Super Aula Preparatória SAEPE 2021.pptxx

ChristianeDoniOlivei 13 views 22 slides Sep 09, 2025
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Super Aula Preparatória SAEPE 2021.pptx


Slide Content

Profs. Wagner Holanda e Miryan Jussara Super Aula Preparatória SAEPE 2021

Questão 1 Um automóvel move-se a 30 km/h e demora cerca de 5 horas para chegar ao seu destino. Se esse automóvel estivesse a 100 km/h, quantas horas ele demoraria para fazer esse percuso?

Questão 2 Leia o texto abaixo.    Receitas da vovó Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando).  A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias:  (A) Fazem com que lembremos a nossa infância.  (B) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.  (C) São as que só nossas mães ou avós conhecem.  (D) São uma parte importante da cultura brasileira.  21

Questão 3 O HOMEM DO OLHO TORTO No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas — falava cuspindo, espumando como um sapo-cururu. O que mais chamava a atenção era o seu olho torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até que tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.  RAMOS, Graciliano. Histórias de Alexandre. Editora Record. In revista Educação, ano 11, p. 14 O que deu origem aos fatos narrados nesse texto? (A) O fato de Alexandre falar muito. (B) O hábito de Alexandre de falar cuspindo. (C) A caçada de Alexandre à égua pampa. (D) A caçada de Alexandre a uma onça.

Questão 4 João comprou um carro que custava R$ 1.700,00. Na hora do pagamento à vista recebeu um desconto de 12%. Qual o valor pago por João?

Questão 5 AS DUAS NOIVAS O ônibus parou e ela subiu. Ele se encolheu, separando-se da outra, as mãos enfiadas entre os joelhos e olhando para o lado – como se adiantasse, já tinha sido visto. A noiva sorriu, agradavelmente surpreendida:  Mas que coincidência!  E sentou-se a seu lado. Você ainda não viu nada – pensou ele, sentindo-se perdido, ali entre as duas. Queria sumir, evaporar-se no ar. Num gesto meio vago, que se dirigia tanto a uma como a outra, fez a apresentação com voz sumida:  — Esta é minha noiva...  — Muito prazer – disseram ambas.  Fonte: Sabino, Fernando. Obra Reunida. Volume III, Editora Nova Aguilar S.A. – Rio de Janeiro, 1996, p. 148.Com cortes. No texto, a ironia está no fato de que as moças A) se conheciam.  B) se cumprimentaram.  C) falaram ao mesmo tempo.  D) noivaram com o mesmo rapaz.

Questão 6 Num triânguo equilátero um dos lados medem 17 cm. O perimetro desse triângulo mede?

Questão 8 O que é que sabe todas as palavras mas nunca diz nenhuma? 

O irmão do seu avô é o que seu?  Questão 7

Questão 9   Joãozinho e os pronomes   Na escola:– Joãozinho!– Sim, professora!– Por favor, diga-me dois pronomes.– Quem, eu?– Muito bem, garoto! Disponível em: <http://recantodacronica.blogspot.com.br/2011/11/joaozinho-e-os-pronomes-historias.html>. Acesso em: 3 dez. 2015.    O humor desse texto está  A) na forma como o Joãozinho atende a professora. B) na maneira como a professora faz o pedido ao Joãozinho. C) no fato de Joãozinho responder corretamente sem intenção. D) no jeito como a professora faz um elogio ao Joãozinho.

Questão 10 Se a diagonal de um quadrado mede 2√2 cm. Qual a aréa deste quadrado?

Questão 11 O FIM DE SAPOS, RÃS E PERERECAS  “Para muita gente, sapos, rãs e pererecas podem lá não ter graça. Mas os anfíbios são essenciais à vida de florestas, restingas e lagoas, só para citar alguns ambientes. E o problema é que estão desaparecendo sem que cientistas saibam explicar o por quê. O fenômeno é conhecido há anos, mas tem se agravado muito. Sobram explicações — vírus, redução de habitat e mudanças climáticas, por exemplo — mas ainda não há resposta para o mistério, cuja consequência é o aumento do desequilíbrio ambiental. Para tentar encontrar uma solução, cientistas começaram a se reunir no Rio.” O Globo. Rio de Janeiro, 23/06/2003. Ao se referir ao desaparecimento de sapos, rãs e pererecas, o texto alerta para A) o perigo de alguns ambientes ameaçados.  B) a falta de explicação dos cientistas.  C) as explicações do mistério da natureza.  D) o perigo do desequilíbrio do meio ambiente.

Questão 12 Viva o povo brasileiro O país tem fama de não cuidar da ecologia. Vide as queimadas na Amazônia. Além disso, em reciclagem de vidros o Brasil foi reprovado num ranking do Instituto Worldwatch. Assim, parece soar estranho o país bater o recorde mundial em reciclagem de latas. De cada 100 latinhas de bebida, 65 voltam para a indústria. É que há 125.000 brasileiros suando na coleta de latas usadas. Esse exército de subempregados embolsou 80 milhões de dólares em 1998.  VEJA. São Paulo: Ed. Abril. Ano 32, nº 17, 28 abr. 1999.   O sucesso na reciclagem de latas tem como causa (A)  o problema das queimadas na Amazônia. (B)  a reciclagem nacional de vidros. (C) o trabalho das pessoas subempregadas. (D) o investimento em moeda estrangeira.

Questão 13 Em uma granja com 800 frangos, 945 kg de milho duram exatamente 10 dias. Caso a granja tivesse 400 frangos a mais, essa raçao duraria quantos dias?

Questão 14 Consegue unir 9 pontos com 4 retas .

Questão 15

Questão 16 Os Asteróides   Entre Marte e Júpiter encontramos uma faixa de pequenos corpos, provavelmente originados em explosões planetárias, que gravitam em torno do Sol. O maior destes asteróides pode ser visto a olho nu e recebe o nome de Vesta . Calcula-se em mais de 1.600 o número de asteróides existentes. NOVO ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL.  São Paulo: Editora MichelanyLtda , 1993.   De acordo com o texto, a definição de asteróide é (A) Corpos formados por restos de planetas. (B) Planetas situados entre Marte e Júpiter. (C) Atividade de gravitar em torno do Sol. (D) Explosões de gases existentes na Terra.

Questão 17 Qual o volume de um prisma retângular de 13 cm de comprimento, 7 cm de largura e 0,1 m de altura?  

Questão 18 A capacidade total de um tanque é 242 litros, significa dizer que:   O tanque tem capacidade de 242 m³ O tanque tem capacidade de 242 dm³ O tanque tem capacidade de 242 cm³

Questão 19 Integral ou desnatado? A nutricionista Ana Beatriz Barrella [...] explica que a diferença entre leite integral, desnatado e semidesnatado está na redução da gordura. Adolescentes devem optar por integral, já que a gordura é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo e, se consumida dentro das quantidades recomendadas, desempenha diversas funções, que vão de dar energia a manter a temperatura corporal constante, além de proteger os órgãos vitais do corpo, entre outros benefícios. Todateen . jan. 2011. Ano 16. n 182, p. 36. Fragmento.  A ideia defendida nesse texto é que A) a gordura deve ser consumida em medidas recomendadas para trazer benefícios à saúde. B) a gordura do leite integral é bastante reduzida em relação ao desnatado e ao semidesnatado. C) os adolescentes devem consumir leite integral para o bom funcionamento do corpo. D) os órgãos vitais necessitam de leite integral para que possam funcionar adequadamente.

Questão 20 O que tornou esse texto engraçado foi o fato de o menino A) sentar em um banco baixinho. B) fazer um desenho de si mesmo. C) usar a palavra “porta-retratos” com outro sentido. D) conversar com o pássaro sobre porta-retratos.

Obrigada foi uma honra estar com vocês nesses aulões ! Vocês são SUPER!
Tags