Grupo Antônio Marcos; Lucas Coutinho; Maira Dornelas; Paloma Souza; Thauani Dornelas;
Definição de Instalações para Suínos I nstalações são conjuntos de sítios essenciais para garantir o bem-estar e eficiência da produção dos animais. Nesses sítios estão inclusos equipamentos para, ventilação, iluminação, dispersão de dejetos e distribuição de comida e água. Manejo sanitário e a segurança biológica do ambiente são de extrema importância para evitar a propagação de doenças. As instalações bem planejadas contribuem para a alta produtividade, saúde dos animais e qualidade dos animais.
Tipos de Instalações Sistema Extensivo ou à Solta Sistema Semiextensivo Sistema Intensivo de Suínos Criados Ao Ar Livre – SISCAL Sistema Intensivo de Suínos Confinados – SISCON
Sistema Extensivo Sistema de criação tradicional; S em estrutura ou abrigo para os suínos; A limentação a base de restos; Sem qualquer manejo sanitário;
Sistema Semiextensivo Parecido com o sistema extensivo; S em separação por fases; Recebendo alimentação com restos de cultura;
Siscal C riação em ambientes abertos, com piquetes de forrageiras formadas ou arborizadas, em abrigos, nas fases de reprodução, gestação, lactação e recria. Muitos o utilizam para a produção de leitões, que são vendidos quando atingem de 25 a 30kg de peso vivo. Criados soltos, os leitões serão vendidos para que sejam terminados em confinamento.
Siscon Ambiente confinado, dividido em sítios e com mecanização da alimentação e limpeza do local. É o sistema de criação mais completo atualmente, contando com confinamento para cada fase dos suínos, comedouros e bebedouros, plataformas onde os suínos estão localizados, ventilação e estrutura avançada.
Local e Estrutura A escolha do local para desenvolver uma granja é de extrema importância para eficiência e qualidade da produção; Clima e topografia do local, disponibilidade de agua, despejo dos dejetos e acesso para eficiência logística, são fatores que influenciam o planejamento e qualidade da construção; O ambiente deve ser pensado para minimizar a carga térmica, com as instalações devendo ser posicionadas com seu eixo longitudinal no sentido Leste-Oeste.
Sentido de Construção Leste-Oeste
Ambiente O local deve ter a cobertura ideal para redução de calor, utilizando revestimentos térmicos para regular a temperatura interna; Local deverá ser ventilado, utilizando aberturas no telhado e nas laterais do galpão, utilização de ventiladores para que seja formada uma corrente de ar, fazendo com que a climatização seja eficiente; É importante que o local seja protegido do calor excessivo, seja pelo plantio de arvores ou sombrites para minimizar os efeitos gerados pelo sol diretamente;
Equipamentos Bebedouros Chupeta bete- ball : Á gua cai diretamente na boca do suíno quando ele morde o pequeno dispersor metálico, chamado de chupeta. Chupeta convencional: Acionada quando o animal, usando sua língua, pressiona a válvula localizada dentro do bebedouro.
Taça/concha vertical e horizontal: O suíno pressiona uma válvula com o focinho. Depois, ingere a água que foi liberada e se acumulou na taça ou concha. Bebedouros Calha/vaso comunicante: Água é disponibilizada diretamente em uma calha, fornecendo agua de forma simultânea a vários animais.
Comedouro Circular: Utilizado em creches para leitões, fica diretamente no chão e a ração é despejada no recipiente manualmente. Comedouros Comedouro 10 a 12 bocas: Utilizados em creches até a terminação, facilita acesso e ergonomia do animal. Com divisórias para auxiliar a alimentação e pingadeiras para molhamento da ração.
Fases de Criação Maternidade : Recebimento de matrizes gestantes. Na maternidade, é importante fornecer fontes de calor, como lâmpadas infravermelhas ou lâmpadas comuns, que devem ser testadas quando os leitões nascerem, além de escamoteadores para abrigar os leitões. Creche : Local o nde os primeiros cuidados do animal são aplicados, eles entram com 8 Kg após o desmame, permanecem por até 60 dias até atingir média de 20 Kg cada. Importante evitar a mistura de mais de três leitegadas diferentes em um lote, devido às questões de conflito entre eles. Terminação : Local onde os suínos irão após deixarem a creche, são transferidos para uma instalação maior, onde ficarão durante as fases de crescimento à terminação, até serem comercializados.