Treinamento - Prevenção e combate a incêndio.pptx

5,045 views 30 slides Aug 02, 2023
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

treinamento de combate a incendio


Slide Content

Prevenção e princípio de combate á incêndio Por Fabiula Gonçalves Técnica de Segurança do Trabalho da Geosondar Bombeira Civil/Brigadista Profissional Brigadista Florestal Edificações; Máquinas; Vegetação.

Introdução O objetivo desse treinamento é dotar a pessoa de conhecimentos básicos a respeito da prevenção ( que é sempre o mais indicado ) e combate a incêndio de máquina, edificações e florestal. Saber utilizar os equipamentos de combate a incêndio é muito importante. Equipamentos de combate não apaga fogo sozinho. É preciso ter pessoas preparadas para usá-los da forma correta.

Introdução Quem combate o fogo na empresa ? Em algumas empresas de médio e grande porte existem as Brigadas de Incêndio ou os Bombeiros Civis, que são os especialistas nos uso, em outras , como a nossa, o SESMT deverá passar aos funcionários pelo menos uma noção básica .

Conhecendo o fogo Não tem como combater uma coisa que não conhecemos. Precisamos conhecer nosso inimigo, seus pontos fracos, para podermos atacar com a precisão e seriedade que a situação nos exig e .

Composição: Triângulo do Fogo

Para ocorrer o fogo , podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeça de três peças: Calor ; Oxigênio (Comburente); Combustível . Se retirarmos qualquer uma destas peças, desmontamos o quebra-cabeça, ou seja, extinguimos o fogo. Composição: Triângulo do Fogo

Causas de incêndio Naturais:  São aquelas que ocorrem por ação da natureza. Normalmente acontecem a partir de descargas atmosféricas, combustão espontânea de fibras ou pólvora, condições climáticas secas, convergência solar, entre outros . Acidentais: São as que acontecem através da ação humana sem a intenção de provocar um incêndio. É aqui que precisamos prestar mais atenção. Neste caso, podem haver algumas causas específicas, como: Sistemas de eletricidade com defeito, sobrecarga de energia, curto-circuito, gatos na fiação, entre outros; Objetos que produzem chamas, brasa ou faísca, como cigarro, vela, palito de fósforo, fogos de artifício e etc ; Vazamento de gases ou líquidos inflamáveis . Criminosas: São as ações intencionais do ser humano em causar um incêndio. Alguns exemplos são: queimar lixo ou entulho no quintal de casa, queimar a vegetação em terrenos baldios, fogueiras, limpeza de lote com queima de vegetação e etc .

Formas de propagação do incêndio O fogo pode se propagar: • Pelo contato da chama em outros combustíveis; • Através do deslocamento de partículas incandescentes; • Pela ação do calor .

Classes de incêndio

Tipos de extintores ÁGUA : Age por resfriamento. São utilizados em incêndios Classe A, ou seja, em materiais sólidos como madeira, tecidos, papel, borracha e plástico. Em hipótese alguma deve ser usado em líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos . GÁS CARBÔNICO (CO2) : O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos . PÓ QUÍMICO BC : São utilizados para as mesmas classes de incêndio (B e C) que o extintor de CO2. Mas ao invés de agir por abafamento, age por meio de reações químicas do bicarbonato de sódio . PÓ QUÍMICO ABC : Este é o agente químico mais completo. Pode ser utilizado em qualquer classe de incêndio. Ele extingue o fogo através do abafamento por fosfato monoatômico. ESPUMA MECÂNICA : Combatem as classes de incêndio A e B. São muito utilizados em locais que possuem armazenagem de líquidos e gases inflamáveis. A espuma age por resfriamento e abafamento.

Edificações e Máquina: Extintor ABC Na Geosondar utilizamos o Pó ABC (Fosfato de Monoamônico ). • É o agente extintor indicado para incêndios das classes A,B e C; • Age por abafamento Outros Agentes Além dos já citados, podemos considerar como agentes extintores: terra, areia, cal, talco, etc.

Cuidados necessários ao extintor Em obra, nossos extintores devem: F icar posicionados próximo a máquina; F ácil visualização; Desobstruído; C om a placa de sinalização; P laquinha de verificação do SESMT mensal; Em cima de suporte.

Cuidados Gerais Não obstrua os extintores; Não obstrua o acesso aos extintores e nem os caminhos seguros/operacionais; Se o lacre do extintor for rompido mesmo por acidente, informe ao superior e/ou técnico em segurança para realizar a troca imediatamente.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIO Cuidados Necessários: Respeitar as proibições de fumar no ambiente de trabalho (Lei Estadual nº 11.540, de 12/11/2003); Não acender fósforos, nem isqueiros ou ligar aparelhos celulares em locais sinalizados; Manter o local de trabalho em ordem e limpo; Evite o acúmulo de lixo em locais não apropriados; Colocar os materiais de limpeza em recipientes próprios e identificados; Não deixar os equipamentos elétricos ligados após sua utilização. Desligue-os da tomada; Não improvisar instalações elétricas, nem efetuar consertos em tomadas e interruptores, sem que esteja familiarizado ;

PREVENÇÃO DE INCÊNDIO Não sobrecarregar as instalações elétricas com a utilização do PLUG T, lembrando que o mesmo oferece riscos de curto-circuito e outros; Verificar antes da saída do trabalho, se não há nenhum equipamento elétrico ligado; Observar as normas de segurança ao manipular produtos inflamáveis; Manter os materiais inflamáveis em local resguardado e à prova de fogo; Não cobrir fios elétricos com o tapete; Ao utilizar materiais inflamáveis, faça-o em quantidades mínimas, armazenando-os sempre na posição vertical e na embalagem (O IDEAL É NÃO ARMAZENAR);

DEVERES E OBRIGAÇÕES Manter a calma, evitando o pânico, correrias e gritarias; Procure conhecer todas as saídas que existem no seu local de trabalho e alojamento/hotel; Participe ativamente dos treinamentos teóricos, práticos e reciclagens que lhe forem ministrados ; Acionar o Corpo de Bombeiros no telefone 193 quando necessário; Comunique imediatamente ao SESMT qualquer tipo de irregularidade.

Princípios de combate a incêndio

Incêndio Florestal / Vegetação

Classificação de incêndios florestais

Equipamentos para combate

Onde está o erro?

Qual é o impacto dos incêndios florestais? Os impactos dos incêndios florestais podem ser: Diretos: mortalidade animal, vegetação e degradação do solo; Indiretos: modificação de habitat, migração de espécies , doenças respiratórias, erosão do solo, poluição da água, deslizamentos de terra, entre outros.

Lembre-se: “O incêndio ocorre onde a prevenção falha”, portanto, vê-se que a prevenção é um fator imprescindível para a normalidade da situação. Para efetuar uma boa prevenção devemos verificar quaisquer atos ou condições inseguras. Obrigado!!
Tags