TRAVAMENTO E BLOQUEIO DE FONTES DE ENERGIA SISTEMA LOTO – LOCK OUT/TAG OUT
DEFINIÇÃO SIGLA LOTO L ock o ut T ag o ut Basicamente o significado destas palavras é travar e identificar
OBJETIVO Estabelecer procedimentos padronizados para realização de trabalhos em geral, atividades de reparo, manutenção ou substituição; determinar maneiras seguras de execução, para realização de tarefas ou trabalho. Visa eliminar ou diminuir os riscos de acidentes ocasionados pela liberação, desprendimento, dispersão ou dissipação de energias potencialmente nocivas a integridade das instalações e do colaborador e ou demais envolvidos no processo ou presentes no local da atividade. Minimizar os riscos e as possibilidades da ocorrência de um acidente ocasionado pela liberação, desprendimento ou dissipação de determinados ‘’fontes de energia’’
CAMPO DE APLICAÇÃO A aplicação destes procedimentos e realizada em ambientes industriais e fabris em setores de manutenção ou em locais onde haja a necessidade de realizar reparos, manutenções, trabalhos ou substituições com fontes de energias presentes que possam oferecer um risco em potencial para os executores e ou demais envolvidos ou presentes no local ou ambiente.
TIPOS DE ENERGIA ENERGIA: Capacidade que um corpo ou um sistema físico tem de produzir trabalho Tipos de Energia comumente encontradas em ambientes industriais: Mecânica Potencial Hidráulica Pneumática Elétrica Química Térmica
DEFINIÇÕES DE ENERGIA Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho ou movimento. E nergia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “ armazenada. E nergia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água . Energia Pneumática provém da compressão do ar atmosférico em um reservatório, transformando-o em ar comprimido a uma dada pressão de trabalho. O equipamento que executa este processo é chamado de compressor ou vaso de pressão. Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz , movimento ou calor . Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos . Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão . Energia térmica é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, e corresponde classicamente à soma das energias cinéticas que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação , vibração ou rotação . Em sistemas onde há radiação térmica confinada, a energia de tal radiação também integra a energia térmica.
COMUNICAÇÃO DOS SETORES ENVOLVIDOS E RESPONSÁVEIS Todos os setores envolvidos na atividade, processo de manutenção ou substituição, devem ter conhecimento prévios dos trabalhos a serem realizados naquele setor, em empresas que existam Setores específicos para realização de Manutenção e reparos, o responsável deste setor devera comunicar os demais setores e colaboradores envolvidos no processo quanto a realização dos trabalhos, seja por meio de e-mail, comunicação formal ou preenchimento de formulário ou autorização.
IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE ENERGIA A identificação basicamente constitui-se em realizar um levantamento prévio das fontes de energia existentes no local de trabalho, maquina e ou equipamento. EXEMPLO: Em uma atividade de troca de disjuntores em um painel elétrico. FONTE DE ENRGIA IDENTIFICADA: Energia elétrica. AÇÃO PREVENTIVA: Realizar bloqueio da(s) fonte existentes antes do inicio dos trabalhos.
MEDIDAS DE CONTROLE Como medida de controle e procedimento prévio para realização dos trabalhos, os colaboradores devem adotar praticas para garantir que não irá ocorrer falhas humana durante a execução da atividade, algumas destas medidas são: Certificar-se que todas fontes de energia foram identificadas e bloqueadas(inspecionar). Garantir por meio instrumentos de medição a inexistência ou acumulo de energia. Certificar-se que TODOS os presentes no local ou envolvidos na atividade estejam com seu cadeado bloqueado a fonte(s) de energia. Inspecionar e aplicação de testes para garantir a inexistência de vazamentos ou necessidade de retrabalho. Aplicação de check list antes e após a conclusão da atividade, afim de garantir que o bloqueio será feito e liberado com segurança e que nenhuma ferramenta tenha sido esquecida no local ou a presença não autorizada de pessoas no local.
PROCEDIMENTOS PREVIOS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS Identificação Bloqueio de todas as fontes de energia. Certificar-se e garantir que nenhuma fonte ou ponto de bloqueio não foi ‘’esquecido’’ Garantir que não haja pessoas não autorizadas estejam no local de trabalho. Garantir que todos presentes no local, envolvidos na atividade ou processo estejam com seus cadeados nos pontos de bloqueio Eliminação, esgotamento e dissipação da energia armazenada/acumulada, de maneira correta com destinação dos resíduos em loca apropriado ou recipiente adequado. Em determinados casos como trabalhos com líquidos ou gases a PURGA é necessária antes do inicio das atividades.
E-PLACARDS OU TAG OUT ETIQUETADS DE IDENTIFICAÇÃO É um conjunto de informações representadas através de etiquetas disponibilizadas em maquinas, equipamentos, prensas, células automatizadas etc .… T em a finalidade de informar os locais de manobra das fontes de energias presentes/existentes que devem ser desligadas e devidamente bloqueadas/travadas para viabilizar qualquer tipo de intervenção. As etiquetas de identificação tem a função de informar quem esta executando o bloqueio ou atividade.
REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS Certifique-se que a fonte estra devidamente bloqueada e a inexistência do acumulo ou armazenamento de energia residual. EXEMPLO: Atividades e manutenção em redes elétricas faça medição e constatação através de multímetro/amperímetro em todas as fases de alimentação. Execute o trabalho ou atividade necessária. Aplique um check list afim de garantir que nenhuma etapa foi pulada ou esquecida. Após a conclusão retire todas ferramenta do local, só podem permanecer na área colaboradores autorizados ou envolvidos no processo de liberação e acompanhamento.
PROCEDIMENTOS PARA LIBERAÇÃO Após o encerramento realize uma inspeção visual no local certificando-se que nenhuma ferramenta foi esquecida no local ou pessoa não autorizada. Faça a retirada dos dispositivos de bloqueio. Fala a liberação ou alimentação da fonte de energia bloqueada Em alguns tipos de manutenção ou trabalho com fonte de energia liquida ou gasosa é necessário realizar a purga com gás inerte para eliminar a presença de oxigênio ou ar residual existente na linha ou tubulação. Em serviços realizados em tubulações ou linhas deve se realizar o teste de estanqueidade. Em determinados tipos de fontes como liquidas ou gasosas, a liberação ou abertura de registros e válvulas devera ser feita lentamente de maneira gradativa , este procedimento visa a liberação de ‘’carga nas tubulações e linhas de forma que não haja solavancos ou golpes de massa. ACOMPANHAMENTO Acompanhe por um tempo determinado a vazão, pressão ou comportamento da maquina ou equipamento, monitorando através de instrumentos de medição ou medidores, exemplo: manômetro, multímetro entre outros. Comunique aos responsáveis e todos presentes no setor quanto a retirada do bloqueio e liberação.
DEFINIÇÃO PURGAR T ornar puro; livrar-se de impurezas; depurar, purificar, limpar. OQUE É TESTE DE ESTANQUEIDADE Estanqueidade é um neologismo que significa estanque, hermético, "sem vazamento", em inglês no-leak, ou seja, é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo. Um exemplo clássico é o pneu do carro.
10 PASSOS PARA TRAVAMENTO DE FONTES DE ENEGIA 10 PASSOS PARA O TRAVAMENTO DAS FONTES DE ENERGIA Identifique as fontes de energia da instalação, máquina ou equipamento Comunique os envolvidos sobre o desligamento Desligue conforme a sequência apropriada Isole todas as fontes de energia Trave e identifique as fontes de energia Descarregue ou elimine a energia acumulada Verifique a Ausência das energias envolvidas Execute os serviços programados Identifique, destrave e religue as fontes de energia Comunique aos envolvidos sobre o religamento
VIOLAÇÃO AUTORIZADA DO TRAVAMENTO (RUPTURA E RETIRADA DE CADEADO OU TRAVA DE BLOQUEIO) A violação de um dispositivo de travamento só poderá ser realizada com a autorização formal por escrito e assinada por Gerente da área ou pessoa formalmente designada para tal responsabilidade, só ocorrerá nos casos de perda da chave e ou ausência do Funcionário. OBSERVAÇÃO: Em caso de ausência dos colaboradores envolvidos no trabalho/travamento sem devida e prévia comunicação aos responsáveis pelo trabalho e ou área é cabível e passivo de advertência verbal ou escrita conforme gravidade ou reincidência da situação.
PONTOS DE BLOQUEIO CHAVE DE ACIONAMENTO OU ALIMENTAÇÃO VALVULA DE CENTRO VALVULA BOROBOLETA VALVULA DE CENTRO REGISTRO DE GAVETA REGISTRO DE ESFERA DISJUNTOR
ESTAÇÕES E KITS DE BLOQUEIO ESTAÇÕES DE TRAVAMENTO (PARA ARMAZENAMENTO DOS ITENS)
DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO CAIXA DE TRAVAMENTO CADEADOS DE BLOQUEIO FLANGE CEGA ETIQUETAS DE BLOQUEIO DISPOSITIVO DE BLOQUEIO PARA DISJUNTORES
DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO PARA VALVULAS BLOQUEIO DE VALVULA BORBOLETA BLOQUEIO DE VALVULA DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO PARA DISJUNTORES DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO PARA PLUGS E CONECTORES DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO PARA DISJUNTORES TRAVA MULTIPLA DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO PARA DISJUNTORES
DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO BLOQUEIO DE VALVULA BLOQUEIO REALIZADO EM GATE BOX
DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO RAQUETE DE BLOQUEIO CAPS/TAMPÃO DISPOSITIVO DE BLOQIUEIO DE PLUG DISPOSITIVO BLOQUEIO ENGATE PNEUMÁTICO DISPOSITIVO PARA BLOQUEIO DE REGISTRO BLOQUEADOR DISJUNTOR TRIPOLAR
DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO RAQUETE DE BLOQUEIO TIPO 8 DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO PARA CONEXÕES
MANEIRA CORRETAS DE BLOQUEIO IMPORTANTE: Em todas situações de bloqueio o colaborador deverá colocar junto com o cadeado uma ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO de quem ou qual setor esta realizando determinado trabalho ou manutenção (departamental ou pessoa).
MANEIRA INCORRETA D E BLOQUEIO Nunca aplique o travamento sem etiqueta de identificação ou com cadeado inadequado, mesmo que provisoriamente ou definitivamente OBSERVAÇÃO: Geralmente os cadeados utilizados em travamento possuem apenas uma cópia de chave, o mesmos não fechem sem que a chave esteja inserida no miolo, isto impede por exemplo que o colaborador feche o cadeado de outra pessoa sem estar em poder da respectiva chave.
LEMBRE-SE : Ninguém pode fazer mais pela sua segurança do que você mesmo !