00 Apresentação livro Auto-Obsessão

ThiagoPereiraSantos2 77 views 11 slides Jul 09, 2023
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Apresentação do Livro de "Mario Mas" sobre a "Auto-obsessão"
Um olhar analítico sobre oque fazemos a nos mesmos, os cuidados que devemos ter, este estudo deve ser feito junto ao livro por nome "Auto Obsessão- Quando fazemos mal a nos mesmos" por Mario Mas pois este...


Slide Content

Auto-Obsessão Quando FAZEMOS MAL A NÓS MESMOS Estudo Baseado no livro acima, de Mario Mas!

Capa do Livro:

Apresentando o Autor: Mario Mas: é espirita, psicólogo, clinico, escritor, palestrante e articulista. Comunicador da Radio Boa Nova; Colaborou no Programa Transição da Rede TV; Ministra curso da série psicologia de Joanna de Ângelis Apresentou o programa Descomplicando a Vida na Tv Mundo Maior; Colaborou vários anos na coligação espirita progressista.

Assuntos Abordados no livro: Parte 1: Teoria 01- Obsessão Espiritual 02-Definição de Auto-obsessão 03-Culpa e Remorso 04- Obsessão e Auto-Obsessão 05-Causas de vidas Anteriores 06-Causas de Erraticidade 07-Causas da Vida Presente 08-Exemplos de comportamentos auto-obsessivos 09-Fixação Mental;

Assuntos Abordados no livro: Parte 2: Casos de Auto-Obsessão 01- Ex-Suicida 02-Autismo 03-Investigador de Policia Encarnado 04- Escritor 05-Carência Afetiva 06-Traição e Homicídio 07-Os dez Criminosos 08-Homicida e Suicida 09-Profilaxia

Introdução: Cada Patologia afeta a outra, ou seja, a patologia comportamental favorece a obsessão espiritual, e esta leva ao desequilíbrio pessoal. O tema obsessão espiritual me despertou interesse desde quando conheci o espiritismo. Em seguida, fui fazer a formação em Psicologia, entrando em contato com as capacidades e os tormentos humanos nem sempre decifrados pela ciência. O espiritismo estuda e esclarece as relações entre o mundo espiritual e o mundo físico, mostrando que as relações inamistosas entre Espíritos e os Homens decorrem de convivências hostis entre eles quando encarnados ou desencarnados. Dai advém a psicopatologia denominada pelo Espiritismo de Obsessão Espiritual, levando a transtornos de conduta que se assemelham aos transtornos psicológicos .

Por outro lado, a Psicologia estuda a psique ou o comportamento humano, suas patologias e qualidades. Contudo, os comportamentos neuróticos e psicóticos, têm origem nas vidas passadas e na vida presente, favorecendo a obsessão espiritual por conta da fragilidade e dos débitos espirituais. É farto o material disponível que versa sobre a obsessão espiritual, mas não há nenhum livro editado que trata da auto-obsessão . Na preparação do programa “Desafios e Soluções-Obsessão” realizado na Radio Boa Nova desde 2002, ao falar sobre obsessão espiritual, costumeiramente me deparava com o tema auto-obsessão . Por isso, ao longo do tempo fui reunido material das leituras diversas acerca desse tema também empolgante que hoje vem a lume em forma de livro. Espero que o livro possa ser útil aos leitores que se interessam pelo assunto.

Contra capa:

Não somos educados a tomar contato conosco mesmos a nos conhecer, uma vez que nossa atenção é voltada para o externo. A criança se conforta no colo da mãe, sacia a fome na mamadeira, diverte-se com os brinquedos... Na adolescência procuramos amigos, namoro, fazer cursos e aprender a respeito de muitas coisas. Na maioria adentramos o mundo do trabalho, constituímos família, ouvimos noticiário. Como se vê, aprendemos a nos interessar pelo mundo exterior sem nos atentar ao reflexo disso em nosso mundo interior. E nos momentos de tristeza, tentamos superar o mal-estar com medicamentos, passeios, consumo. Nem sempre um pai/mãe pergunta acerca dos sentimentos do filho: Medo, tristeza, raiva, alegria. Parece que somos passivos.

Na obsessão espiritual acontece algo semelhante, pois há uma tendência do obsidiado em atribuir seus sofrimentos ao obsessor- ao exterior-, se colocando como vítima. Esquece ou ignora os princípios básicos estudados pelo Espiritismo a respeito da mediunidade e da sintonia, discutidos no cap 1 desta obra, primeira parte. É patente que o obsessor exerce sua vingança, tentando atormentar ou aniquilar a sua vitima, e ele tem os seus motivos. O obsidiado não é o mártir, pois carrega as matrizes ou as causa que favorecem tal ligação. É um atormentado em si mesmo, auto-obsidia-se pela culpa, remorso, memórias, imagens e joga a responsabilidade no obsessor. Precisa aprender a olhar para si e tentar entender suas emoções, suas tendências, seus pensamentos repetitivos. A presença do obsessor espiritual denuncia que o obsidiado carrega débitos não resolvidos e precisa equacioná-los para continuar seu progresso .

Neste livro, desviamos o olhar do Obsessor/exterior e focamos no individuo/interior, sendo o individuo o obsessor de si mesmo, aquele que precisa compreender seus ingredientes tais quais: culpa, remorso, causas, diversas a fim de que possa superar o problema. Apresento oito casos de pessoas auto-obsidiadas para ilustrar a base teórica, a fim de refletir sobre nós mesmos.