Fundamentos de Análise de Requisitos para elaboração de banco de dados.
Size: 7.24 MB
Language: pt
Added: Sep 01, 2025
Slides: 28 pages
Slide Content
ANÁLISE DE REQUISITOS
Ela é uma perspectiva relevante na Administração de Projetos. É a encarregada por reunir dados necessários e indispensáveis que o usuário precisa para resolver um problema e atingir seus objetivos, da mesma maneira que definir as expectativas de um usuário para certo projeto. De acordo com a engenharia de software (mais especificamente o Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos – IEEE), a análise de requisitos é um procedimento que abrange um conhecimento sobre as necessidades do usuário para achar um significado certo ou total do sistema de software. O QUE É ANÁLISE DE REQUISITOS?
Ela é indispensável para o avanço do sistema, ela vai definir o fracasso ou o sucesso do projeto. O levantamento e análise de requisitos (as condições reunidas) precisam ser detalhadas, quantitativas e importantes para o projeto, uma vez que elas darão a referência para autenticar o produto final, determinarão o acordo entre fornecedor e cliente a respeito do que o software de análise de requisitos realizará e, portanto, diminuirão os custos de criação, pois condições mal determinadas provocam um retrabalho. Sobre esse cenário, são importantes o envolvimento e a comunicação frequentes com os usuários do software, uma vez que eles intervirão no resultado do produto final.
COMO FAZER ANÁLISE DE REQUISITOS? 1) Identificar o problema: nessa etapa está a descrição do sistema, o planejamento e o relacionamento do analista com o usuário com o propósito de compreender o ponto de vista do cliente sobre o problema. 2) Estudar o problema e o resumo da solução: com a compreensão do problema, realiza-se o reconhecimento das informações necessárias para o usuário, detecta as informações necessárias para o sistema e escolhe a melhor solução viável entre todas as soluções propostas. 3) Modelar: método utilizado para a base do resumo da solução. O modelo apresenta ferramentas que simplificarão a percepção do sistema, como as informações, funcionalidades e comportamento. 4) Informar as condições: estabelecer as interfaces, funções, performance, o cenário e as limitações do sistema. 5) Revisar: juntos, analista e cliente, analisarão o propósito do projeto com a intenção de cortar possíveis repetições, omissões e inconsistências do sistema, adquirindo uma mesma perspectiva.
COMO FAZER ANÁLISE DE REQUISITOS? De forma bastante simplificada, definindo o que é a análise de requisitos: é um documento criado pela empresa desenvolvedora, utilizado para programar as etapas necessárias para a criação do seu projeto. Empresa desenvolvedora: Eles farão uma lista do que precisa ser feito antes, quais são os requisitos funcionais da análise de requisitos, quais os requisitos não funcionais da análise de requisitos e organizarão que tudo fique funcionando perfeitamente. Além disso, é uma boa forma de o desenvolvedor ter a certeza que está colocando tudo que o cliente precisa e solicitou. Liste de forma clara, tudo que deseja ou precisa que seu projeto tenha. O melhor é fazer isso pessoalmente, em uma reunião para que não fiquem dúvidas, e registrar tudo em um documento seja o mais detalhista possível e não esqueça nenhum dado. E não se preocupe, pois você não tem a obrigação de conhecer nenhum termo de programação. Passe todas as funcionalidades que deseja, como por exemplo: o que o site ou programa precisa fazer, quantas pessoas você espera que acessem ou entrem em contato com a ferramenta, qual o nível de segurança deseja para os dados que serão cadastrados e se haverá diferentes níveis de segurança de acordo com o usuário, como deseja salvar estes dados, como espera que o sistema seja atualizado e etc. Ou seja, nada mais é do que uma explicação bastante detalhada do que você espera do produto final e como precisa que ele se comporte. O importante nesta etapa da análise de requisitos é se atentar para todos os detalhes, pois possíveis alterações no projeto podem gerar aumento de custos e também no prazo do desenvolvimento do seu projeto. A análise de requisitos pode ser o que você precisa para realizar seu projeto com segurança e eficiência.
BENEFÍCIOS DA ANÁLISE DE REQUISITOS 1 . Comportamento do sistema. A análise de requisitos é capaz de prever o comportamento do sistema já em funcionamento, inclusive seus eventuais problemas inesperados; 2 . Funcionalidades do sistema. Acrescentar funcionalidades a um projeto já em desenvolvimento significa maior investimento de tempo, recursos humanos e dinheiro. Com a documentação, este processo é otimizado; 3 . Modelo de interação com o usuário. Um projeto pautado na análise de resultados, devido a todas as informações com as quais conta, consegue chegar a um modelo de interação ótimo com o usuário, melhorando sua experiência; 4 . Menor necessidade de ajustes. É capaz de prever ajustes cuja identificação só seria possível em fases tardias, já no desenvolvimento do projeto;
BENEFÍCIOS DA ANÁLISE DE REQUISITOS 5 . Maior conhecimento do cliente Passa necessariamente pelo usuário, já que ele será o consumidor final, aquele a quem o projeto é destinado. Desse modo, é possível obter informações valiosas sobre seu perfil e preferências. 6 . Redução de custos Conforme se avança no processo de design do projeto (conceito > engenharia > detalhamento > instrumentação > produção) maior o custo relativo de mudanças aumenta. Assim, a análise sendo feita na fase inicial do projeto, pode diminuir ou mesmo extinguir o custo das mudanças, já que as antecipa. Ou seja: Ela é capaz de gerar economia ao projeto. 7 . Estímulo à colaboração A análise de requisitos exige esforços conjuntos de profissional de desenvolvimento e clientes. É aconselhável uma pesquisa com clientes, para que ele mostre o que precisa na página o que deixaria a sua navegação mais fácil se fosse acrescentado na página.
BENEFÍCIOS DA ANÁLISE DE REQUISITOS 8 . Aumento da produtividade e auto reconhecimento Essa análise traz muita experiência àqueles que a realizam. Na prática, isso significa que além de aumentar a produtividade devido a toda expertise acumulada, o auto valoração dos profissionais é impactada positivamente; 9 . Real potencial Por ser bastante desafiador, pode revelar todo o potencial da empresa; 10 . Dados e informação Vários dados são coletados a cada projeto. Assim, é possível criar um banco de dados , e usá-lo quando for conveniente, transformando os dados em informações estratégicas e otimizando tempo e custos.
Requisitos Pai: "O que você quer?" Criança: "Uma pedra!" Pai: "Que tipo de pedra?" Criança: "Pequena." Pai: "Que tal essa?" Criança: "Essa não, uma que parece vidro." Pai: "Vidro?" Criança: "Sim, azul e redonda, para brinca com o Joãozinho no quintal."
Requisitos Pai: "O que você quer?" Criança: "Uma pedra!" Pai: "Que tipo de pedra?" Criança: "Pequena." Pai: "Que tal essa?" Criança: "Essa não, uma que parece vidro." Pai: "Vidro?" Criança: "Sim, azul e redonda, para brinca com o Joãozinho no quintal."
EXEMPLOS DE REQUISITOS O sistema deverá permitir a busca do preço de um produto dado o código de barra. O sistema deverá emitir o histórico escolar de cada aluno. O sistema deverá ser em Java. Somente os contadores podem editar as tabelas de pagamento .
TIPOS DE REQUISITOS
REQUISITOS DE USUÁRIO É algum comportamento ou característica que o usuário deseja do software; São escritos pelo próprio usuário ou levados por um engenheiro de requisitos.
REQUISITOS DE SISTEMAS É algum comportamento ou característica exigido do sistema como um todo, incluindo hardware e software; São normalmente levantados por engenheiros.
REQUISITOS DE SOFTWARE É algum comportamento ou característica que é exigido do software; Normalmente levantado por engenheiros.
ANÁLISE DE REQUISITOS O SISTEMA SEGUNDO O ANÁLISE DE REQUESITOS (TÉCNICA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS) VISITA AO CLIENTE, ENTREVISTA O CLIENTE, VIVENCIA O SERVIÇO DO CLIENTE.
REQUISITOS FUNCIONAIS E NÃO FUNCIONAIS
REQUISITOS FUNCIONAIS E NÃO FUNCIONAIS
RESTRIÇÕES SOBRE O SISTEMA FUNÇÕES OFERECIDAS PELO SISTEMA