Slide aula sobre sujeito e predicado para aprofundar seus estudos.
Size: 390.49 KB
Language: pt
Added: Apr 11, 2024
Slides: 13 pages
Slide Content
Língua Portuguesa 6º ANO. Introdução à sintaxe. Sujeito e predicado.
A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações , nos períodos , bem como a relação lógica estabelecida entre elas. Leia: Sintaxe. Notou que o mestre Jedi “usando a gramática de um jeito diferente está”? Um exemplo como esse nos ajuda a entender uma característica simples de todas as línguas.
Sujeito e predicado são chamados de termos essenciais da oração . Sujeito é o termo da oração sobre o qual se faz uma declaração. Predicado é o termo da oração que, normalmente, declara algo sobre o sujeito. Sujeito e predicado
Sujeito e predicado
Sujeitos simples e c omposto
1. Camila fez uma prova hoje . 2 . Os professores entraram de férias . 3 . Lorena convidou Marta para a festa . 4. Ana Maria e Joaquim terminaram o namoro. 5. Eu, você e o nosso cão estamos perdidos mais uma vez . 6. Livros e cinema são o meu passatempo preferido. Praticando!
Sujeito desinencial O sujeito também pode ser classificado como desinencial , oculto ou elíptico . Nos exemplos, o sujeito está oculto e pode ser determinado ou pela desinência do verbo (no primeiro caso) ou pelo contexto (no segundo). A esses tipos de sujeito dá-se o nome de sujeito desinencial , oculto ou elíptico .
O sujeito desinencial recebe esse nome porque pode ser reconhecido através da desinência verbal. Observe que na segunda tirinha de Garfield, de Jim Davis, na oração Acabei de me mudar , há a ocorrência do sujeito determinado elíptico. Ele pôde ser reconhecido através da análise do termo “ acabei ”, que, por sua desinência, podemos inferir que o sujeito é o pronome “ eu ”.
Sujeito inexistente. O sujeito também pode ser classificado como inexistente: quando não é identificado na oração.
Sujeito indeterminado O sujeito também pode ser classificado como indeterminado: quando não é identificado na oração.
Predicado verbal, nominal e verbo-nominal. Predicado Verbal : indica uma ação, sendo constituído por um núcleo, que é um verbo nocional (verbo que indica uma ação). Nesse caso, não há presença de predicativo do sujeito, por exemplo: •Nós caminhamos muito hoje. (núcleo: caminhamos) •Cheguei hoje de viagem. (núcleo: cheguei) •O cliente perdeu os documentos. (núcleo: perdeu). Predicado Nominal: i ndica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: •Alan está feliz. (núcleo: feliz) •Fiquei exausta. (núcleo: exausta) •Ele continua atencioso comigo. (núcleo: atencioso)
Predicado Verbo-Nominal : ao mesmo tempo que indica ação do sujeito , esse tipo de predicado informa sua qualidade ou estado , sendo constituído por dois núcleos : um nome e um verbo. Nesse caso, há presença de predicativo do sujeito ou predicativo do objeto (complementa o objeto direto ou indireto, atribuindo-lhes uma característica), por exemplo: •Suzana chegou cansada. (núcleos: chegou, cansada) •Terminaram satisfeitos o trabalho. (núcleos: terminaram, satisfeitos) •Considerou a caminhada desagradável. (núcleos: considerou, desagradável)
Introdução à Sintaxe Frase é todo enunciado que tenha sentido completo Na fala há entonação E na escrita, pontuação Sem verbo, eu chamo de frase nominal Mas se tiver verbo, frase verbal ou oracional Sujeito também é bem facinho De quem ou do que se fala e, por isso, é o queridinho Com ele o verbo concorda em pessoa ou numeralzinho 1ª, 2ª, 3ª: eu, tu, ele no singular 1ª, 2ª, 3ª: nós, vós, eles, vamos no plural pensar Predicado agora é a sua vez É o termo que, geralmente, contém o verbo Contém um, dois, três Declara algo do sujeito Pronto, já está feito! H ora da revisão!