FAMILIA Pr Ideilde gomes Marcilene da Silva Alves Gomes Ezequiel da Silva Alves Gomes Samuel da Silva Alves Gomes
O que deve nos impulsionar a pastorear o rebanho do SENHOR? Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês , e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação , mas de livre vontade , como Deus quer. Não façam isso por ganância , mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor , vocês receberão a imperecível coroa da glória (1Pedro 5.1-5).
O que deve nos impulsionar a pastorear o rebanho do SENHOR? (1Pedro 5.2-3). A epistola de 1 Pedro foi escrita a cristãos que estavam SOFRENDO PERSEGUIÇÕES . Nesse contexto, Pedro orienta especialmente os presbíteros (pastores e líderes) sobre como deveriam guiar o rebanho de Deus.
O que deve nos impulsionar é que o SENHOR fez em nosso favor, convictos de que estaremos com ELE na glória a ser revelada (1Pedro 5.1). ¹ Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Gostaria de enfatizar três atitudes importantes:
CUIDADO E AMOR O que movia o coração de Pedro a cuidar do rebanho do SENHOR , não era apenas o fato de ter sido uma testemunha ocular, mas a vida e exemplo do seu Mestre. (v.1).
Aplicação prática Portanto, tudo o que fazemos deve ter como objetivo agradar Àquele que nos capacita no cuidado do seu rebanho. Colossenses 6.23-24 . ²³ Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, ²⁴ sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Que não sejamos impulsionados pelo desejo ganancioso do coração, mas movido pelo desejo sincero de servir o rebanho de DEUS (v.2). ² Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. (1 Pedro 5:2). 2 . ATITUDE
Aplicação Prática Nosso coração precisa ser movido pelo amor que temos ao SENHOR, e não pela busca de lucro, prestígio ou poder. Um coração disposto a servir , mesmo diante das circunstancias não se deixa levar pelas as coisas deste mundo, pois o que realmente importa é fazer o que DEUS quer. ¹⁶ Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. ¹⁷ O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2:16,17)
Que nossas ações e atitudes falem mais alto do que nossas palavras, refletindo a vontade de Deus em cada decisão no cuidado do seu rebanho (1Pedro 5.3-4). ³ Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. ⁴ Quando se manifestar o Supremo Pastor , vocês receberão a imperecível coroa da glória (1Pedro 5.3-4). 3. ATITUDE
Aplicação Prática Que tudo o que fizermos — na igreja , na família , no trabalho e na sociedade — reflita nossa submissão ao SENHOR , pois o propósito não é agradar a nós mesmos, mas glorificá-lo em tudo. ³⁶ Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém (Romanos 11:36). Portanto agradeça pelo privilegio que você tem de servir o rebanho do SENHOR.
Conclusão Que cada atitude nossa — em casa, na igreja, no trabalho ou no relacionamento com as pessoas — reflita um coração humilde e sincero diante de Deus, pois não se trata de fazer o que queremos, mas o que Ele quer.