OBJETIVO Informar as características gerais do golfinho
INTRODUÇÃO Os Golfinhos são mamíferos pertencentes à família Delphinidae . São adaptados para viver no ambiente aquático. Existem 37 espécies conhecidas de golfinhos, entre os de água salgada e os de água doce. A espécie mais comum é a Delphinus .
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA Os golfinhos-comuns podem ser encontrados em todos os mares temperados do mundo, parecendo só evitar as frias águas mais perto dos polos.
GESTAÇÃO Nasce apenas um filhote de cada vez e a gestação dura, em média 12 meses, dependendo da espécie.
ALIMENTAÇÃO Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarões.
PREDADORES Os predadores dos golfinhos são os tubarões e principalmente o homem. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos , que também os caçam .
CAPACIDADE DE MERGULHO E VELOCIDADE Num único mergulho, o golfinho é capaz de submergir por 20 minutos até 300 metros de profundidade. Embora sejam gordos, eles conseguem nadar a velocidades de até 40km/h
PESO, TAMANHO E TEMPO MÉDIO DE VIDA P ode pesar até 110 kg; M ede aproximadamente de 1,5 a 3,5 metros de comprimento; P odem viver de 20 a 35 anos.
PELE A pele dos golfinhos tem muitos nervos que explicam por que eles são dóceis e gostam de ser acariciados. É extremamente delicada e facilmente se fere através de superfícies ásperas.
RESPIRAÇÃO A respiração dos golfinhos é pulmonar. Eles absorvem o oxigênio do ar. O pequeno buraco ( espiráculo ) que o golfinho respira funciona como uma tampa que se abre quando o golfinho sobe fora d'água para sua troca de ar e fecha quando ele volta para baixo d'água.
OBSERVAÇÃO Todo mundo pensa que golfinho é um peixe, mas não é . Ele é um mamífero, assim como a baleia .
CONCLUSÃO Conclui-se que os golfinhos são mamíferos perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, evitando somente águas frias, podendo mergulhar a grandes profundidades, se alimentando de peixes e de lulas.