Mito e Religião Aula elaborada por: Fábio Amorim Oliveira (Filosofia). Referências Bibliográficas: WILKSON, Philip; PHILIP, Neil. Guia Ilustrado Zahar : mitologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. BULFINCH, Thomas (1796-1867). O Livro de Ouro da Mitologia : história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Agir, 2014. GRIMAL, Pierre (1912). Dicionário de mitologia grega e romana . 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
Mito e Religião Aula elaborada por: Fábio Amorim Oliveira (Filosofia). Aula 01 : Alguma vez você já se perguntou o que é mito e o que é religião? A) - Entre o “Eu acredito”, “Eu não acredito” e “Isso é uma perda de tempo”. Aula 02 : Mito e Religião: são verdades ou mentiras? A) - etimologia dos termos. B) - sentidos e significados. C) - verdade e mentira sob à criva de termos como: real e não real; crença e fé. Aula 03 : algumas pincelados sobre a mitologia Clássica Grega, Nórdica e Judaica Cristã. Aula 04 : Avaliação Mensal (Produzir um texto simples – e que servirá de base para um breve representação teatral - em que nele seja narrado um mito que represente ou a origem do universo, ou do mal, ou da morte, ou do amor, etc. Fica a critério do grupo. O texto valendo 5 pontos e 5 pontos o teatrização .
Mito e Religião O que você entende por mito? Eu acredito Eu não acredito Penso ser um perda de tempo
Breve Introdução a Mitologia do Mundo Clássico - Grécia Como nasce um mito (função social/sentido)? Qual a função de um mito? A Mitologia Judaica trás a narrativa da entrada do pecado ou do mal no mundo, quando sob a ordem de Deus (IAHWE), Adão e Eva são advertidos que de todas as árvores frutíferas poderiam comer, exceto a da árvore do conhecimento do bem e do mal. Pois do dia que dela comessem, certamente morreriam. Eva, distante de seu esposo, e tentada pela serpente (Satanás – o enganador), toma e come do fruto e oferece ao seu companheiro – Adão – que também o come. Passando Deus pela tarde no jardim os chamam, e eles, envergonhados, coseram folhas de figueira e se escondem de sua face e Deus os condenam com maldições e a expulsão do Jardim do Éden.
Mito e Religião Aula elaborada por: Fábio Amorim Oliveira (Filosofia). O deus trapaceiro Loki podia mudar de forma. El era um gigante do gelo, criado como irmão adotivo de Odin , Balder. Loki era sexualmente voraz, copulava com todos e com tudo, de gigantes à arvores. A esposa de Loki , Angrboda , gerou três filhos monstros: Fenrir , o lobo; Jormungand , a serpente de Midgard (o reino dos mortais); e Hel , a rainha dos mortos.
Mito e Religião Aula elaborada por: Fábio Amorim Oliveira (Filosofia).
Atenção que é hora das considerações finais: Mito: É o elemento fundamental de todas as religiões. Surge na forma de histórias que abrangem as crenças sobre a natureza humana, a do divino e a aliança entre as duas. Se numa conversa informal mito significa algo fictício, em sua essência a palavra indica uma forma de explorar a realidade fundamental. Mitos são histórias que dizem a verdade sobre nós (nossa comunidade ou grupo).