Trabalho de recursos terapêuticos manuais

wandomam 2,752 views 14 slides Dec 06, 2016
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

quiropraxia


Slide Content

Trabalho de Recursos Terapêuticos Manuais Nome: Gabriel Nascimento Saraiva Wando Pagani Wildma Werneck

O que é a quiropraxia ? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro - músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações . A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético , e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

História da quiropraxia a manipulação da coluna se remonta aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897. Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes como, “ bonesetting ” e a osteopatia . termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”.

Especialidades Gonstead Technique Thompson Terminal Point Technique Logan Basic Terapia Instrumental Quiropráxica ( Quiropraxia por Instrumentos) Quiropraxia Desportiva Quiropraxia em Pediatria Quiropraxia em Gestantes Radiologia Quiropráxica e Espinografia Fisioterapia Quiropráxica Neurológica

Técnicas de quiropraxia Tecnica Diversificada - A diversificada manipulação/ajuste implica um impulso de alta velocidade e baixa amplitude que geralmente resulta em uma cavitação de uma articulação (impulso rápido, baixo que causam barulho de estalo muitas vezes associado a uma manipulação/ajuste quiropratico ). Tecnica Gonstead – é uma técnica especifica quiropratica que é distinta da técnica Diversificada porque se concentra principalmente em ajuste PA, em vez de ajuste rotativo, mas ainda é feito à mão, e geralmente resulta em cavitação da articulacao . Análise de raios-X, palpação e estudo do gradiente de temperatura, pode ser usado na tomada de decisão clínica (ou seja, qual o segmento(s) para manipular/ajustar). Tecnica Thompson – é um metodo especifico quiropratico e é uma variação da Técnica Diversificada que utiliza uma mesa especial com vários segmentos denominados peças Drop . Estes segmentos podem ser inclinados uma fração de uma polegada, por isso, quando o impulso é feito, o drop vai cair esta fração de polegada. O objetivo da redução é para distrair (abrir) a articulação durante o ajuste. Os Drops auxiliam o impulso, minimizando a força requerida para o ajuste. A cavitacao da articulacao pode ou não ocorrer. Logan Basico – é uma técnica especifica quiropratica em que uma leve pressão é aplicada nos ligamentos sacrais. Leve força é simultaneamente aplicada a vários níveis da coluna vertebral para reduzir a dor/sintomas e restaurar o equilíbrio muscular.

Quiropraxia Inicialmente o quiropraxista realiza uma anamnese completa, seguida pelo exame físico, permitem ao quiropraxista formular hipóteses sobre a condição clínica apresentada e desta forma decidir-se pela instituição de um protocolo de tratamento. A palpação articular procura identificar a presença de restrição ou disfunção das articulações, músculos,fáscias , ligamentos e outros tecidos moles. Métodos de avaliação quiroprática incluem a avaliação postural, análise da marcha, palpação articular estática e dinâmica e avaliação da amplitude de movimento das articulações afetadas. Técnicas específicas de avaliação por meio de palpação estática e dinâmica permitem localizar alterações de posicionamento e mobilidade articular denominadas disfunção articular (DA) ou complexo de subluxação vertebral (CSV)

Espinografia A espinografia é uma técnica utilizada para a avaliação de subluxações da coluna vertebral. É considerada como uma arte de analisar as radiografias para o propósito de encontrar subluxações em potencial que devem ser ajustada. Objetiva compreender a anatomia radiológica para obter o ajuste mais apropriado e enfim desenvolver a conduta mais apropriada promovendo a emissão de parecer espinográfico e a melhor orientação diagnóstica para o paciente. Através desta técnica e em conjunto com a palpação estática e dinâmica que o Fisioterapeuta Quiropraxista define qual a técnica mais apropriada a ser aplicada no paciente

Equipamentos Drop Table de Thompson Banco de Gonstead Knee chest Table Mesa de Flexo -Distração

Indicações Lombalgias e algias pélvicas Cervivalgias Cefaleias e dor facial Dorsalgias Condições de membro inferiores Condições de membro superior Bem estar geral Condições do tórax Condições Abdominais;

Complexo de subluxação Condição de uma vértebra que perdeu sua justaposição em relação à vértebra acima, abaixo, ou ambas num grau menor que uma luxação, que pinça os nervos e interfere com a transmissão de impulsos mentais. Para a quiropraxia uma subluxaçao representa uma disfunção ou deficiência relacional biomecânica em qualquer área do corpo, mas principalmente nas estruturas contíguas à coluna vertebral ou articulações imediatas, resultando em função neural aberrante.

Terapia de manipulação articular ou ajuste articular O ajuste quiroprático é um procedimento preciso e específico, direcionada à articulações que apresentam alterações biomecânicas específicas.Tem o propósito de restaurar a mobilidade, reduzir a dor e restabelecer a função articular normal. A manipulação pode ser definida como a movimentação passiva de uma vértebra com alta velocidade e baixa amplitude, além da amplitude de movimento fisiológico e dentro da integridade anatômica. A manipulação articular é comumente acompanhada por uma onda sonora, percebida como um estalido. Esta onda sonora corresponde ao mecanismo de cavitação articular que ocorre durante uma manobra de manipulação. .

A manipulação provoca efeitos fisiológicos locais e sistêmicos Diminuição de sintomas dolorosos; Aumento da amplitude de movimento; Aumento do limiar de dor à pressão; Diminuição da tensão muscular e da atividade elétrica da musculatura; Aumentodo fluxo sanguíneo periférico; Diminuição da pressão sanguínea; Aumento da lineração beta-endorfina; aumento da atividade metabólica dos neutrófilos.

Contra indicações Dentre as contra-indicações absolutas e relativas mais importantes pode-se citar a presença de déficit neurológico progressivo, fratura ou luxações em fase de consolidação, instabilidade segmentar das articulações vertebrais, uso de anticoagulantes e desmineralização óssea, entre outros.

Referencias http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/79998/83918 http://www.sogab.com.br/anafiq2015/ http://www.quiropraxia.org.br/portal/images/abq/artigos/diretrizes_da_oms_sobre_educacao_e_seguranca_em_quiropraxia.pdf