ESCOLA M. E. I .E .F SEBASTIAÕ BEZERRA BASTOS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA PROFESSOR: GENTIL ERONIDES ANO/TURMA: 9º
1 . A integração e a interligação, em âmbito planetário, regidas pelos países centrais, provocam mudanças estruturais na economia e sociedades mundiais. Dentre elas, destacam-se: I - o uso intensivo de tecnologia; II - a diminuição da exclusão social; III - a redução do desemprego estrutural; IV - a formação de megablocos comerciais supranacionais; V - o fortalecimento das grandes corporações transnacionais. Estão corretos apenas os itens: (A) I, II e III. (B) I, IV e V. (C) II, III e IV. (D) II, IV e V.
2- Sobre o processo de globalização, NÃO é correto afirmar que: (A) o uso da internet modificou as concepções de tempo e espaço do homem contemporâneo. (B) o agrupamento de países em blocos econômicos favoreceu a circulação de mercadorias e de capitais. (C) as empresas transnacionais passaram a dispor de grande mobilidade territorial, em busca de um menor custo de produção. (D) a integração das economias mundiais diminuiu as desigualdades históricas entre os países do Norte e do Sul.
3- O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para: (A) a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-URSS. (B) a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial. (C) o processo de paz no Oriente Médio. (D) o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos".
4- Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a "Globalização", a qual impacta de forma negativa: (A) na mão-de-obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório. (B) nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional. (C) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos. (D) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da "exclusão social".
5- Os fluxos migratórios humanos, representados nos mapas abaixo, mais do que um deslocamento espacial podem significar uma mudança de condição social. Analisando-se os mapas, pode-se afirmar que essa mudança ocorreu com. ( A) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para São Paulo nas décadas de 50 e de 60, transformando-se em operários do setor industrial. (B) agricultores sulistas, que migraram para o centro-oeste na década de 60, transformando-se em empresários da mineração. (C) trabalhadores rurais nordestinos, que migração para a Amazônia na década de 60, transformando- se em grandes proprietários de terras. (D) moradores das periferias das grandes cidades, que migraram para o interior do país na década de 70 atraído pelas oportunidades de emprego nas reservas extrativistas.
6- Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor operacionalizar essa união. São parceiros do Brasil no MERCOSUL: (A) Argentina, Uruguai e Chile. (B) Argentina, Bolívia e Paraguai. (C) Uruguai, Argentina e Peru. (D) Argentina, Paraguai e Uruguai.
7 - Através do processo de transnacionalização da economia, o Brasil recebe investimentos de outros países, para o desenvolvimento de projetos. O Projeto Cerrados é de concepção japonesa, implementado sob a responsabilidade e risco do governo brasileiro, e tem por objetivo produzir cereais para o mercado mundial. Quando colocado em prática, mudanças significativas ocorrerão nas áreas de implantação, tanto social quanto espacialmente. Dentre elas destacamos: (A) a extinção dos latifúndios, que terão suas terras divididas para o melhor aproveitamento do solo e consequente aumento da produtividade agrícola. (B) o aproveitamento total da mão-de-obra local, que terá emprego, durante todo o ano, na produção de cereais, proporcionando uma melhora significativa no nível de vida da população. (C) o aproveitamento racional dos recursos naturais da região Centro-Oeste, que são hoje explorados sem nenhum controle do governo, o que causará prejuízos incalculáveis para o meio ambiente. (D) a modernização da produção, alicerçada por grandes empresas agrícolas, o que provocará, nessas áreas, a expulsão de significativos contingentes de população rural.
8- O que este mapa representa: (A) as formações vegetais. (B) as regiões brasileiras. (C) os tipos climáticos. (D) os grandes complexos regionais.
9- Em relação aos Mercados comuns: I. Fortaleceram-se com a nova ordem mundial que estimula a formação de blocos internacionais de poder. II. Há uma progressiva consolidação entre grupos de países com interesses comuns, acontecendo à fusão de mercados nacionais, que usufruem entre si da livre circulação de mercadorias e serviços. III. Ocorre uma redução ou eliminação de tarifas alfandegárias, favorecendo as relações comerciais e financeiras. (A) se todas as afirmativas estiverem corretas (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas
10- Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial - Estados Unidos, União Europeia e Japão - afirma-se, corretamente: (A) A hegemonia bélico-militar continua sendo dos Estados Unidos. (B) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos do Japão. (C) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Europeia. (D) Os índices de desemprego mais elevados são os do Japão.
11- Todas as alternativas apresentam aspectos que evidenciam a progressiva consolidação do MERCOSUL, EXCETO. (A) A ampliação da área geográfica de geração do PIB (Produto Interno Bruto). (B) A expansão do raio de consumo da produção dos centros mais dinâmicos dessa organização. (C) O aumento do fluxo de veículos e a diversificação da rede de transportes. (D) O crescente controle da economia pelo setor agropecuário registrado nos últimos anos.
12- É INCORRETO afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País, hoje, no mundo, representam. (A) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a implementação da ALCA. (B) um reforço em sua posição econômica e, possivelmente, um novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul. (C) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa. (D) uma defesa da ideia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo - especialmente os africanos.
13- A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formam o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabelece as regras e os procedimentos para a integração econômica entre os quatro países. Sobre este bloco econômico, é correto afirmar que: (A) integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível de renda muito diferentes. (B) estabelece "fronteiras abertas" para o livre deslocamento de pessoas, produtos e capitais. (C) permite a livre circulação dos bens industriais sem restrições e barreiras alfandegárias. (D) restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricas existentes dentro do bloco.
14- Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir. Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente: (A) mapa 1 = longitude; mapa 2 = latitude; mapa 3 = zonas climáticas. (B) mapa1 = meridianos; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = zonas climáticas. (C) mapa1 = latitude; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = fusos horários. (D) mapa1 = paralelos; mapa 2 = meridianos; mapa 3 = zonas climáticas.
15- A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, considere as afirmações adiante. I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade. II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título. III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada. Considerando as três assertivas, pode-se afirmar corretamente que: (A) apenas II e III são verdadeiras. (B) apenas I é verdadeira (C) apenas II é verdadeira. (D) apenas III é verdadeira.