Introdução A toxicologia alimentar trata-se de uma ciência cujo objetivo principal é estudar o efeito nocivo que irá resultar da interação entre um agente tóxico e um sistema biológico.
Causas A intoxicação alimentar ocorre com mais frequência após o indivíduo comer em piqueniques, refeitórios, grandes eventos sociais ou restaurantes. Uma ou mais pessoas podem ficar doentes. A intoxicação alimentar é causada por certas bactérias, vírus, parasitas, toxinas e metais pesados.
OS INIMIGOS NA SUA MESA Bactérias Fungos Metais Pesados Pesticidas Culpados Salmonela Listeria Staphylococcus Clostritidium Botolinum Aflatoxinas Chumbo Cádmio Mercúrio Agrotóxicos usados no plantio para evitar insetos e ervas daninhas Alimentos de risco Aves, carnes, ovos e produtos derivados (maioneses), laticínios e embutidos Trigo, soja, amendoim Frutos do mar, peixes, carne de porco, frutas, cereais e produtos derivados Leite, Frutas, Verduras Sintomas da intoxicação Diarréias, dores abdominais fortes, colites e, em certos casos, até a morte Efeitos no sistema nervoso, no fígado e nos pulmões Náuseas e dificuldade motora. Na intoxicação crônica, retardo de crescimento e efeito sobre a fecundidade Vômitos, dores de cabeça
As bactérias podem ficar na comida de diferentes maneiras: Na água Manejo e preparação QUANDO OCORRE A INTOXICAÇÃO ? Técnicas inadequadas de higiene Tipos de utensílios utilizados Alimentos congelados/refrigerados Frutas ou vegetais crus que não foram bem lavados Água de poço, rio
CUIDADOS ANTES E DEPOIS DE UMA INTOXICAÇÃO Manter-se sempre bem hidratado, beber mais de 2 litros de água por dia e repousar . Retirar o leite da alimentação, pois tende a piorar a diarreia. Deve comer pequenas quantidades, de cinco a seis vezes por dia. O paciente deve adotar uma dieta leve, preparada com alimentos cozidos, feitos na hora, sem conservantes e gorduras.
INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS O efeito causado pelos agrotóxicos é cumulativo, a longo prazo podem ter consequências como: problemas no sistema nervoso, alterações fetais,náuseas , tonturas, cefaleia, lesões renais e hepáticas, cânceres e alterações genéticas.
Pouco frequente. Outro tipo de intoxicação rara, mas que pode acontecer é aquela causada pela ingestão de plantas venenosas.
Sintomas O desenvolvimento dos sintomas depende da causa exata da intoxicação alimentar. Os tipos mais comuns de intoxicação geralmente têm início de 2 a 6 horas após a ingestão do alimento. Os possíveis sintomas incluem: Cólicas abdominais Diarreia (podendo conter sangue) Febre e calafrios Dor de cabeça Náusea e vômito
Exames Podem ser feitos exames de sangue, fezes, vômito ou na comida ingerida para determinar a causa dos sintomas. Contudo, pode ser que eles não provem que você está com intoxicação alimentar.
Tratamento A recuperação na maioria dos tipos de intoxicação alimentar se dá em 2 dias. O objetivo é fazer você se sentir melhor e garantir que seu corpo mantenha a quantidade de líquidos adequada.