Tipografia

HelenaFerreira18 67 views 7 slides Dec 28, 2022
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

A tipografia na comunicação visual


Slide Content

T ipografia é a arte de imprimir os “tipos” — fontes ou letras. O termo também se refere à formação de seu desenho e desdobramento em “famílias”, isso inclui variações de altura, espessura e largura, além das versões em negrito, itálico e sublinhado.

As serifas são aqueles pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes de cada caractere. Esse recurso costuma passar a ideia de mais tradição e sobriedade. São menores e menos espessas, por isso não costumam ser muito bem lidas nas telas. Facilita a leitura de longos textos, como por exemplo nos livros.

As fontes sem serifa (ou sans-serif) não apresentam esses traços a mais na ponta de suas linhas. Essa é a razão pela qual elas são vistas como fontes mais modernas e atuais. São mais utilizadas em títulos, chamadas e nos textos digitais.

São as fontes manuscritas, que são muito utilizadas, por exemplo, em convites, pois são mais tradicionais. Por reproduzir a escrita humana, passam a mensagem de elegância, classe. Podem ser usadas para destacar alguma palavra ou frase curta no seu slide.

Fontes do sistema São as famílias que já vem instaladas em todos os computadores, consideradas “padrão”, como Arial, Verdana, Times, Century, Courier, etc. Utilizando-as corremos menos risco de desconfiguração, no caso de enviarmos para outras pessoas editarem. Visto que, precisamos ter a fonte instalada para que ela seja reconhecida no documento. Cada família pode ter algumas ou todas essas variações: Thin, Light, Regular, Medium; Semi Bold, Bold e Black ou Extra Bold.
Tags