Sistema Renal PRINCIPAIS ESTRUTURAS.pptx

KarineRibeiro57 160 views 12 slides Mar 21, 2024
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Sistema Renal/Urinario


Slide Content

Sistema Renal

Sistema Urinário aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal

PRINCIPAIS ESTRUTURAS

RIM O rim é um órgão retroperitoneal que possui a forma de um grão de feijão tendo em sua concavidade o hilo, onde se encontram vasos, nervos e os cálices renais, que vão formar a pelve renal, que nada mais é do que a parte superior do ureter. O rim constitui- se de uma cápsula de tecido conjuntivo denso, de uma zona cortical e de uma zona medular.

Sistema renina-angiotensina-aldosterona Este sistema é um componente significativo do sistema de feedback túbulo- glomerular, essencial para a manutenção da pressão arterial sistêmica quando há uma redução no volume vascular. Uma redução no volume vascular resulta em uma queda na taxa de filtração glomerular e na quantidade de NaCl filtrado. Uma redução no NaCl filtrado é percebido pela mácula densa, que desencadeia a secreção de renina e a produção de angiotensina II, um potente vasoconstritor.

Esse conjunto de alterações que ocorrem no Túbulo Contorcido Distal (mácula densa) e na Arteríola Aferente (células justaglomerulares) constituem o Aparelho Justaglomerular (JG). As células JG produzem a renina, que atua na elevação da Pressão Arterial e na secreção de aldosterona (um hormônio do córtex da glândula supra-renal). A renina atua sobre o angiotensinogênio, uma proteína circulante no plasma produzida pelo fígado, convertendo-a em Angiotensina I, que é um decapeptídio sem qualquer função fisiológica conhecida. A enzima conversora de angiotensina (ECA), um produto das células endoteliais pulmonares e renais, converte a angiotensina I em angiotensina II.

A Angiotensina II é um vasoconstritor importantíssimo, ou melhor, fundamental na regulação da Pressão Arterial. Possui uma ação direta no vaso, fazendo vasoconstrição, o que aumenta a resistência periférica e, conseqüentemente, eleva a Pressão Arterial. E também possui um efeito indireto, estimulando o aumento da secreção de aldosterona, que é o mais potente mineralocorticóide conhecido, promovendo o aumento da reabsorção de sódio e água em nível dos Túbulos Distais, fazendo com que aumente a volemia e, dessa forma, eleve a Pressão Arterial. Além de estimular a secreção do Hormônio antidiurético (ADH) pela neuro-hipófise, promovendo a reabsorção de água nos ductos coletores.

REFERÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Sistema Urinário. Minas Gerais, [s.d]. Disponivel em:https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/sistema-urinario/. Acesso em: 21/03/2024