Integração entre sistemas artérias (em vermelho) e as veias (em azul). Essas estruturas são pequenos tubos por onde o sangue circula. Ligando artérias e veias, existem tubos ainda mais finos, os capilares. absorção
Sistema Cardiovascular 3 ELEMENTOS PRINCIPAIS OS VASOS SANGUÍNEOS : conduzem o sangue O SANGUE : distribui os nutrientes e o O 2 absorvido nos pulmões e transporta CO 2 e excretas do metabolismo. CORAÇÃO: impulsiona o sangue por todo o corpo Nosso coração funciona como uma bomba , impulsionando o sangue dentro dos vasos sanguíneos presentes ao longo de todo o nosso corpo. Quando o coração se contrai , o sangue dentro dele é expulso e sai por vasos sanguíneos adaptados para essa tarefa. Quando ele relaxa, é preenchido por sangue que chega por outro tipo de vaso. Veremos, a seguir, as diferenças entre eles.
ARTÉRIAS levam sangue do coração às demais regiões do corpo. As artérias, principalmente aquelas mais próximas do coração, o sangue sai com elevada pressão, têm uma camada mais espessa de tecido muscular não estriado (ou musculatura lisa) e paredes mais elásticas, que lhes permitem suportar tal pressão. VEIAS são os vasos pelos quais o sangue volta em direção ao coração. Suas paredes têm fibras elásticas em menor quantidade. O sangue, nesses vasos, apresenta pressão bem mais baixa em comparação com a pressão nas artérias. CAPILARES tubos formados por uma única camada de células. Artérias, veias e capilares
Artérias, veias e capilares Representação esquemática da estrutura dos vasos sanguíneos. Observe, no detalhe, a camada única de células que compõem os capilares, local onde ocorrem trocas entre as células dos tecidos e o sangue, simbolizadas pelas setas verdes. As setas vermelhas e azuis indicam a direção do sangue.
Os capilares confluem para vasos mais grossos, as vênulas, e estas, para outros vasos de maior calibre, as veias . A pressão sanguínea no interior das veias é quase nula. Das artérias para arteríolas De que forma o sangue é levado de volta ao coração? A volta do sangue ao coração se dá com a ajuda do tecido muscular estriado esquelético (ou musculatura esquelética). Quando realizamos movimentos como caminhar, nossos músculos, ao se contraírem, comprimem as veias, o que impulsiona o sangue em direção ao coração. As veias de menor calibre possuem estruturas que funcionam como válvulas, impedindo o refluxo do sangue quando a musculatura relaxa. Em outras palavras, as válvulas abrem quando o sangue sobe impulsionado pela contração muscular, mas fecham e travam a passagem para impedir que ele desça quando os músculos estão relaxados. As veias maiores “despejam” o sangue em uma veia ainda maior, denominada veia cava , que o leva de volta para o lado direito do coração. Artérias, veias e capilares
Artérias, veias e capilares
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
O sangue e seus componentes O sangue é um tecido conjuntivo que apresenta uma parte líquida denominada plasma , na qual estão mergulhados os elementos figurados (células sanguíneas). As principais funções do sangue são: transporte de substâncias e defesa do organismo. O sangue, tratado com anticoagulante e centrifugado, separa-se em camadas. A parte líquida, translúcido e amarelado, corresponde ao plasma , a camada inferior vermelha é constituída de hemácias e a camada intermediária, de plaquetas ( fragmentos de células) e leucócitos .
Plasma O plasma sanguíneo é composto principalmente de água – na qual estão dissolvidos nutrientes, como glicose, aminoácidos e ácidos graxos –, gases, excretas, hormônios e anticorpos. Sua função é transportar essas substâncias pelo corpo.
Plasma
Elementos Figurados Células sanguíneas (ou fragmentos celulares, no caso das plaquetas) que se originam na medula óssea , a partir de células indiferenciadas chamadas de células-tronco hematopoiéticas , por meio de um processo denominado hematopoiese . são capazes de originar todas as outras células do sangue, tais como as hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos), as plaquetas e os leucócitos (glóbulos brancos). Representação esquemática da formação de células sanguíneas a partir da medula óssea vermelha. As células-tronco hematopoiéticas são capazes de originar todas as células sanguíneas.
Elementos Figurados - Hemácias O papel das hemácias é transportar gás oxigênio e possibilitar as trocas gasosas entre o sangue e os tecidos. O oxigênio obtido nos pulmões combina-se à hemoglobina das hemácias e é conduzido aos tecidos, onde, então, é liberado. O gás carbônico recolhido nos tecidos é levado principalmente aos pulmões, dissolvido no plasma, onde é eliminado. O tempo de vida das hemácias é de 90 a 120 dias, quando são destruídas no baço, no fígado ou na própria medula óssea vermelha. A produção de hemácias varia conforme alguns fatores, como a pressão atmosférica. Em maiores altitudes, a pressão atmosférica é menor, tornando o ar rarefeito. As baixas taxas de oxigênio (hipoxia) são detectadas pelos rins, que liberam no sangue um hormônio, a eritropoietina (EPO), que estimula a produção de eritrócitos pela medula óssea vermelha, elevando a eficiência na captação de oxigênio pelos pulmões.
Elementos Figurados - Hemácias
Saiba mais A EPO E O DOPING - Substância usada por Lance Armstrong ERITROPOIETINA (EPO) O que é EPO? A eritropoietina (EPO) é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano. É liberado pelo rim Ele age na medula óssea estimulando a produção de hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) Por que é doping? Com mais hemácias, o sangue carrega mais oxigênio para seus músculos, aumentando a resistência do atleta Remédio A substância pode ser encontrada em medicamentos para tratar anemia profunda e câncer, entre outras doenças
Trombócitos (do grego thrombos = "coágulo") ou plaquetas são fragmentos de célula. São formados na medula óssea vermelha e atuam na coagulação do sangue. A coagulação ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe e as plaquetas começam a aderir imediatamente ao local. Elementos Figurados - Plaquetas ou trombócitos
Elementos Figurados – Glóbulos Brancos ou Leucócitos Os leucócitos (do grego, leukos , branco; e kytos , célula) ou glóbulos brancos são as células de defesa do organismo. Em conjunto com os órgãos que as produzem, formam o sistema imunitário ou imune. A duração varia de algumas horas até meses e anos Possuem núcleo e são maiores que as hemácias.
A defesa do corpo pelos leucócitos ocorre principalmente: Através da defesa celular ou fagocitária, englobando e digerindo microrganismos patogênicos e na produção de anticorpos reconhecendo determinados materiais estranhos, os antígenos, neutralizando sua ação. os monócitos migram do sangue para os tecidos, onde se transformam em macrófagos, que fagocitam bactérias, restos de células, etc. Linfócitos produzem e liberam as proteínas de defesa (anticorpos) para neutralizar a ação de antígenos que eventualmente invadam o corpo. Neutrófilo : realiza fagocitose de células estranhas ao corpo, e é capaz de liberar substâncias químicas que destroem as células bacterianas. Eosinófilo : combate os efeitos da histamina nas reações alérgicas, ataca vermes parasitas. Basófilo : libera histamina, heparina e serotonina nas reações alérgicas, causando inchaços, vermelhidão, coceiras, etc.
O Coração O coração está localizado entre os dois pulmões, deslocado para o lado esquerdo. O coração é um órgão muscular. Ele tem uma musculatura especial, denominada musculatura estriada cardíaca (ou miocárdio) e é envolto e protegido por um tecido chamado pericárdio É um órgão muscular oco composto de quatro cavidades ou câmaras, sendo dois átrios (ou aurículas) e dois ventrículos. A musculatura do ventrículo esquerdo do coração é mais desenvolvida (mais grossa) do que a musculatura do ventrículo direito, isso está relacionado a grande circulação e pequena circulação. A nutrição do músculo cardíaco (miocárdio) é realizada pelas artérias coronárias. Elas se originam na base da artéria aorta e penetram na musculatura cardíaca. As valvas entre os átrios e os ventrículos são chamadas de valvas atrioventriculares e classificam-se em direita, ou tricúspide , e esquerda, ou bicúspide ou mitral . Nas saídas das artérias, a válvula semilunar que está na base da aorta é chamada de válvula aórtica; já a que está na base da artéria pulmonar é chamada de válvula pulmonar (ou válvula do tronco pulmonar). Movimentos de contração (sístole) e relaxamento (diástole) para impulsionar o sangue.
O Coração
O Coração
Ciclo Cardíaco
Circulação do Sangue CIRCULAÇÃO DUPLA : o sangue passa duas vezes pelo coração a cada ciclo. Essa circulação ocorre em anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e é subdividida em: . Circulação pulmonar : ou pequena circulação , que ocorre entre o coração e os pulmões. . Circulação sistêmica : corporal, ou grande circulação , que ocorre entre o coração e o restante do corpo.
O sangue pobre em oxigênio (ou sangue venoso ), trazido dos tecidos, chega ao lado direito do coração por meio das veias cavas superior e inferior. Com as contrações do coração, o sangue é enviado, pelas artérias pulmonares, até os pulmões, onde ocorrerá a hematose . O sangue, agora rico em oxigênio (ou sangue arterial ), retornará para o lado esquerdo do coração pelas veias pulmonares = circulação pulmonar ou pequena circulação . Do lado esquerdo do coração, o sangue rico em oxigênio será enviado para o resto do corpo pela artéria aorta . o gás carbônico retorna para o lado direito do coração. Essa circulação é conhecida como grande circulação ou circulação sistêmica .