CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Prof . Dr : Marcelo Soares dos Santos
ALUNOS: Dayane Sousa Araujo Gabriela Gomes dos Reis Gabryele Alves Ferreira Henrique Morais Menezes Maria Luciana Leal Camilo Wesley Silva de Almeida CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA TECIDO CONJUNTIVO
TECIDOS CONJUNTIVOS Os tecidos conjuntivos apresentam elevada quantidade de substância intercelular e originam-se do mesênquima que é um tecido mbrionário . Funções Preencher, estabelecer conexão entre os diversos tipos de tecidos ou órgãos; Transportar substâncias; Auxílio na defesa ( Proteção contra partículas estranhas ); Amortecer impactos; Armazenar gordura.
Origem A maior parte dos tecidos conjuntivos origina-se das células do folheto germinativo intermediário dos tecidos embrionários conhecido como mesoderme , especialmente do mesênquima .
Tecidos conjuntivos Em geral o tecido conjuntivo é constituído: Células Fibras Matriz de substância fundamental Substância fundamental: Circunda as células e as fibras do tecido conjuntivo.Não têm estrutura histológica e é por isso considerada amorfa, sendo constituída por : • proteogliganas (PG) • glicosaminoglicanas (GAG)
Tecido Conjuntivo Frouxo Serve de apoio ao tecido epitelial; Camadas : Vasos sanguíneos e linfáticos.
Tipos de Tecido Conjuntivo Denso Modelado / Ordenado: Feixes de fibras colágenas paralelos entre si; Resistente a trações exercidas numa só direção; Encontrado em tendões e ligamentos. Não modelado / Desordenado: Feixes de fibras colágenas em arranjo aleatório; Resistente a trações em várias direções; Encontrado na derme, bainha de nervos, cápsulas; do baço, ovários, rins, linfonodos etc.
Tipos de Tecido Conjuntivo Denso
Tecido Conjuntivo Elástico Fibras elásticas abundantes formando feixes; Os espaços entre as fibras elásticas é ocupado por fibras colágenas e fibroblastos achatados.
Tecido Conjuntivo Elástico Onde podemos encontrar: Ligamentos amarelos da coluna vertebral; Ligamento suspensor do pênis; Parede de vasos sanguíneos de grande calibre.
Tecido Conjuntivo Reticular As fibras colágenas formam redes, mescladas com fibroblastos e macrófagos; Fibroblastos especializados ajudam a formar o retículo que sustenta as células livres; Forma o arcabouço de sustentação de órgãos formadores de células do sangue .
Tecido Conjuntivo Cartilaginoso São Formados por: Candroblastos ; Candróticos . Características : Ausência de Vascularização Tecido Liso, Rígido e Elástico (essencial para formação dos ossos longos); Reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita deslizamento.
Tecido Conjuntivo Ósseo É um dos tecidos mais resistentes e rígidos do corpo humano; Constituinte principal do esqueleto protege órgãos vitais , como os condilos da caixa toráxica e craniana e no canal raquidiano; É considerado um reservatório de cálcio , fosfato e outros íons , armazenando-os e liberando-os de maneira controlada.
Tecido Conjuntivo Ósseo
Tecido Conjuntivo L infático Formados: Linfa; Vasos linfáticos; Órgãos linfoides. Função: Ajuda o sistema sanguíneo na remoção de impurezas, coletar e distribuir ácidos graxos e gliceróis absorvidos no intestino e contribuir para a defesa do organismo. Por meio da produção de anticorpos e linfócitos.
Tecido Conjuntivo Linfático
Tecido Conjuntivo Sanguíneo Funções : Transporte de substâncias; Manutenção da temperatura corporal; Regulação osmótica; Defesa. Constituição: Plasma; Elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas ).