Zoologia dos Invertebrados Animais: Diblásticos, Triblásticos , Protostomios e Deuterostomios
Introdução Já foram identificadas e descritas mais de 2 milhões de espécies animais, mas considera-se que ainda muitas permaneçam por descobrir, principalmente de invertebrados, tanto terrestres como marinhos. A penas 3-5% dos animais são vertebrados. Os invertebrados simbolizam o início da vida animal na terra.
Os invertebrados englobam uma grande diversidade de animais que surgiram no mar há muitos milhões de anos, e evoluíram lentamente, dando origem a seres com características morfológicas progressivamente mais complexas, muito antes do aparecimento dos vertebrados.
Uma classificação comum na zoologia é a organização dos animais de acordo com o número de folhetos embrionários (camadas de células embrionárias que darão origem aos tecidos e órgãos do animal adulto).
Diblasticos ´
Diploblástico ou diblástico é a designação dada ao embrião que é formado apenas por duas camadas embrionárias, uma camada mais exterior, a ectoderme , e uma camada mais interior, a endoderme. Os cnidários (anêmonas, águas-vivas) são os únicos animais diblásticos . As esponjas não apresentam folhetos embrionários.
Morfologia
Desenvolvimento Embriológico
Exemplos de animais Diblaticos
Cnidários
Triblasticos ´
São animais que possuem três tipos de tecidos: ectoderme , mesoderme e endoderme. Triblástico é uma designação para os animais que apresentam um terceiro folheto embrionário ( mesoderme ) que se forma na gastrulação , originando os tecidos dos sistemas muscular e circulatório, das glândulas endócrinas e gônadas.
Os animais triblásticos podem ser classificados em três grupos: Acelomados; Pseudocelomados; Celomados.
Exemplos de animais Triblasticos
Platelmintos
Nematelmintos
Moluscos
Anelídeos
Equinodermos
Artrópodes
Cordados
MORFOLOGIA
EMBRIOLOGIA
Protostomios
Dentro do grupo de organismos com simetria bilateral, há um número de filos que diferem em suas formas adultas, mas puderam relacionar-se de acordo com suas etapas embrionárias do início. Estes grupos foram classificados em função de como se dividem as células e como se formam os órgãos. Por exemplo, uma destas subdivisões básicas é a dos Protôstomios , nos quais persiste a boca embrionária Os protostômios são animais que no desenvolvimento embrionário formam primeiro a boca e somente depois o ânus.
Embriologia
Morfologia
Exemplos de Protostomios
Vermes
Moluscos
Artrópodes
Deuterostomios
Deuterostômios são animais pertencentes à uma divisão ( ou Filo) que são ligados por diversos aspectos embrionários próprios, tais como : a forma de suas larvas; pelas aberturas embrionárias que irão originar a boca e o ânus: etc.