TEORIA DAS NECESSIDADES Básicas de enfermagem.pptx

jhordana1 123 views 13 slides May 08, 2024
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Teoria das necessidades básicas


Slide Content

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS, DE VIRGINIA HENDERSON Màrcio A. Pereira

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS PARA HENDERSON, A PRÁTICA DA ENFERMAGEM PROFISSIONAL SIGNIFICA... “... A atuação para compensação de qualquer ato, na observação, no cuidado e no aconselhamento dos doentes, feridos ou inválidos; na manutenção da saúde ou prevenção da doença de outros; na supervisão e ensino de outros profissionais ou na administração de medicamentos e tratamento conforme prescritos por um médico; exigindo julgamento especializado substancial e habilidade baseados no conhecimento e na aplicação dos princípios das ciências biológicas, físicas e sociais...”

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS META DE ENFERMAGEM: Trabalhar de forma independente com outros profissionais de saúde, ajudando o paciente a ganhar independência o mais rápido possível .

NA PRÁTICA... Os enfermeiros ajudam os pacientes a colocarem em prática as 14 necessidades fundamentais.

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS ESTA TEORIA ESTÁ BASEADA NOS SEGUINTES PRESSUPOSTOS: Tanto o enfermeiro quanto o paciente, valorizam a independência sobre a dependência; O enfermeiro deve ter em conta o plano terapêutico prescrito pelo médico para definir os cuidados; A prática do enfermeiro deve basear-se nos contributos gerados pela investigação em Enfermagem/conhecimentos.

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS Ela salienta a assistência de indivíduos em atividades essenciais para a manutenção da saúde, para recuperação ou para chegar a uma morte pacífica, propondo 14 componentes do atendimento básico de Enfermagem, que são...

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS 1. Respirar normalmente; 2. Comer e beber adequadamente; 3. Eliminar os resíduos orgânicos; 4. Movimentar-se e manter posturas desejáveis; 5. Dormir e descansar; 6. Selecionar roupas adequadas ;

Manter temperatura corporal; 8. Manter higiene; 9. Evitar perigos ambientais; 10. Comunicar-se com outros expressando emoções, necessidades, medos ou opiniões; 11. Adorar de acordo com a própria fé;

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS 12. Trabalhar de forma satisfatória; 13. Participar de diferentes atividades recreativas; 14. Aprender, descobrir ou satisfazer a curiosidade que conduz ao desenvolvimento normal e a saúde, utilizando os meios disponíveis.

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS HENDERSON E O PROCESSO DE ENFERMAGEM: Ela considera o processo como “realmente a aplicação da abordagem lógica para a solução de um problema. Os passos são os do método científico”. Cada pessoa tem de receber o atendimento individualizado .

TEORIA DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), por meio da aplicação do processo de Enfermagem, emerge como possibilidade de orientar o cuidado ao paciente, com foco na integralidade das dimensões do ser cuidado. É através do processo de Enfermagem que a teoria de Henderson pode ser aplicada.

CONCLUINDO... PARA HENDERSON... A função que o enfermeiro desempenha é, principalmente, uma função independente – a de agir para o paciente quando ele precisa de conhecimento, força física ou vontade de agir por si mesmo com faria, ordinariamente, quando saudável, ou também realizar a terapia prescrita.

REFERÊNCIA GEORGE, J. B. e colaboradores. Teorias de enfermagem – Os fundamentos à prática profissional. 4ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
Tags