Orientação para uso dos EPIS e EPC. reconhecimento da norma nr-06
Size: 4.56 MB
Language: pt
Added: Oct 16, 2025
Slides: 35 pages
Slide Content
TREINAMENTO SOBRE EPI
OBJETIVO DO TREINAMENTO • O objetivo do treinamento é fazer com que os empregados trabalhem com qualidade e segurança no ambiente de trabalho, com consciência dos riscos e o uso do EPI de modo a tornar agradável o ambiente de trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde e segurança do trabalhador.
QUAL O SEU CONHECIMENTO EM EPI´s E EPC´s
EPI Considera-se EPI todo dispositivo OU PRODUTO, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Ex : Capacete, óculos de segurança, botas de segurança.
LEGISLAÇÃO O equipamento de proteção individual, só poderá ser utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho(Secretaria de Inspeção do trabalho e a Diretoria do departamentode Seg.e Saúde no Trabalho).
OBRIGAÇÃO DA EMPRESA ♦ A empresa é obrigada a fornecer aos empregados , de forma gratuita , EPI adequado ao risco , em perfeito estado de conservação e funcionamento
OBRIGAÇÃO DO EMPREGADOR Cabe ao empregador Adquirir o EPI adequado ao risco da atividade. Exigir seu uso. Fornecer somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente. Orientar e treinar o trabalhador quanto ao seu uso e conservação. Substituir imediatamente quando danificado ou extraviado.
OBRIGAÇÃO DO EMPREGADO Cabe ao Empregado quanto ao EPI Usar, utilizando-o apenas para finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre seu uso adequado.
CARACTERÍSTICAS DOS EPI’s “Para cada tipo de atividade existe um risco correspondente.”
EPI PARA PROTEÇÃO DA CABEÇA
EPI PARA PROTEÇÃO AURICULAR Protetor por inserção Protetor tipo concha
EPI PARA PROTEÇÃO PARA MEMBROS SUPERIORES
EPI PARA PROTEÇÃO PARA MEMBROS INFERIORES
EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS
Usa o protetor auricular Usa esse outro QUEM SE PREOCUPA COM PROTEÇÃO QUEM NÃO SE PREOCUPA
A ESCOLHA SEMPRE SERÁ SUA
PERFURAÇÃO E PREENSAMENTO Todo calçado de segurança utilizado no interior das empresas tem como objetivo de proteger os pés dos funcionários quanto a ocorrência de impactos
CONSEQUÊNCIA DO USO INADEQUADO DO EPI “Só usar os EPI’s não é suficiente, é necessário ter instrução e seguir as normas do uso adequado” E você sabe usar o seu EPI?
EPC´s ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA)
O QUE É EPC? São equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos existentes no ambiente de trabalho, de maneira coletiva. Em outras palavras, são equipamentos instalados para garantir a segurança do trabalho enquanto um grupo de pessoas (trabalhadores) executam uma determinada atividade ou tarefa.
VAMOS FALAR DE ERGONOMIA?
LEVANTAMENTO E TRANPORTE MANUAL DE PESO Diariamente em casa ou no trabalho nos sujeitamos ao levantamento e transporte manual de peso, e nem sempre é tomado os devidos cuidados com a postura e aos limites do corpo humano .
RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA TRANSPORTE MANUAL DE CARGAS Usar sempre o peso do corpo, de forma a favorecer o manejo da carga. Procurar não se curvar, a coluna deve servir como suporte; Quando estiver com o peso, evite rir, espirrar ou tossir; Manter a carga na posição mais próxima do eixo vertical do corpo; Movimentar cargas por rolamento, sempre que possível; Usar técnica adequada em função do tipo de carga; Evitar movimentos de torção em torno do corpo; Procurar distribuir simetricamente a carga; Transportar a carga na posição ereta; Posicionar os braços junto ao corpo;
DOENÇAS ERGONOMICAS RELACIONADAS AO TRABALHO O que são doenças ocupacionais? Doenças ocupacionais são aquelas associadas ao ofício do trabalhador e às condições de trabalho nas quais ele está inserido. Este também é um termo genérico, utilizado para designar as doenças profissionais e as doenças do trabalho. Embora pareçam termos sinônimos, a Lei 8.213/91 as diferencia, em razão do agente causador de cada uma delas.
PRINCIPAIS DOENÇAS OCUPACIONAIS LER – Lesão por Esforço Repetitivo • Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. Causada pelo exercício prolongado e repetitivo de determinado movimento, ela reduz gradativa e significativamente a capacidade do indivíduo para o trabalho, podendo levar à aposentadoria por invalidez.
Dermatose ocupacional É uma doença do trabalho, que se caracteriza por alterações na pele e na mucosa do trabalhador, em razão da sua exposição a determinados agentes nocivos durante o desempenho de suas atividades laborais, como a graxa ou óleo mecânico, por exemplo. O termo engloba os seguintes males: dermatite de contato, ulcerações, infecções e cânceres. DERMATOSE
Surdez temporária ou definitiva Caracterizada pela perda da sensibilidade auditiva em razão da intensa e prolongada exposição a ruídos. É uma doença do trabalho, pois, embora possa se relacionar diretamente com o exercício da atividade profissional, não é típica de uma função específica, mas pode ser desencadeada por qualquer pessoa submetida às mesmas condições, independentemente de sua ocupação laboral. SURDEZ
RISCOS ERGONOMICOS Conceito de Riscos Ergonomicos • São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RISCOS? Repetitividade • A repetitividade dos movimentos e das atividades laborais pode provocar fadiga e desgaste, tanto físico quanto psicológico, dos colaboradores.
POSTURA INADEQUADA • Uma postura incorreta pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulso, ombros, coluna e lombar. Assim, há um comprometimento do sistema osteomuscular, que pode desencadear o surgimento de LER/DORT.
ILUMINAÇÃO INADEQUADA • A luminosidade inadequada pode provocar danos aos colaboradores, tanto em níveis excessivos de luz como em níveis insuficientes. • Podemos citar problemas de visão, dores de cabeça, irritação e estresse, além de favorecer erros que podem levar à ocorrência de acidentes de trabalho.
JORNADA DE TRABALHO PROLONGADA • Outro problema semelhante acontece no caso de jornadas de trabalho prolongadas, especialmente quando não são previamente acordadas. Quando o trabalhador precisa ultrapassar o seu horário de trabalho, fazendo uma jornada de 10 ou 12 horas, por exemplo, ele está passando por um risco ergonômico.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS Qual a importancia do alongamento? • Essas práticas são indispensáveis para aumentar a flexibilidade dos músculos e prepará-los para exercícios mais intensos, visto que promove a distensão das fibras musculares e melhora a amplitude dos movimentos executados.
Vamos exercitar nosso corpo um pouco? ALONGAMENTO
Obrigado! Se consientizarmos que segurança no trabalho é essencial, então a saúde se tornará uma consequência.