toca pro aulao português 5º ano SAEB .pptx

testeparaemail45 0 views 64 slides Sep 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 64
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64

About This Presentation

Questões de Língua Portuguesa visando preparar os alunos para a prova SAEB


Slide Content

TOCA PRO AULÃO LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA O TEXTO. Notas baixas são resultado de muito tempo em frente ao videogame. Ter acesso contínuo – e sem controle – ao videogame em casa, afeta significativamente o rendimento escolar de crianças Os pais devem encorajar a moderação aos seus filhos quando o assunto é videogame. Mais do que apenas deixá-los afastados de atividades físicas e vivências sociais necessárias para o seu desenvolvimento, ter um videogame em casa também pode piorar o desempenho acadêmico em algumas crianças. (...) Os pesquisadores apontam uma relação bastante clara quanto ao tempo gasto com videogame e o nível de declínio acadêmico e de aprendizado, especialmente quando as crianças jogavam após o período da escola. Os autores dizem que é nessa idade que as crianças refinam seu nível de linguagem (escrita e falada) e o uso contínuo do videogame pode atrasar essa fase. “Os resultados mostraram claramente que possuir um videogame em casa pode ter resultados bastante negativos na vida real”, concluem os autores.

As crianças e os adolescentes de hoje vivem cercados de videogame, computador, TV e DVD. As últimas descobertas da ciência dizem que o uso desses recursos na medida certa ao contrário do que se pensava, pode ajudá-los a afiar a inteligência. LEIA O TEXTO. I mersos na tecnologia – e mais espertos

(A) expressam opiniões a favor do uso de videogames por crianças. (B) relatam as últimas descobertas da ciência e condenam o uso das tecnologias. (C) apontam que o tempo gasto no videogame não afeta o rendimento escolar das crianças. (D) apresentam pontos de vista diferentes em relação ao uso do videogame. Com relação ao assunto abordado, os textos I e II QUESTÃO 1

( D) apresentam pontos de vista diferentes em relação ao uso do videogame. ✅ Correta. – Texto I: destaca os prejuízos do uso excessivo. – Texto II: mostra os benefícios do uso equilibrado. Texto I: “Notas baixas são resultado de muito tempo em frente ao videogame. Ter acesso contínuo e sem controle ao videogame em casa, afeta significativamente o rendimento escolar de crianças...” Aqui fica claro o ponto de vista negativo: excesso de videogame atrapalha. Texto II “As últimas descobertas da ciência dizem que o uso desses recursos na medida certa, ao contrário do que se pensava, pode ajudá-los a afiar a inteligência.” Aqui está o ponto de vista positivo: se usado com moderação, pode ajudar no desenvolvimento.

expressam opiniões a favor do uso de videogames por crianças.❌ Errada. – O Texto I mostra o lado negativo do uso excessivo (notas baixas, atraso no aprendizado). – O Texto II fala do lado positivo se usado com moderação. Portanto, não é apenas “a favor”. (B) relatam as últimas descobertas da ciência e condenam o uso das tecnologias.❌ Errada. – O Texto II, sim, menciona descobertas da ciência, mas não condena o uso da tecnologia; pelo contrário, fala dos benefícios no uso equilibrado. (C) apontam que o tempo gasto no videogame não afeta o rendimento escolar das crianças.❌ Errada. – O Texto I afirma claramente que afeta negativamente o rendimento.

Permitir ou não o uso desses aparelhos nas dependências do colégio é uma discussão bastante atual. Conheça algumas opiniões: Quando os primeiros celulares chegaram ao mercado brasileiro, na década de 90, eles eram sonho de consumo para muita gente. Quase vinte anos depois, estão tão popularizados que até crianças vivem a carregar modelos ultramodernos, inclusive na escola, onde esses aparelhos já fazem parte do cotidiano dos alunos. “O celular se justifica pela necessidade dos pais monitorarem seus filhos, mas chegou-se a um exagero de uso”, opina Daniel Lobato Brito, diretor administrativo do Colégio Pio XII, em São Paulo. Revista Ensino fundamental, ano 4, nº 46, dezembro 2007, seção Comportamento, p.6,. Celular na Escola LEIA O TEXTO

LEIA O TEXTO. Fórum na comunidade “ Pode celular na sala de aula?” Ravi Celular na sala de aula atrapalha muito, até porque não é simplesmente o toque do celular, mas tem gente que ATENDE o celular se escondendo do professor (ou tentando...) e fica falando, ou então, quando o dono do celular não fala nada, a turma, ou alguns colegas de classe ficam soltando piadas, enchendo o saco, zoando, etc... atrapalhando a galera e a concentração do professor que pode perder o raciocínio ou ainda expulsar os alunos de sala. E concluindo: o celular, em sala de aula, deve ser banido, e tratado com severidade os que descumprirem as regras.

QUESTÃO 2 (A) utilizam a mesma linguagem. (B) tratam do mesmo assunto. (C) destinam-se ao mesmo público. (D) circulam no mesmo lugar. Com relação aos dois textos podemos afirmar que:

✔ Resposta correta: (B) tratam do mesmo assunto. Por quê? O Texto 1 ( Revista Ensino Fundamental ) fala sobre celular na escola, mostrando que o uso exagerado virou problema. “O celular se justifica pela necessidade dos pais monitorarem seus filhos, mas chegou-se a um exagero de uso...” O Texto 2 ( fórum da internet ) também fala sobre celular na escola, defendendo que deve ser banido. “O celular, em sala de aula, deve ser banido, e tratado com severidade os que descumprirem as regras.” Os dois textos discutem o mesmo tema: o uso de celulares no ambiente escolar.

❌ Por que as outras estão erradas utilizam a mesma linguagem.– Errado, porque: Texto 1 → linguagem formal, de revista educativa. Texto 2 → linguagem informal, de fórum na internet (com gírias e expressões como “enchendo o saco”, “zoando”). (C) destinam-se ao mesmo público.– Errado, porque: Texto1→ público-alvo: professores, pais, educadores. Texto2→público-alvo: jovens/internautas que participavam do Orkut. (D) circulam no mesmo lugar.– Errado, porque: Texto 1 → circula em revista impressa. Texto 2 → circula em comunidade online (Orkut).

LEIA O TEXTO.

QUESTÃO 3 (A) explicar como são feitos os livros. divulgar uma feira de livros (C) indicar locais onde se vendem livros. (D) mostrar a importância dos livros. O objetivo do texto é

explicar como são feitos os livros.❌ Errada. O texto não fala nada sobre fabricação de livros. (B) divulgar uma feira de livros.❌ Errada. O cartaz não convida para evento, não há data ou local. (C) indicar locais onde se vendem livros.❌ Errada. Não há endereços, preços ou propaganda de lojas. (D) mostrar a importância dos livros.✅ Correta. O texto mostra que o livro é algo essencial (“de primeira necessidade”), indispensável na vida da criança. 📌 Resposta certa: (D) mostrar a importância dos livros.

LEIA O TEXTO

(A) dúvida. (B) surpresa. (C) ênfase. (D) entusiasmo . QUESTÃO 4 O ponto de exclamação do trecho: “Diga não!” indica

O trecho é “Diga não!” O ponto de exclamação pode indicar surpresa, ordem, emoção, entusiasmo ou ênfase. Nesse caso, não há dúvida, nem surpresa, nem alegria. A exclamação reforça a ordem, dando força e destaque à frase. 👉 Resposta correta: (C) ênfase. força e destaque

QUANTOS FICAM? Leia o texto Joãozinho chega à escola e a professora pergunta: . — Numa árvore havia três passarinhos, deram um tiro na árvore e ele acertou um passarinho, quantos ficaram? — Ficou apenas um passarinho. — Por que um Joãozinho? — a professora pergunta. — Só o que morreu... Os outros fugiram né!

QUESTÃO 5 No trecho “Os outros fugiram né!”, a palavra destacada é um exemplo de linguagem (A) ensinada na escola. (B) estudada nas gramáticas. (C) encontrada nos livros técnicos. (D) empregada com colegas.

✔ Resposta correta: (D) empregada com colegas. Joãozinho responde de forma espontânea, dizendo: “Os outros fugiram né!”. O “né” é uma marca de linguagem informal, típica da fala do dia a dia, usada com colegas, amigos e pessoas próximas. ❌ Por que as outras estão erradas: ensinada na escola. Errada, porque na escola a linguagem ensinada é a formal, não expressões coloquiais como “né”. estudada nas gramáticas. Errada, porque a gramática normativa não apresenta o “né” como regra; é linguagem da oralidade. (C) encontrada nos livros técnicos. Errada, pois livros técnicos usam linguagem formal, objetiva e precisa, sem marcas da oralidade.📌 Portanto, a resposta é (D) empregada com colegas, porque o “né” mostra uma fala informal, usada em situações do cotidiano.

LEIA O TEXTO . O desperdício da água A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene. Soluções inviáveis e caras já foram cogitadas, mas estão longe de se tornar realidade. São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las, etc.

QUESTÃO 6 (A)“Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe(...).” (B) “São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las, etc.” (C) “A maioria das pessoas têm o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito(...).” (D) “A maioria das pessoas não têm o costume de desperdiçar água(...).” A alternativa que contempla a opinião do autor é:

✔ Resposta correta: (C) “A maioria das pessoas têm o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito(...).” Logo no início está escrito: “A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito...” 👉 A expressão “isso tem de mudar” é a opinião do autor, pois mostra um julgamento, uma avaliação do que deve ser feito.

❌ Por que as outras estão erradas: “Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe(...).” Errada: isso é uma informação explicativa, um fato sobre a consequência do desperdício, não opinião. (B) “São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las, etc.” Errada: aqui o texto apenas cita soluções cogitadas, não mostra julgamento ou opinião. (D) “A maioria das pessoas não têm o costume de desperdiçar água(...).”Errada: essa frase nem aparece no texto. Pelo contrário, o autor diz o oposto — que a maioria tem o costume de desperdiçar água.

Os efeitos da poluição e destruição da natureza são desastrosos: se um rio é contaminado, a população inteira sofre as consequências. A poluição está prejudicando os rios, mares e lagos; em poucos anos, um rio sujeito a poluição poderá estar completamente morto. Para despoluir um rio gasta-se muito dinheiro, tempo e o pior: mais uma enorme quantidade de água. Os mananciais também estão em constante ameaça, pois acabam recebendo a sujeira das cidades, levada pela enxurrada junto com outros detritos. LEIA O TEXTO. Descuido com a natureza

QUESTÃO 7 O tema tratado no texto é: (A)Poluição da natureza. (B)Poluição da água. (C)Conservação da água. (D)Conservação da natureza

✔ Resposta correta: (B) Poluição da água. Localizando no texto: “Se um rio é contaminado, a população inteira sofre as consequências.” “A poluição está prejudicando os rios, mares e lagos...”“Para despoluir um rio gasta-se muito dinheiro, tempo e o pior: mais uma enorme quantidade de água.”👉 O texto fala especificamente dos rios, mares, lagos e mananciais( fontes de água), mostrando como eles sofrem com a poluição.

❌ Por que as outras estão erradas: Poluição da natureza. Muito amplo. O texto não fala de toda a natureza (ar, solo, florestas), mas sim da água. (C) Conservação da água. Errada, porque o texto não ensina formas de conservar, mas denuncia os efeitos da poluição. (D) Conservação da natureza. Também errada, porque o texto não fala de medidas de preservação geral da natureza .

SOBRE BOLINHOS DE CHUVA, PIPOCA E COMO OS SERES VIVOS SE TRANSFORMAM EM FÓSSEIS LEIA O TEXTO. (Fragmento) No final da tarde de hoje, após longos dias de muito calor, veio a chuva. De início, apenas algumas grandes gotas, que, ao baterem no chão quente, viraram vapor. Em seguida, o barulho forte de pingos e mais pingos, que, repentinamente, transformaram o céu numa grande cachoeira esbranquiçada. Como veio, a chuva se foi. A água escoou, infiltrou infiltrou-se pela terra e tudo voltou devagarzinho à sua rotina. Gosto da chuva. Desta chuva que vem depressa, refresca o ar, molha as plantas, e, quando nos pega no meio do caminho, deixa-nos encharcados. Ela traz lembranças de coisas boas, como uma casa acolhedora, bolinhos de chuva, pipoca e um passar mais lento do dia.

QUESTÃO 8 O trecho que expressa a opinião do narrador é (A) “Como veio, a chuva se foi”. (B) “O barulho forte dos pingos”. (C) “Gosto da chuva”. (D) “Viram vapor”.

✔ Resposta correta: (C) “Gosto da chuva”. Localizando no texto: O narrador afirma: “Gosto da chuva. Desta chuva que vem depressa, refresca o ar, molha as plantas...” 👉 Aqui ele revela sua opinião pessoal, mostrando sentimento e preferência.

❌ Por que as outras estão erradas: “Como veio, a chuva se foi”. Errada. Isso é apenas uma constatação, um fato sobre a chuva. (B) “O barulho forte dos pingos”. Errada. É uma descrição objetiva, sem opinião. (D) “Viram vapor”. Errada. Também é uma informação factual, explicando o que aconteceu com as gotas ao caírem no chão quente.

Contando A professora tenta ensinar Matemática ao Joãozinho. – Se eu te der 4 chocolates hoje e mais 3 amanhã, você vai ficar com... com... com... E o Joãozinho: – Contente. LEIA O TEXTO

QUESTÃO 9 . O humor desse texto está no fato de (A)a professora repetir uma expressão várias vezes. (B)a professora tentar ensinar Matemática ao aluno. (C)o Joãozinho dar uma resposta diferente da esperada. (D)o Joãozinho receber chocolates da professora.

✔ Resposta correta: (C) o Joãozinho dar uma resposta diferente da esperada. Localizando no texto: A professora esperava a resposta numérica (7 chocolates). Mas Joãozinho responde de forma inesperada e engraçada: “Contente”. 👉 O humor surge justamente dessa quebra de expectativa.

❌ Por que as outras estão erradas: a professora repetir uma expressão várias vezes. Errada. Isso aparece, mas não é o motivo do humor. (B) a professora tentar ensinar Matemática ao aluno. Errada. Isso é situação normal, não gera a graça. (D) o Joãozinho receber chocolates da professora. Errada. O texto é apenas um exemplo hipotético ( algo inventado, imaginado, usado para explicar ou pensar, mas que não aconteceu de verdade ) , ele não recebeu chocolates de verdade.

Leia o texto A professora pergunta a um aluno: — Vinícius, se tivesse quatro pernilongos na parede e eu matasse um, quantos ficariam? — Só um, professora! — Mas por que só um Vinícius? — Só ficaria o pernilongo morto. Os outros teriam voado!

QUESTÃO 10 Nesse texto, no trecho “— Só um, professora!” (ℓ. 3), o travessão foi usado para destacar uma expressão. expressar admiração. fazer uma citação. indicar uma fala

✅ Resposta correta: indicar uma fala 📍 Localização no texto: O travessão aparece sempre antes das falas dos personagens: “— Vinícius, se tivesse quatro pernilongos...” “— Só um, professora!” “— Mas por que só um, Vinícius?”

❌ Por que as outras estão erradas ? Destacar uma expressão → O travessão pode ser usado em alguns casos, mas não é a função aqui; neste texto ele não está isolando expressões, mas sim marcando falas. Expressar admiração → Isso é feito pelos sinais de exclamação ou interjeições(Ufa! alívio. Oba! Alegria) não pelo travessão. Fazer uma citação → Para citações se usam aspas (“ ”), não travessão.

LEIA O TEXTO Espirrar Espirrar não é em si um ato grosseiro. A maneira de espirrar pode ser. [...] Quando sentir o espirro chegando, vire a cabeça para o lado (tirando os outros da linha de tiro) e cubra o nariz e boca com a mão (que de preferência, estará segurando um lenço!). Também não faça mais barulho que o necessário, mas não tente segurar o espirro. É claro que, usando este método, você pode ficar com a mão cheia de... meleca (eu disse para usar um lenço). Não limpe na sua própria roupa, e muito menos na dos outros!). Vá até o banheiro mais próximo e lave a mão. Ou retire a meleca com papel higiênico. [...]

acrescentar uma informação. expressar uma dúvida. indicar uma pausa na fala. sugerir uma reflexão QUESTÃO 11 Nesse texto, no trecho “(que de preferência, estará segurando um lenço!)” (ℓ. 3), os parênteses foram utilizados para

✅ Resposta correta: acrescentar uma informação 👉 Os parênteses foram usados para trazer uma informação extra, como uma dica ao leitor (o ideal é segurar um lenço).

❌ Por que as outras estão erradas? b) Expressar uma dúvida → Não há dúvida no trecho, o autor tem certeza do que está dizendo. c)Indicar uma pausa na fala → Isso é função da vírgula, reticências ou travessão, não dos parênteses. d) Sugerir uma reflexão → O trecho não pede que o leitor reflita, apenas dá uma recomendação prática.

Acrescentar uma informação extra ou explicação Ex.: João comprou dois livros (um de matemática e outro de português). Indicar um comentário do autor Ex.: O jogo foi emocionante (apesar do calor insuportável). Trazer exemplos Ex.: Alguns animais são ovíparos (galinha, tartaruga, peixe). Indicar datas ou siglas Ex.: Dom Pedro II (1825–1891) foi imperador do Brasil. Ex.: ONU (Organização das Nações Unidas). Acrescentar observações em falas ou textos Ex.: Maria disse que estava cansada (quem não estaria?).

Um dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos na cozinha. De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura. A menina olhou para sua mãe e lhe perguntou: — Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe? A mãe respondeu: — Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz triste, um de meus cabelos fica branco. A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse: — Mãe, porque todos os cabelos de minha avó estão brancos? LEIA O TEXTO

a) alternância. b) condição. c) dúvida. d) oposição. QUESTÃO 12 Nesse texto, no trecho “...me faz chorar ou me faz triste...” (ℓ. 6), o termo destacado indica ideia de

✅ Resposta correta: alternância O termo destacado “ou”, que indica uma alternativa: a menina pode fazer a mãe chorar ou deixá-la triste. Esse uso expressa alternância (uma coisa ou outra). Alternância vem de alternar, ou seja, escolher entre duas ou mais possibilidades — uma coisa ou outra. Você pode beber água ou suco.

❌ Por que as outras estão erradas? b)Condição → é quando uma situação só acontece se outra for realizada antes. Ex : Se você estudar, vai tirar nota boa. c)Dúvida → o “ou” pode indicar dúvida em alguns contextos (será verdade ou mentira?), mas aqui não há incerteza. d)Oposição → seria expresso com “mas”, “porém”, “contudo” (ela chorava, mas estava feliz).

O asno e a carga de sal Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado. Moral: Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas. LEIA O TEXTO

a) atravessou um rio. b) caiu dentro da água. c) ficou todo feliz. d) morreu afogado. QUESTÃO 13 No desfecho dessa narrativa, o asno

✅ Resposta correta: morreu afogado No final do texto, está escrito: “As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.”

❌ Por que as outras estão erradas? a) Atravessou um rio → Isso aconteceu no começo, não no desfecho. b)Caiu dentro da água → Também aconteceu antes, quando ele tentou repetir a experiência. c)Ficou todo feliz → Ocorreu só da primeira vez, quando o sal derreteu.

Leia o texto. Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão. — Chove só quando a água cai do telhado de meu galinheiro - esclareceu a galinha. — Ora, que bobagem! - disse o sapo de dentro da lagoa. - Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas. — Como assim? - disse a lebre. - Está visto que só chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d'água que têm dentro. Nesse momento começou a chover. — Viram? - gritou a galinha. — O telhado de meu galinheiro está pingando. Isso é chuva! — Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? - disse o sapo. — Mas, como assim? - tornou a lebre _ Parecem cegos! Não vêem que a água cai das folhas das árvores? A causa da chuva

O trecho do texto que indica um fato é Questão 14 a) ―...começou a chover. b) ―... diziam que ia demorar... c)―... que bobagem! d)―... diziam que ia chover...

―...começou a chover. ✅Correta, porque é um fato real que aconteceu no texto. O trecho que indica um fato é:“Nesse momento começou a chover.” (B) ―...diziam que ia demorar... ❌Errada, é uma opinião dos animais, não um fato concreto. (C) ―...que bobagem! ❌Errada, é apenas um comentário/opinião do sapo. (D) ―...diziam que ia chover... ❌Errada, também é uma suposição dos animais, não um fato.

Leia o texto “O tabuleiro de gamão estava aberto (hoje era dia da gente jogar); e o álbum que ele tinha me dado também aberto numa aquarela que mostrava um barco amarelo afundando num mar cor de... que cor era aquela? Não era bege. Nem era marrom fraquinho. Quase que podia ser uma cor que meu Amigo gostava e que ele chamava siena . Mas também não era. Não tinha cor de rosa nem de laranja, o que que era então? Aí eu inventei que era cor-de-saudade e pronto. ... Uma cor-de-saudade que ia até se avermelhando de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender".

Questão 15 Uma possibilidade de reescrita do trecho "Uma cor-de-saudade que ia até se AVERMELHANDO de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender" sem alteração de sentido é

a)"Uma cor-de-saudade que ia até se apagando de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender". b)Uma cor-de-saudade que ia até se tornando vermelha de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender". c)"Uma cor-de-saudade que ia até se envergonhando de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender". d) 'Uma cor-de-saudade que ia até se transformando em verde de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender".

Resposta correta ✅ b)Uma cor-de-saudade que ia até se tornando vermelha de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender". Trecho original: “Uma cor-de-saudade que ia até se AVERMELHANDO de tanto que eu estava achando tudo difícil de entender.” O verbo “avermelhando” indica que a cor-de-saudade estava ficando vermelha.

se apagando ❌ → muda o sentido, pois “apagar” indica ficar mais fraco, não vermelha. (c) se envergonhando ❌ → muda o sentido, “envergonhar” é sentimento, não cor. (d) se transformando em verde ❌ → muda completamente o sentido da cor.

Leia a tirinha

Questão 16 Nessa tirinha, a palavra “ISSO" refere-se a)à ideia de que Armandinho se sente triste. b) ao fato de Armandinho andar de skate. c) à ideia de que Armandinho deveria ser feliz. (d) à vida de Armandinho ser melhor que a de outras pessoas.

Resposta correta: ✅ (d) à vida de Armandinho ser melhor que a de outras pessoas. à ideia de que Armandinho se sente triste ❌ → não é o que “isso” retoma. (b) ao fato de Armandinho andar de skate ❌ → não é mencionado pelo pronome. (c) à ideia de que Armandinho deveria ser feliz ❌ → também não é retomado pelo “isso”.