Slide Conhecimento e métodos do cuidar (sup enf).pptx
lynesamp123
0 views
39 slides
Oct 14, 2025
Slide 1 of 39
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
About This Presentation
Conhecimentos e métodos do cuidar.
Size: 1.16 MB
Language: pt
Added: Oct 14, 2025
Slides: 39 pages
Slide Content
Conhecimento e métodos do cuidar prof.ª enf Alyne sampaio
o nascimento do cuidado A PALAVRA ESTA VINCULADA À ATITUDE DE PRESERVAR, ZELAR, MANTER VIVO, EM CONDIÇÕES DE PLENITUDE E LIBERDADE PARA O AUTO CUIDAR-SE. CUIDAR É: ACOLHER, DEFENDER, AJUDAR, APOIAR, PROTEGER, COMPARTILHAR, AUXILIAR.
EXPERIÊNCIA DO CUIDAR SER CUIDADO; CUIDAR DE SI; CUIDAR DE OUTRO SER; COMO APRENDEMOS A CUIDAR? QUANDO NECESSITAMOS DO CUIDADO?
OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NOS CICLOS DA VIDA
O cuidado de enfermagem O CUIDADO DE ENFERMAGEM CONSISTE NA ESSÊNCIA DA PROFISSÃO E PERTENCE A DUAS ESFERAS DISTINTAS: UMA OBJETIVA, QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS, E UMA SUBJETIVA, QUE SE BASEIA EM SENSIBILIDADE, CRIATIVIDADE E INTUIÇÃO PARA O CUIDAR DE OUTRO SER
ELEMENTOS DO CUIDADO 1- A FORMA; 9- O RESPEITO; 2- O JEITO DE CUIDAR; 10- A PRESENÇA; 3- A SENSIBILIDADE; 11- A EMPATIA; 4- O FAZER COM; 12- O COMPROMETIMENTO 5- A COOPERAÇÃO; 13- A COMPREENSÃO 6- A PARTICIPAÇÃO; 14- A VISÃO DO OUTRO COMO ÚNICO 7- O AMOR; 15- O TOQUE DELICADO; 8- A ESPONTANEIDADE 16- E O SORRISO, SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA.
CICLOS DA VIDA QUANDO O INDIVÍDUO APRESENTA ALGUM PROCESSO PATOLÓGICO EM ALGUMA DESSAS FASES, NECESSITA DE CUIDADOS ESPECIAIS ESPECÍFICOS; NEM SEMPRE O QUE SE APLICA EM UMA DAS ETAPAS DA VIDA PODERÁ SER UTILIZADO EM OUTRA.
CICLOS DA VIDA INFÂNCIA: É A FASE DESDE O NASCIMENTO ATÉ ONZE ANOS DE IDADE; PERÍODO DE MUITA APRENDIZAGEM E NOVIDADES, JÁ QUE É QUANDO COMEÇAMOS A DESCOBRIR O MUNDO À NOSSA VOLTA E AS RELAÇOES ENTRE AS PESSOAS; COMEÇAMOS A FALAR E A ANDAR, GERALMENTE INICIAMOS OS ESTUDOS, APRENDEMOS REGRAS E LIMITES, ETC. AQUI, SOMOS BEM DEPENDENTES DOS NOSSOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.
OS CUIDADOS GERAIS DA ENFERMAGEM NA Infância Controle das doenças prevalentes na infância; Estímulo ao aleitamento materno; Acompanhamento do crescimento E do desenvolvimento saudável; Orientações alimentar; Imunizações; Prevenção de acidentes.
Ciclos da vida ADOLESCÊNCIA: COSTUMA IR DOS ONZE AOS VINTE ANOS DE IDADE; NESSA FASE, OCORREM MUITAS TRANSFORMAÇÕES NO CORPO E NA MENTE; TRANSFORMAÇÕES SEXUAIS; TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A VIDA ADULTA.
OS CUIDADOS GERAIS DA ENFERMAGEM NA Adolescência ORIENTAÇÕES QUANTO A HIGIENIZAÇÃO; ORIENTAÇÃO QUANTO AS MUDANÇAS SEXUAIS; ORIENTAÇÃO QUANTO A SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA; ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS; ACOMPANHAMENTO DAS VACINAS; ACOMPANHAMENTO QUANTO AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS; ACOMPANHAMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR, SEXUAL E A NA ESCOLA;
FASE ADULTA É CONSIDERADO QUE A FASE ADULTA SE INICIA AOS VINTE E UM ANOS DE IDADE. AQUI, AS MUDANÇAS QUE OCORREM NA ADOLESCÊNCIA JÁ E ESTABILIZARAM, E A RESPONSABILIDADE AUMENTA BASTANTE.
OS CUIDADOS GERAIS DA ENFERMAGEM NA FASE ADULTA MONITORAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS; ORIENTAÇÃO QUANTO AOS HÁBITOS SAUDÁVEIS; PARTICIPAR, DE FORMA ATIVA, NO CUIDADO À SAÚDE DO TRABALHADOR; ESTIMULAR O NÃO USO DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS; MONITORAR OS INDÍCES DE ADOECIMENTO MENTAL NA POPULAÇAO ADULTA, JOVEM.
CICLOS DA VIDA IDOSO: TAMBÉM CHAMADO DE TERCEIRA, OU MELHOR IDADE; MUDANÇAS ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS; SÍNDROMES GERIÁTRICAS: INCAPACIDADE COGNITIVA, INCAPACIDADE COMUNICATIVA, INSTABILIDADE POSTURAL.
Cuidados de enfermagem ao idoso MONITORAR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO; MONITIRAR AS VACINAS; AVALIAR ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIAS REALIZADAS COM AUTONOMIA ; OBSERVAR SINAIS E SINTOMAS QUE REMETEM AO ADOECIMENTO MENTAL; ESTIMULAR PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS; ORIENTAR A MANUNTENÇÃO DA VIDA SEXUAL DE FORMA ATIVA E COM PREVENÇÃO.
INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO A IDENTIDADE PROFISSIONAL E A AUTONOMIA DA ENFERMAGEM: INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM – COMUNICAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, DESTREZA MANUAL, OBERVAÇÃO.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO : COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO HUMANA É UM PROCESSO COMPLEXO E COMPREENDE GRANDE NÚMERO DE VARIÁVEIS E CARACTERÍSTICAS QUE EXIGEM ABORDAGEM MULTITEÓRICA PARA ABRANGER TODA SUA EXTENSÃO E FACILITAR O TRABALHO INTERDISCIPLINAR.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO : COMUNICAÇÃO É O PROCESSO DE COMPREENSÃO E COMPARTILHAMENTO DE MENSAGENS ENVIADAS E RECEBIDAS, SENDO QUE AS PRÓPRIAS MENSAGENS E O MODO QUE SE DÁ SEU INTERCÂMBIO EXERCEM INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS A CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO. ESTA INFLUÊNCIA PODE SER PERCEBIDA MESMO QUANDO AS PESSOAS NÃP ESTÃO PRÓXIMAS OU ESTÃO EM AMBIENTE DIFERENTE E DISTANTE DE ONDE OCORREU O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO OU INTERAÇÃO.
TRABALHO EM EQUIPE O TRABALHO EM EQUIPE É UM REQUISITO BÁSICO PARA A OBTENÇÃO DE BONS RESULTADOS; NO CAMPO DA SAÚDE, A ENFERMAGEM SEMPRE ESTARÁ INSERIDA NUMA EQUIPE MULTIPROFISSINAL COM VISTAS AO CUIDADO DO PACIENTE.
TRABALHO EM EQUIPE
TRABALHO EM EQUIPE: ATITUDES PROIBIDAS SER INFLEXÍVEL E NÃO TRANSPARENTE NA COMUNICAÇÃO; NÃO ALINHAR O OBJETIVO; COMPROMETIMENTO ZERO; FALTA DE PLANEJAMENTO E DE RESPEITO COM OS PRAZOS; CRITICAR UM PACIENTE NA AUSÊNCIA DELE; DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO ALHEIO; NÃO ASSUMIR ERROS; IGNORAR REGRAS ESTABELECIDAS PELA EQUIPE; DESEQUELÍBRIO EMOCIONAL;
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO: DESTREZA MANUAL DESTREZA MANUAL: CAPACIDADE DE FAZER MOVIMENTOS DE BRAÇO E MÃO DE FORMA PRECISA; O DESEMPENHO DE VÁRIAS ATIVIDADES DE ENFERMAGEM ENVOLVENDO MOVIMENTOS COORDENADOS E PRECISOS DE FORMA CONJUNTA DE HABILIDADES PSICOMOTORAS, DAS MAIS SIMPLES, AS MAIS COMPLEXAS, NECESSÁRIAS AO CUIDADO DE ENFERMAGEM.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO: OBSERVAÇÃO INSTRUMENTO IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA ETAPA DO PROCOSSO DE ENFERMAGEM (HISTÓRICO DE ENFERMGEM); RECURSO PARA COLETA DE DADOS – PREMISSAS AO ESTABELECIMENTO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM; FORMA MAIS USADA PARA CONHECER, E COMPREENDER PESSOAS, COISAS, ACONTECIMENTOS E SITUAÇÕES; OBTER INFORMAÇÕES PARA TOMAR DECISÕES.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO: OBSERVAÇÃO - TIPOS OBERVAR “É O ATO OU PRÁTICA DE NOTAR E REGISTRAR OS FENÔMENOS (FATOS E EVENTOS), HABILIDADES ESSENCIAL USADA PARA AUXILIAR NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS FÍSICOS E EMOCIONAIS, MELHORADA COM TREINO E EXPERIÊNCIA”.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO: OBSERVAÇÃO - TIPOS
INSTRUMENTOS BÁSICOS DO CUIDADO: HABILIDADE DE OBSERVAR O QUE SE QUER OBSERVAR; MANTER A ATENÇÃO CONCENTRADA; TER CONHECIMENTO (OBSERVANDO O CONTEXTO POIS O FENÔMENO PODE SE MOSTRAR DE FORMAS DIFERENTES); MEIOS PARA VERIFICAR SE A OBSERVAÇÃO FOI TEDENCIOSA.
Fundamentos da enfermagem E nfermagem é considerada como a função de quem é responsável pelo tratamento de pessoas enfermas, providenciando remédios, fazendo curativos, cuidando da higiene do paciente.
Fundamentos da enfermagem O foco da atenção da enfermagem é o ser humano, com suas necessidades biopsicosocioespirituais , e a função precípua do enfermeiro é o cuidado de enfermagem, cujo objetivo centra-se na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na recuperação e reabilitação da saúde”.
Fundamentos da enfermagem A o longo do tempo, o “saber” e o “ser” da enfermagem eram constituídos a partir dos modelos religiosos do cuidado que perduraram até o final do século XIX. Esses modelos eram baseados em procedimentos caseiros e executados por grupos voluntários de igrejas e mesmo escravos. O objeto do cuidado eram os mais necessitados”.
TEORIAS DA ENFERMAGEM TEORIA AMBIENTAL Até a década de 1910, tal teorização partiu da construção do processo do pensamento científico da enfermagem proposto por Florence, com a Teoria Ambiental, que, em sua “trajetória, realizou a identificação do conhecimento e conteúdos necessários para a tomada de decisão da área. Delimitou padrões morais para o perfil de profissional e os relacionou com a doença e o ambiente na manutenção da saúde. O foco da época, denominada “enfermagem moderna”, permeou o “o que fazer ?.
TEORIA AMBIENTAL Para Florence, a saúde do paciente estaria atrelada a um ambiente com condições de higiene e aspectos sanitários adequadas (aeração, luz, aquecimento, silêncio e nutrição adequada). Logo, o foco era o ambiente, uma vez que este exercia influência na saúde do indivíduo. A saúde visava a um processo de reparar danos que o ambiente causara. Cabendo à enfermagem o papel de alocar o paciente em posição que culminasse num bom cuidado e, consequentemente, na sua melhora .
Teoria do cuidado Teoria do autocuidado, fundamentada nas necessidades biológicas , psicológicas sociais ou de desenvolvimento, para que indivíduo faça manutenção da vida, da saúde e do seu bem-estar. Nesta teoria, a enfermagem auxilia o indivíduo a maximizar, progressivamente, suas metas de autocuidado.
Metodologia do cuidado em enfermagem Após visto as teorias de enfermagem, evidencia-se que, o processo de cuidado se estabelece por meio de formas, meios ou modos de fazer esse cuidado para com o outro. Contudo , por que há teorias, metodologia que ensine o homem a cuidar? Por que na sociedade contemporânea seria preciso humanizar o cuidado para com o outro?
Metodologia do cuidado em enfermagem A enfermagem, como profissão da área da saúde, tem historicamente, seu conhecimento disciplinado no cuidado humano. É, pois, incoerente e inaceitável que esse cuidado seja desempenhado por meio de ações consideradas 'robotizadas '”. O fazer da enfermagem não parte somente do modo como é preciso que se faça. É compreender que, o que se faça, precisa ser feito de forma precisa, segura, orientada.