Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro Filosofia pós-moderna Nomes: Bruna, Fernanda, Júlia, Laura. Turma: 32 MP Disciplina: Filosofia
Na filosofia, o pós-modernismo é as mudanças ocorridas na ciência, nas artes e na sociedade desde 1950.
ORIGEM: Entrou na filosofia dos anos 70 tendo mudanças na arquitetura e principalmente na computação. Os resultados dessa origem ocasionaram uma grande dúvida sobre essa pós-modernidade se ela seria uma decadência ou uma forma de renascimento cultural.
CARACTERÍSTICAS: Tecnologia introduz cada vez mais o dia a dia dos seres humanos; Adotam costumes, estilos de vida e de filosofia, ter um consumo personalizado e desfrutar de bens e de serviços; Sociedade se torna emergente e decadente por causa da influência dos EUA, Japão e centros europeus;
Sua essência vem através das cópias e imagens de objetos reais, ou seja querem ao máximo colocar uma coisa real mais real ainda e mais interessante que a própria realidade; O ambiente pós-modernismo é uma simulação que não informa sobre o mundo, sendo algo transformado; Nascimento do individualismo;
Realidade para o homem: a comunicação e a informação; O homem “compra” sua imagem através de Status, de um bom gosto, da aparência e de modelos exóticos; Considerado várias tendências e estilos sobe o mesmo nome.
FILÓSOFOS: Alguns filósofos do pós-modernismo não queriam recuperar os valores antigos. Começaram a lutar em duas frentes principais: Destruição dos princípios e concepção do pensamento ocidental, promovendo critica da tecnociência e com o sistema.
Desenvolvimento e valorização de temas considerados “marginais” na filosofia, elementos que abrem novas perspectivas para a liberação individual e aceleram a decadência dos valores ocidentais.
Michel Foulcault (1926-1984) F ilho do cirurgião Paul Foucault e de Anna Malapert, nasceu em Poitiers, no dia 15 de outubro de 1926. Embora pertencesse a uma tradicional família de médicos, Michel caminhou em outra direção. Na sua educação escolar encontrou todas as influências necessárias para guiá-lo no caminho da filosofia. Foucault viveu o contexto da Segunda Guerra Mundial.
Foucault realiza sua graduação em Filosofia na Sorbonne, em 1949 obtém o diploma de Psicologia e coroa seus estudos filosóficos com uma tese sobre Hegel, orientado por Jean Hyppolite. Foucault foi sempre mentalmente inquieto, curioso e angustiado diante da existência, o que o levou a tentar o suicídio várias vezes .
Michel Foucault, em 1951, passa a ministrar aulas de psicologia na Escola Normal Superior e, entre seus alunos, estão Derrida e Paul Veyne, entre outros . No campo psicológico, ele conclui seus estudos em Psicologia Experimental. De 1970 a 1984, Michel ocupa o cargo de Professor de História dos Sistemas de Pensamento no Collége de France, no qual ele toma posse com uma aula que se torna famosa sob o título de “Ordem do Discurso”.
Jacques Derrida (1930-2004) Criticou o desenvolvimento da racionalidade ocidental . Para ele a filosofia produzida no ocidente partilha a ideia de um centro, e denominou essa característica como o logocentrismo .
A desconstrução seria, portanto, uma analise que pretende mostrar : C omo se da a construção de certas noções, o conceito de razão e os valores a ele associados ; C omo depois essas noções passam a ter função predominante na cultura ocidental ; Por ú ltimo , como elas podem ser usadas como forma de dominação.
Conclusão: O pós-modernismo é indefinível, mas é sensível, liberto, e ao mesmo tempo integrado, e aceito pelos indivíduos, devido a sua “simplicidade” e “facilidade” de expor o seu significado . Obtendo uma herança desse pós-modernismo em nossas relações e no dia a dia.