AS PLACAS TECTÔNICAS As PLACAS TECTÔNICAS formam a camada externa e sólida da Terra denominada litosfera (ou crosta terrestre) . Esta camada é constituída por sete principais placas rochosas rígidas que mudam de posição e se encaixam como um quebra-cabeças . As placas quando se movimentam acabam por formar cadeias de montanhas (cordilheiras), vulcões, terremotos, tsunamis (maremotos) , ou seja, acabam modificando a paisagem da Terra.
AS PLACAS TECTÔNICAS Movimento de afastamento Movimento de encontro Se movem uma ao lado da outra
Como ocorre a movimentação das placas tectônicas? Áreas mais quentes Áreas menos quentes Página 121 Correntes de Convecção
TRANSCORRENTE DIVERGENTE TIPOS DE MOVIMENTOS DA PLACAS TECTÔNICAS Esses movimentos acabam por alterar as formas de relevo, são denominados agentes ENDÓGENOS. Falha de San Andreas Cordilheira dos Andes Cordilheira do Himalaia Cadeia Meso -Oceânico Atlântica CONVERGENTE CONVERGENTE 1 2 3 4 Página 122 e 123 TRANSFORMANTE
Falha de San Andreas
Cordilheira do Andes
Cordilheira do Himalaia
AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS São falhas tectônicas da crosta terrestre onde os vulcões surgem , na medida em que o magma (rochas derretidas presentes no interior da terra) é expelido com imensa pressã o, liberando gases, vapor d’água, poeira, cinzas e lavas na atmosfera.
Os vulcões mais ativos localizam-se em áreas de encontro das placas tectônicas.
VULCÃO Leitura Página 125
As paisagens modificadas pelos vulcões Os vulcões podem provocar várias alterações na paisagem devido a imensa quantidade de lava, pedaços de rochas, cinza e gases que um vulcão expele para superfície. Como exemplo de transformações podemos citar: devastação da vegetação, soterramento de lagos e riso, surgimento de novas rochas . Os vulcões p
As paisagens modificadas pelos vulcões Os vulcões também podem ser construtivos , uma vez que podem originar ilhas , o material extravasado pode, com o tempo, transforma-se em solos, extremamente férteis (como o solo de terra roxa no Brasil).
Vulcão expelindo gases...
OS TERREMOTOS Um terremoto ( ou sismo) é um fenômeno de vibração brusca e passageira na crosta terrestre , resultante de movimentos subterrâneos de placas tectônicas (ou rochosas), de atividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra.
MAREMOTO O maremoto é o terremoto no relevo submarino . É também chamado por tsunami , ele pode resultar em um efeito arrasador quando atinge a costa continental, pois provoca ondas muito fortes e gera a destruição de tudo o que encontra pela frente.
Vídeo de um tsunami no Japão https://www.youtube.com/watch?v=I_-FaL6TunQ
ESCALA RICHTER A Escala Richter é a escala utilizada para quantificar a magnitude (intensidade) de um sismo (terremoto) . A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg.
Imagens do terremoto no Chile em 1960.
Outra escala utilizada para medir a intensidade do terremoto é a Mercalli . Página 126
O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana, que atinge até 200 quilômetros de espessura . Os sismos no Brasil raramente possuem magnitude e intensidade elevadas. No entanto, existe a ocorrência de terremotos no território brasileiro , causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas.
A paisagem modificada pelos terremotos Os terremotos podem alterar as características do relevo, através de abertura de fendas nas rochas e no solo, além da elevação ou do rebaixamento do relevo .
SISMOGRÁFO Sismógrafo é um aparelho que detecta os movimentos do solo, incluindo os gerados pelos terremotos . Estes movimentos são depois registados nos sismógrafos, que geram traçados gráficos denominados de sismogramas. A partir dos sismogramas os sismólogos conseguem obter informações , como a localização do hipocentro e a magnitude (intensidade) do sismo .