Tabela Periódica - Organização e caracter+isticas de alguns elementos.
Size: 316.87 KB
Language: pt
Added: Mar 25, 2015
Slides: 12 pages
Slide Content
Tabela Periódica Organização e caraterísticas químicas dos elementos
A distribuição dos eletrões em torno do núcleo relaciona-se com as diferentes propriedades químicas que cada elemento apresenta.
Metais Sólidos ; exceto o Hg (25°C, 1atm ) que é líquido Brilho metálico (característico) - Maleáveis Bons condutores de calor e eletricidade Tendência a formar iões positivos (catiões)
Formam compostos c ovalentes (moleculares ) Maus condutores de calor e eletricidade ( exceção para a grafite (forma de carbono) Tendência para formar iões negativos (aniões) Geralmente têm pontos de ebulição e de fusão baixos Não metais
Semimetais Os semimetais apresentam características intermédias entre os metais e os não-metais .
Caráter metálico
Existem como moléculas monoatómicas São estáveis: tendem a não estabelecer ligações Não têm tendência para formar iões Também se conhecem como gases raros ou inertes São incolores e inodoros Gases Nobres
Metais alcalinos Reagem com a água, formando hidróxidos Reagem facilmente com o oxigénio formando óxidos Perdem facilmente o eletrão de valência, formando iões monopositivos.
Os metais alcalinos apresentam propriedades químicas semelhantes e a reatividade aumenta ao longo do grupo. Mas porquê? Z=3 2; 1 Z=11 2; 8; 1 Z=19 2; 8 ; 8 ; 1 Li Na K A reatividade aumenta Reatividade dos metais alcalinos
Reatividade dos metais alcalinos Li K Na Consideremos a distância do eletrão de valência ao núcleo para cada um dos metais. O que se verifica à medida que avançamos no grupo? Quanto mais afastado está o eletrão de valência menos atraído é pelos protões e sai mais facilmente da ação núcleo. O átomo torna-se mais reativo!
Consideremos três dos elementos do grupo 17 da TP. Será que a reatividade também aumenta ao longo do grupo? F Cl Br A reatividade diminui Reatividade dos halogéneos Captam mais facilmente um eletrão os átomos mais pequenos pois a ação do núcleo faz-se sentir com mais intensidade!
Quando a tendência do átomo é perder eletrões, caso dos metais, quanto mais afastado está o eletrão de valência menos atraído é pelos protões e sai mais facilmente da ação núcleo. O átomo torna-se mais reativo! Quando a tendência do átomo é ganhar eletrões, caso dos halogénios, a ação dos protões faz-se sentir mais intensamente se a distância à camada de valência for menor. Átomos mais pequenos são mais reativos!