Tudo sobre júpiter

mazotti 3,663 views 9 slides Sep 30, 2011
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Gincana do Colégio Gbell


Slide Content

Tudo sobre Júpiter GRUPO : Nayla de Souza , Danielle Fernandes e Daniel Gazelle (1ºANO) Igor Taborda e Hassem (2ªANO) Rodrigo Mendes (3ªAno)

Júpiter : O maior planeta do sistema solar, mil vezes maior que a Terra, Júpiter é um dos gigantes gasosos, constitui um globo envolvido de pó e gás hidrogênio, estando numa fase de evolução muito atrasado, parecido com a Terra no início de sua formação. J úpiter tem seus valores de massa, diâmetro e volume muito maiores do que qualquer planeta do sistema solar, mas mesmo gigante, sua massa é muito pequena, sua densidade é 4 vezes menor do que a Terra!!, ou seja, muito pouco superior a água, isso se explica porque ele é um planeta praticamente formado de gases!

Encontrado um planeta maior que Júpiter : Estudos demonstram que o planeta emite muito mais energia do que ele recebe do Sol, o fortíssimo calor interno do planeta nem chega a aquecer as mais altas atitudes da atmosfera. As missões Voyage estudou e revelou que as linhas claras e escuras tem origem em distúrbios em sua atmosfera, uma delas é a maior tempestade do sistema solar, chamada de grande mancha vermelha, maior que a própria Terra, é causada por um forte distúrbio na superfície do planeta, que força a atmosfera espessa a circular sobre ele.

Principais Características Distância máxima do Sol ( milhões de Km ) 815,7 Distância mínima do Sol  ( milhões de Km ) 740,9 Distância média do Sol    ( milhões de Km ) 778,9 Diâmetro equatorial ( Km ) 142.800 Diâmetro polar ( Km ) 133.400 Velocidade orbital ( Km/s ) 13,1 Volume ( relação À terra ) 131.600 Massa ( relação à terra ) 31.790 Densidade ( em relação à água ) 1,3 Gravidade 264 Temperatura ( centigrados ) -150 Atmosfera hidrogênio, hélio Satélites 16 Translação 12 anos Rotação 10 horas

Júpiter : Júpiter é praticamente um sistema solar em miniatura, possui 16 satélites, 4 dos quais podemos ver aqui da Terra, são os chamadas satélites Galelianos , descobertos por Galileo e onde se baseou para confirmar que a Terra girava em torno do Sol .

Júpiter : São eles Europa, Io , Ganimedes e Calisto. O que vemos na verdade quando olhamos Júpiter é a sua atmosfera, o planeta esta envolvido nessa camada gigantesca de poeira e gás, entre essas nuvens existe um globo que é impossível de ser visto, mesmo fato ocorre com Saturno, Urano e Netuno. Uma das principais características de Júpiter é a sua grande mancha vermelha, visível com um telescópio refletor de 110mm já se pode observá-la. Trata-se de uma região com muitos distúrbios na superfície do planeta, que força a atmosfera espessa a circular sobre ele. Mas essa é uma das muitas teorias à respeito da mancha vermelha.

Seus satélites : Atualmente uma das coisas que mais chama a atenção dos astrônomos do mundo todo são as Luas de Júpiter, a sonda Galileo desde 1994 estudando as principais luas de Júpiter, uma delas é IO, é o globo que apresenta a maior atividade vulcânica do sistema solar .

Seus satélites : A foto anterior de Io , pode-se ver claramente a atividade vulcânica, cada ponto vermelho representa um vulcão em erupção, suas proporções são muito maiores do que qualquer atividade vulcânica da Terra. Abaixo, mais fotos de Io . 

Curiosidades : Mas de todas as luas de Júpiter, é Europa que guarda as maiores surpresas. Desde as voyagers já se acreditava da existência de água na lua, mas foi com a atual sonda Galileo que a informação se confirmou.    O melhor de tudo é que, abaixo de uma camada espessa de gelo, pode existir um enorme oceano e, com isso, poderia existir vida !
Tags