Subcontinente indiano ou sul da ásia

Crispenha 14,904 views 27 slides May 08, 2013
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

SUBCONTINENTE INDIANO OU SUL DA ÁSIA ASPECTOS GERAIS

PAQUISTÃO - islamabad NEPAL – Katmandu ÍNDIA – Nova Délhi BANGLADESH - Daca BUTÃO - Tinfu MIANMA - Yangum SRI LANKA – Colombo MALDIVAS - Male

O deslocamento da placa tectônica do Subcontinente Indiano em direção ao norte e o seu choque com a placa asiática provocou a formação da cordilheira do Himalaia, onde se encontram as maiores montanhas do planeta, que são também o limite norte da região do Sul da Ásia.

Pangea

Relevo A Ásia Meridional é formada por uma grande plataforma repleta de dobramentos modernos e elevados planaltos, que compõem parte do maior conjunto montanhoso do planeta: a Cadeia do Himalaia (“país das neves” em Sânscrito – língua dos povos árias, que, oriundos do Cáucaso, povoaram a região por volta de 2000 a.C.). De formação terciária, o Sistema do Himalaia apresenta aproximadamente 40 montanhas com altitudes acima de 7.500m, dentre as quais se destaca o Everest, situado entre a China e o Nepal, ponto culminante do globo, com 8.882m. Na porção meridional do Himalaia, estende-se a Planície Indo-Gangética, que ocupa a maior porção do norte da Índia e praticamente toda a República Popular de Bangladesh. De formação sedimentar recente, seus solos são férteis e propícios para o cultivo do arroz. Mais ao sul, o Planalto do Decã , de formação antiga e cristalina, abrange metade do território integral da Índia, chegando às margens do Oceano Índico. No lado ocidental desse planalto, estão localizados os altiplanos de Ghatts , caracterizados por escarpas elevadas, que se estendem até a extremidade leste do território indiano (os Ghatts orientais).

Clima O elemento particular e específico do clima do subcontinente indiano consiste nos ventos de monções. No verão, que no hemisfério norte se prolonga de junho a setembro, as águas do Oceano Índico estão mais frias que o continente, já que os maiores rigores do inverno incidem sobre elas. Dessa maneira, a temperatura do ar é relativamente mais baixa do que a prevalecente nas áreas continentais, o que determina uma maior pressão do ar. Essa diferença de pressão desloca as massas de ar do sul para o norte. Sendo o continente vítima de altas temperaturas, o que provoca grande evaporação de água, o ar frio, proveniente do mar, ao se chocar com essa atmosfera úmida e quente, causa intensas chuvas. Nas áreas setentrionais do continente, as temperaturas são muito baixas gerando uma zona de altas pressões. Simultaneamente, no Oceano Índico, formam-se áreas de baixa pressão e altas temperaturas. Isso faz com que os ventos soprem do interior do continente asiático para as águas marítimas, provocando a diminuição das temperaturas continentais e a queda das taxas de evaporação. Em conseqüência, as chuvas praticamente são inexistentes.

Hidrografia   Os rios que nascem no Himalaia são normalmente alimentados pela neve e pela monção de verão; são volumosos e banham as regiões de maiores pluviosidades. Os rios que nascem no Planalto do Decã são geralmente alimentados pela monção de verão e variam de volume, sendo que alguns não são perenes .   • Rio Indo - Nasce no Himalaia, região da Caxemira, corta todo o Paquistão, e desemboca no Mar de Omã ou da Arábia. E o maior rio que desemboca no Oceano Índico, com mais de 3.200 km de extensão.   • Rio Ganges - E o rio sagrado da Índia, banha a cidade sagrada de Benares (berço do bramanismo). A 350 km da costa, junta suas águas às do Rio Bramaputra , desembocando no Golfo de Bengala, junto a Bangladesh.   • Rio Bramaputra - Nasce no Tibete, nas encostas do Himalaia, passa pela Índia, Bangladesh e desemboca em forma de delta, juntamente com o Ganges, no Golfo de Bengala; possui 2.900 km de extensão .

Rio Bramaputra , imagem de satélite

População A região é uma das mais densamente povoadas do planeta, com aproximadamente 1,6 bilhão de habitantes, o que equivale a um quarto de toda a população mundial, com uma densidade sete vezes maior que a média de todos os países juntos.

Caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua população sofre por diversas conseqüências da economia local e pela má distribuição de renda nestes países. A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiz a esta realidade, a Índia, por exemplo, será daqui alguns anos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo de crescimento vegetativo não para de aumentar. Dentre todas as nações desta região, a Índia é a que possui maior volume em sua economia, enquanto que as outras nações estão mergulhadas em grandes crises sócio-econômicas.

Imagens

Índia – Taj M ahal

Paquistão – Museu em Lahore

Nepal - Himalaia

Butão – Mosteiro Taktshang (Ninho do tigre).

Bangladesh - Parlamento

Mianmar – Templo Budista

Sri Lanka – região oeste

Maldivas – ilhas

Professora Cristina Penha
Tags