Slide feito para aula de preparação de professores de Escola Bíblica Dominical
Size: 185.71 KB
Language: pt
Added: Jan 22, 2015
Slides: 18 pages
Slide Content
Distinguindo os três tipos de Preceitos Preceitos morais, cerimoniais e civis
Introdução A divisão tríplice da Lei é histórica e didática e não tem intenção de esgotar o assunto da relação entre Lei e Graça. É, porém, um ótimo instrumento hermenêutico e didático para quem está iniciando o estudo dessa relação.
Definição didática Preceitos morais: “...questões de bem e mal, que não se alteram com a passagem do tempo ”( Champlin ). Preceitos cerimoniais: “...os ritos que acompanhavam a legislação mosaica, quanto aos preceitos que não envolviam questões morais, e que podiam ser alterados com a passagem do tempo” ( Champlin ). Preceitos civis: “... os estatutos que governavam os cidadãos de Israel, questões agrárias, etc., e que não tinham aplicação a povos fora da antiga nação de Israel...” ( Champlin ).
Definição hermenêutica Os preceitos se classificam de acordo com sua relação com os princípios gerais da Lei, onde encontramos o ponto de partida para interpretá-los.
Definições importantes Princípios; São imutáveis, gerais, abrangentes, fontes e parâmetros das normas. Normas. Se adéquam ao contexto sociocultural, específicas, técnicas, promovem e expressam os princípios.
Definições importantes Exemplo: Norma: “ Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba.” (Lev19:27) Princípio vinculado: Dignidade humana e o amor a si mesmo;
Os Princípios da Lei Mat 22:36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Mat 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus , de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Mat 22:38 Este é o grande e primeiro mandamento. Mat 22:39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo . Mat 22:40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Os Princípios da Lei Tríplice: Amar a Deus; Amar o próximo; Amar a si mesmo;
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Leis morais: São aquelas que se relacionam diretamente com um princípio geral, de forma que podem ser aplicados à Igreja de forma literal, tal qual se encontram escritos na Lei. Exemplo: “ não matarás ” ( Êx 20.13) se relaciona diretamente com o amor ao próximo; “ não terás outros deuses diante de mim ” ( Êx 20.3) se relaciona diretamente com o amor a Deus.
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Lei moral:
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Leis cerimoniais e civis: São aquelas que se relacionam indiretamente com os princípios gerais, de forma que não podem ser aplicados à Igreja de forma literal, tal qual se encontram escritos na Lei; A interpretação de tais preceitos é mais complexa e envolve um caminho mais longo e subjetivo para alcançar os princípios gerais.
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Exemplos: “ Lei da Circuncisão ” é a instituição de uma cerimônia, e se relaciona indiretamente com o amor a Deus; “ Lei da repartição das terras ” é o estabelecimento de um elemento básico para a criação do estado teocrático de Israel, e se relaciona indiretamente com o amor ao próximo;
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Lei cerimonial:
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Cerimônia vazia: “ Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém...” (Jr 4:4a)
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Lei civil:
Entendendo o aspecto tríplice dos preceitos da Lei Uma nação que perdeu seu propósito de existência: “Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortes; mas eu enviarei fogo contra as suas cidades, fogo que consumirá os seus palácios” (Os 8:14)
Recapitulando Preceito moral: Não existem meio termos, tem conexão direta com o princípio; Preceito cerimonial: Se conecta com os princípios gerais por criar cerimônias em prol de incentivar a guarda dos princípios; Preceito civil: Se conecta com os princípios gerais por criar elementos que possibilitam a existência do estado teocrático de Israel;