A Taiga ,também conhecida como Floresta de Coníferas , ou Floresta Boreal, Constitui um dos maiores biomas do mundo.
E la se estende por 4.800 km e é a morada de árvores e sistemas aquáticos que equilibram o clima mundial e purificam o ar.
Localização Geográfica Este bioma está presente nas regiões norte da Ásia, Europa e América do Norte. Abrange países como:Canadá, Suécia, Finlândia, Sibéria, Rússia, Noruega e Japão. Está distribuída em uma faixa situada entre 50º e 60º de latitude Norte.
Clima Na taiga o clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante o ano todo . As temperaturas oscilam entre -54ºC e 21ºC. As precipitações médias anuais ficam em torno de 40-100cm .
Inverno No inverno o frio é muito rigoroso, os dias são bem mais curtos, com a precipitação caindo sob a forma de neve, sendo comum a presença de neve em pelo menos metade do ano, com a temperatura mínima podendo chegar a -52°C.
Verão Há muito pouca luz solar e só chove durante o verão e este é muito curto e úmido e os dias são longos e com temperaturas que raramente chegam a 21ºC.
o calor derrete a neve e forma lamaçais em algumas regiões
Vegetação O nome floresta de coníferas se dá pelo fato de esse bioma ser constituído por árvores do grupo das gimnospermas. abertos
A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas , sendo constituída sobretudo por coníferas – abetos, pinheiros e larícios.
Larício
Abeto
A folhagem das árvores da taiga é muito densa, o que reduz consideravelmente a penetração da luz solar, de tal maneira que outras espécies dificilmente se desenvolvem.
As copas têm forma cônica, favorecendo o deslizamento da neve para o solo e evitando grandes acumulações sobre os ramos que viriam a provocar a sua quebra.
As folhas são muito escuras.
As folhas em forma de agulha dificultam a perda de umidade por evapotranspiração.
Solo O solo é fino, pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outras espécies. As plantas que conseguem sobreviver são de pequeno porte: sobretudo gramíneas, alguns poucos arbustos, grandes camadas de líquens e musgos sobre as rochas.
No inverno os solos são permanentemente úmidos por conta da constante precipitação em forma de neve.
Fauna Quanto à fauna, essa vegetação abriga uma relativa diversidade de animais, com destaque para: alces, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, martas, esquilos, morcegos, coelhos, lebres, tigres (taiga russa), além de aves como pica-paus e falcões. Quanto à fauna aquática, o destaque é para o salmão, peixe típico desse tipo de ambiente.
alce Morcego
raposa Tigre Branco (taiga russa)
Lebre Esquilo
rena
Alce Marta
Veado Coelho
Lince
Lobo Marta
Urso Pardo Para se proteger do frio os animais podem hibernar
Muitos animais, sobretudo aves, migram para climas mais quentes assim que a temperatura começa a baixar. Falcão
Pica-Pau Salmão
Alguns animais que ficam, encontram-se adaptados, através de penas, pelos e peles espessas que os protegem do frio. Por vezes adaptam-se à mudança de estação através da mudança de cor das suas penas ou pelos.
A pele do arminho, por exemplo, muda de castanho escuro para branco, no Inverno, contribuindo para ajudar o animal a camuflar-se e a proteger-se de seus predadores.
Principal Impacto Ambiental A exploração de madeiras de espécies como o pínus e a pícea são muito utilizadas na indústria de celulose e papel.