Vilas e Cidades durante o Período Colonial _ Prof. Altair Aguilar
7,388 views
17 slides
Nov 20, 2014
Slide 1 of 17
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
About This Presentation
História
Size: 184.06 KB
Language: pt
Added: Nov 20, 2014
Slides: 17 pages
Slide Content
Vilas e cidades durante o período colonial – Prof. Altair Aguilar
Os primeiros povoamentos que surgiram na colonia foram estabelecidos , em sua maioria ,no litoral . E um dos motivos para tal localizaçao era a necessidade de colonizar as terras que pudessem sofrer invasoes de outros povos europeus .
O proprio governo portugues procurou dificultar a interiorização de grupos de colonizadores com a criaçao de leis que exigiam a autorizaçao do Governador-Geral para que individuos entrassem no territorio colonial .
Os povoamentos surgiam sem muito planejamento ,seguindo a mesma estrutura de ruas estreitas das cidades medievais europeias. A igreja ou capela era o centro da vida urbana. Do templo,partiam as ruas e as ruelas que formavam o aglomerado urbano.
Não havia saneamento basico ,e esta era uma das justificativas para a escolha de terreno irregulares que pudessem gerar o deslocamento dos dejetos para a pate baixa da vila .
As vilas e as cidades que estavam proximas a portos mantinham, nas proximidades destes,mercados de venda de escravizados .
Na praça central,alem da igreja,ficava a Câmera Municipal ,sede administrativa local que abrigava os vereadores eleitos pelos “homens bons” , os ouvidores e demais funcionarios nomeados por portugal para a administraçao da vila ficava sob responsabilidade do presidente da Câmera .
AS CASAS ERAM INICIALMENTE CONSTRUIDAS COM ADOBE E MADEIRA . AQUELES QUE POSSUIAM MELHORES CONDIÇOES FINANCEIRA CONSTRUIAM CASAS DE ALVENARIA COM JARDIM ,QUINTAL E VARIOL COMODOS PARA MAIOR ACOMODAÇAO DOS MORADORES .
EM FUNÇAO DO ALTO CUSTO,MESMO AS CASAS DAS FAMILIAS MAIS ABASTADAS , NÃO POSSUIAM MUITO MOBILIARIO, FICANDO ESTE LIMITADO AOS MOVEIS NECESSARIOS, COMO CAMAS ,MESAS,CADEIRAS E BAUS PARA GUADAR ROUPAS E OUTROS PERTENCES .