Slide simples para guiar o conteúdo de sistema elétrico de potência
Size: 3.64 MB
Language: pt
Added: Feb 07, 2023
Slides: 25 pages
Slide Content
Eletricidade Sistema Elétrico de Potência Instrutor: Leandro Rios Leão
Introdução 2 Conforme a Norma Regulamentadora nº 10 ( NR-10 ), a sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência , que consiste no conjunto de instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão, medição e distribuição de energia elétrica.
Introdução Por exemplo : Subestações , Geradores , Linhas ( Transmissão ou Distribuição ), etc . 3 Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
Sistema elétrico de potência 4 O sistema elétrico no Brasil, é caracterizado por ser um sistema interligado, ou seja, grande parte do seu sistema de geração e transmissão são interconectados, promovendo uma melhor distribuição de energia para localidades estratégicas do país.
Sistema Interligado Nacional (SIN) 5 O sistema interligado nacional é uma grande rede que se estende por boa parte do país congregando sistemas de geração e uma malha de transmissão de energia elétrica que movimenta a energia entre seus subsistemas. Atualmente, o SIN é divido em 4 subsistemas: Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte.
Sistema Interligado Nacional (SIN) A maior parte de nossa matriz energética dentro do SIN é composta por usinas hidroelétricas , seguidas por usinas térmicas e mais recentemente as eólicas . 6 Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC
Visão do sistema energético 7 Como as hidrelétricas do nosso país, geralmente, estão longe dos grandes centros de consumo, é possível imaginar a importância da transmissão e da distribuição da energia elétrica no planejamento energético do país.
Visão do sistema energético 8 Os consumidores de energia elétrica (indústrias, hospitais, residências etc.) têm seu provimento, normalmente, vindo de concessionária de energia elétrica também conhecida como distribuidora.
Visão do sistema energético 9 A figura a seguir ilustra de forma simples um modelo de sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
10
Visão do sistema energético 11 Em geral, o ciclo completo de geração de energia elétrica até o consumidor é feito em cinco estágios: geração; b) elevação da tensão; c) transmissão; d) estação rebaixadora ; e) distribuição. Vejamos cada um deles.
Geração 12 São atividades de intervenção realizadas nas unidades geradoras, para restabelecer ou manter suas condições adequadas de funcionamento. Essas atividades são realizadas nas salas de máquinas, salas de comando, junto a painéis elétricos energizados ou não, junto a barramentos elétricos, instalações de serviço auxiliar, tais como: transformadores de potencial, de corrente, de aterramento, banco de baterias, retificadores, geradores de emergência, etc.
Geração 13
Elevação da tensão 14 A transmissão da energia com a tensão da geração por longas distâncias é inviável devido às perdas nos cabos. Por isso, é necessário elevar a tensão para fazer a transmissão dessa energia. Isso é feito por meio da “estação elevadora de tensão”, para uma faixa de tensão entre 138 kV a 765 kV
Elevação da tensão 15
Transmissão 16 As usinas geradoras nem sempre situam-se próximas aos centros consumidores. Por isso, é preciso transportar a energia elétrica produzida nas usinas até os locais de consumo: cidades, indústrias, fazendas e outros. Para realizar esse transporte é que são construídas as subestações e as linhas de transmissões. Esse transporte de energia é feito com tensões entre 138 kV a 765 kV
Transmissão 17
Estação rebaixadora 18 A função do sistema de transmissão é levar energia próxima aos centros de distribuição. Entretanto, para que possa ser utilizada pelos consumidores em indústrias, residências etc., é necessário fazer a conversão de alta tensão, na faixa de 138 kV a 765 kV, para média tensão, na faixa de 2 kV a 34 k5, sendo as mais comuns 13 k 8 V e 34 k 5 V.
Estação rebaixadora 19 O local onde se processa essa conversão é chamado de estação rebaixadora , também conhecida como abaixadora, ou subestação de distribuição. Uma subestação de distribuição tem como características: possuir transformadores para a redução da tensão para a distribuição e b) possuir, em geral, dispositivo como disjuntores e chaves com a finalidade de desconectar-se da rede de transmissão ou distribuição.
Distribuição 20 A rede de distribuição recebe a energia da subestação em um nível de tensão adequado à distribuição por toda a cidade e em valores contidos na faixa de 2 kV a 34,5 kV.
Distribuição 21 Essa tensão fornece a energia elétrica diretamente para as residências, para o comércio e outros locais de consumo, em um nível de tensão adequado ao uso. Os valores mais comuns de tensão de 13,8 kV e 34,5 kV são utilizados pelos grandes consumidores. Conhecida como rede primária, para os pequenos consumidores, essa tensão é transformada para a tensão secundária por meio de transformadores instalados nos postes das cidades.