Características: Animais de corpo dividido em cabeça e tronco. São animais de abito noturno e vivem em locais úmidos por não possuírem cutícula. Possuem o corpo segmentado em anéis com patas distribuídas em pares por segmento. Animais dotados de varias patas articuladas. Não possuem apêndices ramificados Possuem respiração traqueal.
Quilópodes Animais que possuem um par de patas por segmento sendo o primeiro par as forcípulas (Ferrões que injetam veneno) com função de defesa e captura da presa. São animais carnívoros que se alimentam de larvas, besouros e detritos. As pernas anais, encontradas no último segmento do tronco, não apresentam função locomotora e sim de defesa, ataque ou sensitiva, podendo ter formas de pinça ou de antena . Cerca de 2800 espécies catalogadas. Não se enrolam. Ex : Centopeia Possuem corpo achatado. Se locomovem rapidamente
Quilópodes
Diplópodes Animais que possuem dois pares de pata por segmento (também chamado de mil pedes). Possuem um par de antenas São animais herbívoros e detritívoros que se alimentam da matéria vegetal morta. Animais dotados de um corpo cilíndrico. Possuem dois pares de patas por segmento. Como defesa se enrolam e liberam um odor. Cerca de 8 mil espécies catalogadas. Ex : Piolho-de-Cobra. Se locomovem lentamente.
Diplópodes
Curiosidades Antigamente os animais diplópodes e quilópodes faziam parte de uma única classe chamada de miriápodes. Este nome vem do grego, onde myria significa 10 mil e podos significa pés. Era uma referência exagerada da grande quantidade de pés que estes animais possuem . O Illacme plenipes é um diplópode típico da região da Califórnia. Este artrópode possui a incrível quantidade de 370 pares de patas. Provavelmente é o animal que apresenta a maior quantidade de patas do planeta .] Existem cerca de 8 mil espécies (descritas) de diplópodes no mundo . Algumas espécies de diplópodes possuem glândulas que produzem veneno, podendo secretá-lo como forma de defesa em quem se apresentar como ameaça, inclusive seres humanos.
Curiosidades Algumas espécies de centopeias possuem até 191 pares de pernas. A maior espécie de quilópode é a Scolopendra gigantea , também conhecida como centopeia gigante da Amazônia. Ela possui 30 cm de comprimento. O veneno dos quilópodes não é mortal para a maioria dos seres humanos. Porém, se uma pessoa for alérgica ao veneno, pode ter um choque anafilático e morrer após receber uma picada destes animais. Pessoas que não são alérgica vão sofrer forte dor local, após serem picadas.