ROLO COMPACTADOR: Rolo compactador: Os rolos compactadores são amplamente utilizado na pavimentação, cascalhamento, asfaltamento de vias e também na construção civil. Sua principal função é a de compactar o solo ou camadas de construção.
ROLO COMPACTADOR: O que é rolo compactadores? O rolo compactador faz parte da linha de maquinário amarelo. Sua função é diminuir e comprimir superfícies que possuem grande quantidade de solo ou resíduos. Suas aplicações são diversas e vão desde obras rodoviárias, compactando o solo para construção de vias, até a compressão de superfícies para edificações.
ROLO COMPACTADOR: Quem pode operar rolo compactador? Para esse tipo de equipamento não é diferente, o operador de rolo compactador também precisa de CNH de, no mínimo tipo C, e dependendo do tipo de equipamento de acordo com o peso é necessário categoria E.
ROLO COMPACTADOR: Uso de Equipamentos de proteção individual: Os equipamentos de segurança individual (EPIs) são os dispositivos utilizados por seus colaboradores para protegê-los dos riscos existentes à sua saúde e segurança no ambiente de trabalho.
ROLO COMPACTADOR: Exemplos de EPIs: Cabeça: Capacetes e protetores impermeáveis; Olhos: Óculos de segurança; Ouvido: Protetores auriculares e abafadores de ruídos; Membros inferiores: Luvas e mangotes; Membros inferiores: Botas de PVC e perneiras.
ROLO COMPACTADOR: Competência do operador: O operador deve ser sempre treinado e/ou ter experiência para operar a máquina, e estar bem familiarizado com a máquina, seus controles, marcações e símbolos; O operador deve ser sempre treinado e/ou ter experiência para operar a máquina, e estar bem familiarizado com a máquina, seus controles, marcações e símbolos;
O operador deve estar ciente da capacidade e limitações da máquina, tais como limites de velocidade, limites de inclinação lateral, capacidades de frenagem e direção. O operador deve estar ciente da capacidade e limitações da máquina, tais como limites de velocidade, limites de inclinação lateral, capacidades de frenagem e direção. O operador operador deve saber a localização localização do botão de emergência.
Segurança pessoal: Suba e desça do cilindro apenas quando este estiver imóvel. Use os degraus, pegas e corrimões próprios. Ao subir e descer da máquina, recomenda-se o "contato em três pontos" (sempre dois pés e uma mão ou um pé e duas mãos em contato com a máquina). Nunca salte para descer da máquina. Somente o operador tem permissão para estar no cilindro.
Não ajuste o assento com a máquina em movimento, pode se mover inesperadamente. Verifique se o assento está travado. Quando você tiver que ajustar o encosto, verifique se ele está travado no lugar. Permaneça sempre sentado quando operar o compactador.
Área de trabalho: Verifique cuidadosamente a área de trabalho na frente, atrás, bem como por cima da máquina. Verifique fendas ou buracos no chão que possam causar danos à máquina; Verifique cuidadosamente a área de trabalho na frente, atrás, bem como por cima da máquina. Verifique fendas ou buracos no chão que possam causar danos à máquina;
Verifique cuidadosamente a área de trabalho na frente, atrás, bem como por cima da máquina. Verifique fendas ou buracos no chão que possam causar danos à máquina; Verifique se não existem construções, condutas subterrâneas, tubagens (p. ex., gás, elétricas) ou equipamento que possa ser danificado pelas vibrações do cilindro; Lembre-se de que as vibrações podem ser propagadas na superfície por baixo e afetar objetos, mesmo que estejam à distância.
Operação: Preparativos antes da partida: Certifique-se que: O freio de travagem travagem está ativado ativado ; Todos os controles controles estão funcionando funcionando ; Dê a partida de acordo com o manual de instruções. Quando iniciar a operação com uma máquina a frio (com o óleo hidráulico frio) a distância de frenagem será maior do que quando o óleo atinge a temperatura normal de trabalho.
Procedimento após a partida: Verifique se todos os instrumentos instrumentos mostram mostram as leituras leituras corretas corretas ; Verifique se a buzina funciona; Faça um teste de condução do compactador para se assegurar de que todos os comandos funcionam, especialmente os freios, conforme estabelecido no manual de instruções.
Se descobrir alguma falha, desligue o motor e coloque um aviso na máquina, caso você saia.
Operando: Quando o motor estiver estiver funcionando funcionando nunca deixe a cabina sem ativar o freio de travagem; Sempre opere a máquina com as portas da cabine fechadas. Sempre trave as janelas abertas na posição de trabalho; Sempre manobre manobre o compactador compactador cuidadosamente. Cuidadosamente; Assegure-se que tenha uma boa visibilidade visibilidade da área de trabalho trabalho quando for dar marcha ré;
Operando: Utilize sempre os seus sentidos de audição, visão e olfato para assegurar de que a máquina não está danificada; Preste atenção ao risco de inalar gases do escapamento (contém monóxido de carbono, altamente perigoso); Conduza devagar quando efetuar curvas fechadas. Mantenha as velocidades de operação recomendadas.
Operando em superfícies inclinadas: Sempre movimente a máquina para cima e para baixo em superfícies inclinadas; Permaneça no modo de trabalho, não no de transporte, em superfícies inclinadas.
Operando em superfícies inclinadas: Sempre movimente a máquina para cima e para baixo em superfícies inclinadas; Permaneça no modo de trabalho, não no de transporte, em superfícies inclinadas.
Condução durante os trabalhos: Evite operar perto das bordas e valas, ou zonas semelhantes, assim como em condições deficientes do piso que possam influenciar a resistência do rolamento e a capacidade para suportar o cilindro. Preste atenção aos potenciais obstáculos acima da máquina, como cabos suspensos, ramos de árvores, etc ; Evite operar perto das bordas e valas, ou zonas semelhantes, assim como em condições deficientes do piso que possam influenciar a resistência do rolamento e a capacidade para suportar o cilindro. Preste atenção aos potenciais obstáculos acima da máquina, como cabos suspensos, ramos de árvores, etc.
Preste particular atenção à estabilidade do substrato durante a compactação próxima de bordas e orifícios. Não efetue a compactação com uma grande sobreposição em relação à pista anterior de modo a manter a estabilidade do cilindro. Considere outros métodos de compactação, como o cilindro de controle remoto ou de condutor apeado nas proximidades de terrenas muito inclinados ou quando a resistência do rolamento do substrato não seja conhecida.
Operar em vias públicas: Respeite sempre os regulamentos de trânsito das vias públicas. Os regulamentos podem variar conforme os países. Faróis, luzes de mudança de direção, luzes especiais de aviso (feixe rotativo) e sinal de Veículo em marcha lenta podem ser necessários; Nunca exceda os limites de velocidade fixados no seu país e tenha em mente as distâncias de frenagem; Quando atravessar linhas férreas em passagens de nível, nunca permita que os cilindros do compactador estejam ambos em contato simultâneo com os trilhos. Assegure-se também que não entrem em contato com cabos de alta tensão acima dos trilhos. Se as barreiras fecharem cercando a máquina nos trilhos, é preferível conduzir contra as barreiras, atravessando-as, do que permanecer na via férrea.
Compactação de aterros: Sempre compacte aterros de rodovias do centro para as bordas; Sobreponha sempre trilhos compactados previamente com pelo menos metade da largura do rolo. Opere a máquina na direção de avanço.
Estacione com segurança: Nunca estacione a máquina de modo a obstruir o trânsito ou a criar incidentes, especialmente no escuro. Estacione em um lado, com os refletores vermelhos visíveis para o trânsito em aproximação. Estacione sempre em uma superfície firme e nivelada; Use sempre o freio de travagem; Sempre use calços de parada quando estacionar por longos períodos. Nunca saia da máquina antes de assegurar-se que ela não poderá se movimentar em qualquer direção; Se o compactador tem uma trava de lâmina, libere a pressão hidráulica abaixando a lâmina até o chão.
Desligando o motor: Desligue sempre o motor em concordância com as instruções dadas no manual de instruções; Nunca desligue o motor com a máquina em movimento; Remova sempre a chave principal da bateria de modo que pessoas não autorizadas possam usar a máquina; Suba e desça do cilindro apenas quando este estiver imóvel. Use os degraus, pegas e corrimões próprios. Ao subir e descer da máquina, recomenda-se o "contato em três pontos" (sempre dois pés e uma mão ou um pé e duas mãos em contato com a máquina). Nunca salte para descer da máquina;
Prevenindo operação não intencional: Trave todos os capôs, painéis e portas antes de deixar a máquina para evitar o uso não autorizado e vandalismo. Transporte: Segurança pessoal Carregar e descarregar a máquina de outro veículo pode envolver riscos de acidente; Nunca permaneça embaixo ou próximo da máquina quando estiver sendo carregada ou descarregada. Nunca tente mover ou rebocar a máquina a mão. Esteja atento aos riscos de colisão ou quebra da plataforma quando carregar para outro veículo.
Veículo de transporte: O veículo de transporte deve estar sempre de acordo com os requisitos de transporte, tais como, carga máxima, capacidade do motor, capacidade de frenagem e similares. O veículo de transporte deve ser apropriado para o transporte de compactadores.
Carregar/descarregar utilizando um guindaste: Máquinas pequenas podem ser levantadas do solo para o veículo de transporte, utilizando um guindaste. Todas as máquinas pequenas estão equipadas com olhais de elevação. O peso da máquina pode ser encontrado na chapa da máquina ou no Manual de instruções. Siga sempre as instruções de segurança para a operação da grua. Nunca permaneça embaixo de uma carga suspensa!
Reboque: Nunca reboque o cilindro por distâncias longas (máximo 300 m). Siga sempre os regulamentos de trânsito aplicáveis. Para saber qual a velocidade máxima de reboque, veja o manual do operador. Não permita que pessoas fiquem sentadas em um cilindro rebocado.
Abastecimento: Procedimentos de segurança durante o abastecimento: Desligue o motor; Não fume; Não permita chamas na proximidade; Não abasteça em locais fechados; Faça ligação terra do bocal de abastecimento com o bico de abastecimento para evitar faíscas; Assegure-se sempre de colocar o óleo ou combustível no respectivo depósito; Sempre limpe o combustível que possa ter espirrado antes de ligar o motor; Verifique se a tampa do tanque de combustível está rosqueada e travada para evitar que o combustível saia do tanque em caso de acidente.