Teoria da Perspectiva ou Prospecto - Daniel Kahneman e Amos Tversky

590 views 12 slides Nov 02, 2019
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Teoria da Perspectiva ou Prospecto - Daniel Kahneman e Amos Tversky


Slide Content

Teoria da Perspectiva (ou Prospecto) Daniel Kahneman e Amos Tversky

Autores Daniel Kahneman, 5 de Março de 1934, teórico da Economia Comportamental e Ciência Cognitiva. Possui Doutorado em Psicologia em 1961 e foi laureado em 2002 com o Premio Nobel da Economia Autor do livro Rápido Devagar (2011) Amos Tversky , 16 de Março de 1937 à 02 de Junho de 1996, foi um pioneiro da Ciência Cognitiva. Foi Psicólogo, Economista e Professor Universitário.

O desenvolvimento da Teoria da Perspectiva

Visão Geral da Teoria 1 – O valor das decisões podem ser medidas apenas com base no ponto de referência de cada indivíduo; 2 – Cada indivíduo é sensível a um grau diferente de perdas monetárias; 3 – Ninguém gosta de perder dinheiro (aversão à perdas).

Se jogássemos uma moeda para cima, e desse Cara, você perderia 500 reais, e se desse Coroa, você ganharia 500 reais, você toparia?

Ponto de Referência A dependência de um ponto de referência mostra que um indivíduo avalia as consequências, sejam elas monetárias ou não, a partir de um determinado nível que serve como padrão, geralmente este ponto é a inércia. O ponto de referência dependerá das preferências de cada indivíduo e também do contexto.

Saturação da percepção de Ganhos/Percas O segundo aspecto importante da teoria do prospecto diz respeito à saturação da percepção de ganhos e perdas. Em outras palavras, a função valor da teoria do prospecto afirma que os indivíduos atribuem percepções decrescentes do retorno, tanto para ganhos quanto para perdas.

Aversão às perdas A dor da perda é maior que a satisfação do ganho. A curva de perdas é convexa e a de ganhos é cônvaca . Efeitos dos ganhos e perdas tem têm impactos assimétricos.

Considerações Enquanto a teoria da utilidade esperada é tratada como um modelo normativo / prescritivo, a teoria do prospecto possui um caráter descritivo / positivo, por mostrar como os indivíduos de fato se comportam e não como eles deveriam se comportar ( Shefrin , 2010).

Considerações Conforme Hastie e Dawes (2010), a teoria do prospecto é a descrição mais abrangente em relação ao processo de tomada de decisão, pois sintetiza vários séculos de observações empíricas e inferências a respeito do comportamento humano diante de decisões. Além disso, a TP forneceu novas perspectivas e tem servido de fomento a novos métodos de previsão do comportamento humano.

Exemplos práticos