Israel tem duas capitais: Jerusalém e Tel Aviv . Kibutz : fazendas agrícolas comunitárias Deserto de Neguev
Economia das regiões Ásia Meridional ou subcontinente indiano Entre os países que compõem o subcontinente indiano, o mais importante economicamente é a Índia; Uma parcela significativa da população indiana vive na pobreza absoluta, menos de US$1 por dia; Délhi e Calcutá abrigam os principais centros urbanos industriais. A presença de polos de alta tecnologia (tecnopolos), com altos salários, significa que o desenvolvimento econômico indiano beneficia apenas uma pequena parcela da população, a que está ligada aos setores: Mecânico; Siderúrgico; e de Informática. Grandes parcerias com Transnacionais estadunidenses, inglesas e japonesas. A Índia tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo. Entretanto, o consumo interno é baixo.
Economia das regiões Sudeste Asiático Malásia, Filipinas, Tailândia e Indonésia apresentaram grande crescimento econômico nos anos 1990; O crescimento econômico foi proporcionado pelas Transnacionais japonesas e estadunidenses na região; Com a modernização promovida na região, os governos locais fizeram amplos investimentos em educação, acelerando o crescimento regional. Assim nascem os Novos Tigres Asiáticos ; Petróleo, cassiterita (estanho) – grande importância para a economia da região. Destaque para a Indonésia. A agricultura também é uma atividade econômica de grande expressão na região: Agricultura de subsistência; e Monoculturas
Economia das regiões Extremo Oriente Os maiores centros industriais da China localizam-se no Nordeste do país – abundância de carvão mineral; Os países mais industrializados são o Japão e os Tigres Asiáticos. Modernos processos de industrialização, mão de obra especializada e tecnologia de ponta; A indústria japonesa destaca-se mundialmente nos setores de informática, robótica, eletroeletrônico e automobilístico; A Coreia do Sul é um dos países com grande desenvolvimento industrial.